Hoje eu trouxe um artigo mais técnico, mas que faz toda a diferença no dia a dia do seu varejo. Vamos falar sobre Estoque Mínimo e Estoque Máximo. Focando em como esses dois conceitos mudam completamente a forma de gerenciar uma loja.
E apesar de ser um tema mais “chatinho”, quero garantir que vamos tratar dele de maneira leve, direta e sem enrolações.
Meu objetivo é ensinar para você como fazer o cálculo do estoque mínimo e máximo sem perder tempo com termos complexos ou fórmulas confusas.
Então, vamos lá. Vem ver de perto.
Veja também: Como ter um varejo fortalecido mesmo em crise
O que é estoque mínimo
O chamado estoque mínimo também é conhecido como estoque de segurança, ou de reserva.
Entretanto podemos definir estoque mínimo como aquela quantidade básica suficiente para atender um possível aumento de demanda repentino em um período de tempo, um eventual desabastecimento ou atraso de fornecedores, uma espécie de reserva mesmo.
Então, o principal objetivo do estoque mínimo é garantir que não ocorra desabastecimento.
Mais abaixo veremos como calcular estoque mínimo.
Saiba mais: como conquistar mais seguidores e aumentar os resultados nas redes sociais
Como calcular o estoque mínimo
Calcular o estoque mínimo é bem simples, como você vai notar. Para isso, entretanto, você vai precisar de dados como:
- o consumo médio diário do produto, que é o número das unidades deste produto vendidas em determinado período ou dia;
- o tempo que você leva para repor ele no seu estoque.
Depois disso, é simples. Basta aplicar a seguinte fórmula:
- Estoque mínimo = consumo médio diário X tempo de reposição
Para explicar melhor, vamos a um exemplo simples:
Em 30 dias você teve o consumo de 180 unidades de uma mercadoria. Para descobrir o consumo médio diário, basta dividir o consumo pelo período de tempo, assim:
- 180/30 = 6
Ou seja, o consumo médio diário deste produto é 6.
Digamos que para repor esta mercadoria você leva 20 dias. Então, você deve multiplicar o consumo médio diário pelo prazo de reposição, assim:
- 20 * 6 = 120
Ou seja, o seu estoque mínimo é de 120 unidades deste produto. (fonte)
Veja também: dicas de sucesso para o varejo, cresça mais
O que é Estoque Máximo?
Já o estoque máximo é exatamente o oposto do mínimo: é a quantidade máxima de um item que pode ser mantida em estoque.
Aqui, muitas pessoas pensam que este cálculo não é tão importante quanto o do estoque mínimo. Afinal, antes de pecar pelo excesso do que pela falta, não é?
Ledo engano! Um dos princípios do cálculo do custo de estoque é que, quanto maior a quantidade de mercadorias nele, mais alto o custo da armazenagem. Ou seja: os níveis altos só se justificam se houver uma demanda muito alta.
Se não for o caso do seu negócio, você provavelmente tem um custo muito alto com o estoque que simplesmente não se justifica. Caso você trabalhe com itens perecíveis, há, ainda, o risco de que eles expirem e tenham que ser jogados fora, sem nenhuma outra opção. (fonte)
Como calcular estoque Máximo
Se o estoque mínimo tem como principal objetivo evitar a ruptura de estoque e assim eliminar qualquer chance de a sua empresa vir a perder oportunidades de venda pelo fato de não possuir determinado item e não conseguir atender a demanda, o estoque máximo evita a compra de produtos em excesso, que podem vir a estragar ou simplesmente ficarem sem saída no estoque. Portanto, o estoque máximo é essencial para evitar desperdício de recursos da sua empresa.
Para calcular o estoque máximo, basta utilizar a seguinte fórmula:
Estoque máximo= estoque mínimo + lote de reposição
Supondo que sejam comprados 45 unidades de reposição e utilizando o valor de estoque mínimo citado no exemplo anterior (60), o valor do estoque máximo seria de 105 unidades (60 + 45). Utilizando indicadores como o estoque mínimo e o estoque máximo no processo de controle de estoque em sua empresa, você certamente não terá problemas com falta ou excedente de produtos e conseguirá realizar essa gestão de uma forma totalmente equilibrada.
Entretanto, deve-se ressaltar que o estoque máximo pode variar de acordo com o custo de aquisição de um determinado produto e é claro, da capacidade de sua empresa armazenar determinada quantidade de estoque. (fonte)
Leia também: o que compartilhar nas suas redes sociais e como conquistar mais clientes com as publicações
Como calcular o giro de estoque?
O controle de estoque de acordo com a quantidade de pedidos deve passar por uma revisão diária, bem como utilizar instrumentos que garantam:
- O controle da entrada e da saída;
- A transferência entre almoxarifados da empresa;
- A reposição de produtos indispensáveis.
- Todo esse processo deve ser realizado com máxima exatidão e agilidade possível.
Existem três formas básicas de se calcular o giro de estoque, que é o indicador utilizado para avaliar o desempenho do estoque de forma padronizada, independentemente do tamanho ou da complexidade. Com esse indicador, é possível apurar a qualidade do estoque e também da adequação do mix de produtos. (fonte)
Prontinho, espero que o artigo de hoje tenha lhe trazido ótimas informações que vão transformar a sua vida e o seu varejo.
Quer ler mais artigos como este? Continue acompanhando o nosso Blog.
Estou sempre trazendo dicas, segredos e novidades sobre o universo do varejo e do empreendedorismo.
Agradeço a leitura e até a próxima.