Você já sabe que o seu mix de produtos é essencial para conquistar a atenção dos clientes, o que você não deve saber e que há uma estratégia segura para investir nele. Também chamado de sortimento, esse será alvo do nosso artigo de hoje.
E por qual razão falaremos do sortimento ou mix de produtos?
Pois, a bem da verdade, a experiência do cliente na sua loja será positiva ou negativa em relação ao número de produtos desejados encontrados.
Isso significa que se um cliente entrar na sua loja (ou acessar o seu e-commerce) e ele for apenas parcialmente atendido, terá uma experiência negativa.
Mas, nenhum lojista ou responsável por e-commerce tem investimento infinito para comprar todos os produtos de um segmento. Tem mais: como saber o que comprar e quando comprar?
Pois é, eu me debrucei sobre todas essas perguntas e é isso que nós discutiremos agora mesmo. Então fique confortável e aproveite a leitura.
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O que é sortimento
O sortimento é o conjunto de tudo o que é comercializado dentro da sua loja. Os produtos são categorizados conforme cada necessidade. Então, por exemplo: na categoria de batom podemos ter a subcategoria “cintilante”, “cremoso” e “matte”, e também criar indicações para as diferentes texturas do produto.
Dentro dessa divisão, o sortimento considera ainda dois fatores: variedade – que corresponde à quantidade de categorias, departamento e marcas disponíveis na loja – e profundidade.
Eis que ao fazer o sortimento da sua loja você se depara com a seguinte pergunta
É melhor investir em variedade ou profundidade?
A variedade pode ser um grande atrativo para os clientes, principalmente se você deseja vender mais categorias. Entretanto, há momentos em que ter profundidade de opções é tão eficiente quanto a diversidade dos itens.
Para se ter uma variedade maior é válido investir em uma grande quantidade de marcas, categorias e departamentos que serão ofertados na loja.
Já o investimento em profundidade acontece quando você mais opções dentro de cada categoria.
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Como é o sortimento na prática
Observamos essa diferença, por exemplo, em uma loja de maquiagens. Esse varejo pode oferecer diversas alternativas de marcas e modelos de rímel. Por outro lado, um hipermercado tem a tendência de comercializar apenas os mais conhecidos e visados pelo público.
Então, vamos resumir: enquanto as lojas especializadas têm um número menor de categorias, ela terá maior profundidade. Enquanto um hipermercado que trabalha no sentido oposto concentra suas forças em um número maior de categorias, mas com uma profundidade menor.
Mas, qual é a escolha certa de sortimento para a sua loja?
Agora você já pode ter notado como as estratégias de sortimento impactam diretamente a visão que o cliente terá do seu varejo. Seja ele online ou loja física.
Pois, se a sua empresa procura se posicionar como uma especialista em determinado assunto, dificilmente irá investir em grande número de categorias.
E veja que quando nós falamos de categorias queremos afirmar que são elementos distantes ou realmente diferentes entre si:
Por exemplo, um supermercado vende maquiagens, mas também vende frutas, legumes e produtos de limpeza.
Já uma loja especializada em beleza venderá tão somente produtos dentro dessa categoria. Essa loja não vai conquistar o cliente que quer um pouco de tudo, mas irá conquistar aquele cliente qualificado que sabe o valor agregado de cada produto e não se importa em gastar um pouco mais por algo específico.
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A sua escolha de sortimento irá impactar a visão que o cliente tem da sua loja
Portanto, ao pensarmos se vale mais a pena ter uma loja com grande variedade ou profundidade, fica claro que a resposta é muito relativa, pois irá depender do perfil do seu varejo, avaliando informações sobre o seu público, segmento e concorrentes.
Ao entender melhor sobre o que significa o sortimento de produtos e como ele se divide, é possível compreender a importância de analisar esse sortimento e otimizar o seu mix de produtos.
Como explicado acima, em uma loja que seja referência em determinada categoria de produtos a tendência é que o sortimento seja menor comparado a um varejo que venda diferentes categorias, ao mesmo tempo que esse que atende vários segmentos dificilmente será capaz de oferecer uma grande quantidade em cada categoria ofertada.
Quando o cliente procurar por mais alternativas, provavelmente ele irá atrás de uma loja especializada.
Por isso é de extrema importância que a sua loja tenha um sortimento adequado ao seu propósito, e isso é resultado de uma boa análise entre as variedades e profundidades de cada categoria e produto.
A análise de sortimento facilita o objetivo de chamar a atenção do consumidor e fidelizá-lo, pois você ganha vantagem ao competir com uma boa oferta de itens e preços diferenciados.
Assim, trabalhar com o sortimento ideal é uma solução que vai além de ganhar destaque entre o público, ampliando seus lucros no momento em que você investe em produtos que contribuem para um bom desempenho nas vendas.
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Vamos conversar
Por fim, como eu sempre gosto de terminar, quero lembrar para você que isso não é um monólogo e todo este blog é na verdade um primeiro passo para que possamos conversar mais.
Adoraria saber a sua opinião sobre este e muitos outros assuntos. Afinal de contas, estamos enfrentando diversos desafios em comum e sei que você também busca compreender quais são as próximas tendências.
Sendo assim, entre em contato comigo e vamos marcar uma reunião.
Agradeço a sua leitura e até a próxima publicação.