Hoje eu trouxe uma lista incrível de tendências de varejo para os próximos 6 meses. São aquelas estratégias que já estão sendo utilizadas em muitas empresas, mas agora têm tudo para crescer cada vez mais.
Com elas você será capaz de decidir o que pôr em prática na sua loja e o que pode funcionar para a sua empresa. Assim, manterá suas estratégias sempre atualizadas com a realidade do mercado.
Muito bem, vamos começar.
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Build Back Better | Remodelação sustentável
Mais do que se preocupar com as receitas, ou o lucro. Os consumidores também desejam que as empresas tenham uma visão abrangente sobre o mundo. Focando em questões sustentáveis e/ou voltadas para problemas sociais.
O termo “Build back better” vem da reconstrução. Ou seja, há rachaduras na sociedade e é dever das empresas ajudar na remodelação dos novos tempos. Dessa vez com um olhar mais intimista focado em cooperação.
Craving Convenience | O desejo por conveniência
No mesmo sentido, os clientes também desejam, mais do que nunca, conveniência. Eles querem ter o que precisam, quando precisam, do jeito que precisam e na quantidade que precisam.
Não há mais espaços para compras despropositadas, ou por impulso – embora esse modelo de negócio exista e funcione bem. Há de convir que os consumidores estão cada vez mais focados em como aquele produto vai resolver um problema real e palpável.
Ou seja, se a sua loja entregar conveniência, mesmo que o seu produto seja ligeiramente mais caro, terá uma boa posição frente aos clientes.
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Outdoor Oasis | Também chamado de efeito wanderlust, o deslumbramento
Nasce também um desejo de reconectar-se com a natureza. É provável que com as retomadas das viagens e das atividades ao ar livre (uma realidade que parece distante, mas tem tudo para acontecer nos próximos meses), os consumidores entrarão no que é chamado de efeito wanderlust. O desejo por experiências incríveis.
Isso parece vir na contra-mão da tendência pela praticidade, mas na verdade elas caminham juntas.
Acontece que o wanderlust vai precisar de inúmeras soluções para garantir a segurança e o conforto. Pense aí em calçados para fazer trilhas, por exemplo, eles precisam do máximo conforto e leveza possíveis, para que o cliente possa visitar um local em meio a natureza.
Phygital Reality | As novas realidades digitais
Agora as marcas podem usar ferramentas digitais para atingir público presentes no varejo. Essa tendência cresce cada vez mais e nos últimos anos mostrou a sua verdadeira potência.
Então, com ajuda de Inteligência Artificial as marcas são capazes de resolver inúmeros problemas dos seus consumidores. Assim como podem coletar dados que ajudam na elaboração de estratégias de vendas.
Playing with Time | A mudança na relação com o tempo
Os consumidores querem usar o tempo útil de inúmeras maneiras, menos perdendo tempo em um consumo rápido.
Então, ou o varejo investe em estratégias de engajamento e storytelling, transformando o ato da compra em uma experiência positiva e agradável, ou esse consumidor vai sair da loja o mais rápido possível.
Desse modo, podemos dizer que a gamificação também ganhará cada vez mais espaço dentro do varejo. Já que são estratégias do tipo que tornam um ambiente mais agradável e lúdico para o público.
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Restless and rebellious | O fim da vida quadradinha
Os consumidores não aguentam mais a desinformação. Na realidade, eles estão cansados de combater uma postura vista como inadequada por parte de muitas marcas. Essa geração rebelde chegou ao público consumidor e exige posicionamento das empresas.
Portanto, o varejo precisa se informar e entender qual é o seu papel dentro deste novo cenário.
Não dá mais para uma empresa que planeja vender produtos para adolescentes e jovens entre 20 e 30 anos ficar de fora das discussões sociais do dia a dia. Essa galera está ligada, têm opiniões fortes e deseja que os produtos consumidor façam parte dessa identidade.
No fim, tudo se resume a Identidade.
Shaken and Stirred | Reflexão acima de tudo
Deixa eu te contar um segredo sobre a nossa sociedade: nós estamos cansados. Exaustos. Nós estamos no limite. Infelizmente, isso é verdade. E essa informação precisa ser absorvida pelo varejo para que ele possa participar na reconstrução (olha aqui essa palavra mais uma vez) dos novos cenários.
O consumo de álcool cresceu muito nos últimos 4 anos, o mesmo pode ser dito para os remédios ansiolíticos. Mas nem todas as pessoas buscam conforto apenas na química, a busca por tratamentos alternativos como: Yoga, Meditação, Pilates, etc, também cresce a cada dia.
Podemos dizer, sem medo de errar, que vivemos em uma sociedade pronta para se curar. Pronta para se reencontrar. Uma sociedade que deseja, acima de tudo, focar no presente, planejar o futuro, e ser feliz.
E o varejo tem espaço nesse cenário. Desde que saiba somar, batalhar junto e entender que o seu consumidor precisa de empatia.
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Thoughtful Thrifts | sem medo de pechinchar
Sendo assim, esse consumidor também não tem qualquer vergonha em pechinchar. Afinal de contas, ele quer gastar menos. Ou melhor, ele precisa gastar menos, pois focou parte da sua renda nos cursos e alternativas que nós citamos acima.
É hora do varejista observar essa tendência e fazer o melhor com ela. Oferecer promoções, baixar os preços, criar pacotes atrativos para o seu público. E ter flexibilidade.
Essa palavra tem que estar presente no vocabulário de um varejista: flexibilidade.
Ser flexível não significa ir contra as crenças da marca professadas no branding. Mas representa saber que o seu público deseja mais do que apenas um produto. Ele quer ser compreendido.
Workplaces and New Spaces | a nova visão do espaço de trabalho
E claro, os espaços de trabalho se transformaram. O que mudou completamente os escritórios, também surge no varejo como uma forte tendência. Hoje, as pessoas querem trabalhar onde elas se sentem confortáveis.
Tem mais, se a sua loja tinha um ponto “interessante” por estar próxima de um centro de escritórios. Pode ser que agora você tenha que fisgar o colaborador que ficou trabalhando de home-office.
O que implica em novas estratégias e novas maneiras de fazer as coisas.
Essa foi a lista de tendências de varejo para os próximos meses.
Espero que o artigo de hoje tenha levantado ótimas ideias na sua cabeça.
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Agradeço a leitura e até a próxima.