Tendências de Storytelling para o varejo

2020 surge trazendo tendências de volta ao cenário e o Strytelling promete ser uma delas. Alerta de spoiler: sabemos que chamar o Storytelling de tendência é um erro, já que como seres humanos só conseguimos formar pensamentos por meio de pequenas histórias ou narrativas.

Dúvida? Faça um teste. Pense em qualquer coisa e eu lhe garanto que ela aparecerá na sua mente de forma ordenada em uma espécie de narrativa particular. Até mesmo cálculos matemáticos.

Veja só: 2 mais 2 são quatro. Percebeu? Havia o número 2 (um elemento) depois surgiu outro também chamado 2, da junção deles surgiu o 4. Um livro muito interessante conta em detalhes esse fenômeno da nossa imaginação, ele chama “The Storytelling Animal” e vale muito a leitura.

Mas voltemos ao tema do nosso artigo. Hoje falaremos sobre como usar a antropologia, ou melhor, o Storytelling, para engajar seus consumidores. Mostrando como essa tendência ganhou força em 2019 e será muito usada em 2020.

Boa leitura!

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Use o Storytelling no varejo  – Nós adoramos histórias

Se você está lendo esse artigo é por que a minha missão foi bem-feita. Consegui despertar a sua curiosidade para descobrir o que vai acontecer até o final. Ou seja, você engajou-se na história por trás das minhas palavras.

O mesmo pode ser aplicado ao varejo, pois as histórias estão em todos os lugares. Coisas pequenas e singelas como uma capinha de celular vendem muito mais do que apenas a proteção do aparelho: elas vendem a história.

O cliente se sente um personagem dentro da narrativa que diz “minha nova personalidade ao adquirir esse produto.” Esse nosso cliente fictício quer ser o herói que usa camisetas legais, ou então a mocinha que comprou um belo vestido e arrasou na festa.

Histórias vendem.

Brigas de casais são a prova de que o Storytelling sempre será tendência

Desculpe-nos usar o segundo item do nosso artigo para tradar de um assunto tão complicado quanto o divórcio, mas nós prometemos que fará sentido. Muitos advogados e juízes que lidam com Direito no âmbito familiar dizem: as maiores brigas após a separação não são pelos bens, são pelas histórias.

No livro Storytelling Animal o autor conta o caso de casais que deixam de lado quantias enormes em dinheiro, mas disputam até o último segundo um automóvel que sequer tem tanto valor de mercado. A causa? As histórias por trás do veículo.

Quando você compra um produto ele passa a integrar a sua narrativa particular. Você saí na rua e pensa, mesmo sem ter consciência disso: ontem eu era outra pessoa, ontem eu não tinha esse produto, hoje dei um passo rumo ao eu que desejo ser.

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Aplique o Storytelling – ele é mais fácil do que você imagina

Pode parecer loucura, mas usar técnicas de Storytelling não são tão complexas quando podem parecer. Afinal, somos animais que contam histórias uns para os outros naturalmente. E nós não estamos falando de mentiras, estamos falando de narrativas mesmo.

Hoje quando você chegar em casa, ou então quando encontrar aquele grupo de amigos, quem sabe quando ligar para uma pessoa querida, contará uma história. Ela será a narrativa do seu dia vivido, ou dos últimos dias. Mas, invariavelmente, podemos garantir, você contará diversas histórias hoje.

Faça o mesmo na sua loja. Use o Storytelling no varejo com as mesmas ferramentas que você usaria para comunicar a uma pessoa querida algo incrível. Pegue os elementos físicos da loja e pense: “O que eu desejo transmitir aos meus clientes? E como farei para passar essa mensagem.”

Parece complexo, mas com um pouco de paciência (e muita prática) você conseguirá desenvolver a sua linguagem.

Use o Storytelling – pois contar histórias é comunicar

Agora chegamos ao ponto incrível do nosso artigo. No item passado terminamos falando sobre como usar o Storytelling consiste em utilizar uma linguagem, e é exatamente aí que está a grande questão de uma boa narrativa.

Cada loja, cada marca, cada empresa terá a sua própria história e essa história será contada por meio de uma linguagem única. Não há respostas certas. Se o cliente absorver a mensagem, se interessar pela narrativa e adotar a sua loja como uma das queridinhas, então temos o sucesso.

Pense na sua loja como se ela fosse um músico. Muitos se expressam tocando guitarra, outros com o trompete, alguns com o Saxofone e há ainda aqueles que tocam bateria. Não importa a sua maneira de expressão, se por meio das redes sociais, do design de interiores ou de um canal no Youtube. O importante é comunicar.

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2020 será o ano da expansão na comunicação

As redes sociais cresceram tanto que em 2019 as empresas mais valorizadas foram aquelas que souberam tirar proveito da comunicação com os clientes. Como dissemos, e como estudos apontados no livro citado comprovam, Storytelling está no coração da comunicação.

Então, invista em estratégias para contar histórias. Garanta que a sua loja esteja preparada para encantar os clientes. Mostre para seus colaboradores como eles fazem muito mais do que vender produtos, eles entregam elementos para pessoas que estão vivendo uma narrativa.

E claro, viva você a sua narrativa e garanta que todas as pessoas ao seu redor tenham coragem e força para viverem as delas.

Para saber se o Storytelling fará mesmo sucesso em 2020 ou não é simples. Todo ano começa com uma infinidade de listas, pessoas e mais pessoas colocam no papel os desejos e objetivos que elas terão para o período que está começando.

O que são essas listas, senão uma descrição completa de quem elas desejariam ser. Em outras palavras, as pessoas começam o ano dizendo: “Na minha história, da qual eu sou o personagem principal, quero adquirir essas qualidades que pus na minha lista.”

Tudo o que a sua loja precisará fazer é descobrir o que está escrito na lista e ajudar todos esses personagens principais na busca pelos objetivos. Isso é usar o Storytelling, isso é comunicar e isso é crescer em sociedade.

Esperamos que você tenha adorado o artigo. Para nós é um prazer saber que por esses breves momentos a nossa história encontrou a sua. Se deseja saber mais sobre Storytelling aplicado ao varejo entre em contato conosco.

Obrigada.

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