Qual é o fator mais importante para uma loja de roupas

Veja mais são os fatores mais importantes para uma loja de roupas.

Que tal irmos direto ao assunto?

Boa leitura!

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Tenha um objetivo claro em mente

Você não pode começar uma jornada de transformação para a sua loja de roupas sem saber exatamente qual é o ponto de chegada. Acredite, essa dica parece óbvia, mas faz todo o sentido.

Alguma vez alguém já te disse a expressão “reformas são infinitas”? Se não, estamos falando ela agora. Sim, reformas não planejadas ou com planejamentos ruins são indubitavelmente infinitas.

Sempre haverá algo que pode ser mudado, sempre há algo para transformar, um ajuste para fazer, algo para mudar. Tudo isso consome tempo e dinheiro. Então, quer sucesso com a sua loja de roupas? Saiba exatamente qual é o limite que você deseja chegar.

Está sem ideias, não sabe nem por onde começar? Então as próximas dicas vão ajudar.

Busque referências

Buscar referências é uma das estratégias mais assertivas quando queremos colocar a imaginação e a criatividade para funcionar. Observar o que deu e o que está dando certo em outras lojas alimenta as ideias.

Não se engane, buscar referências não é copiar, nada disso. Tem mais, todos os grandes artistas, projetistas, designers, todos os grandes profissionais do mundo que dependem da criatividade em algum nível em suas vidas buscam referências.

Nada nasce do nada, essa é uma outra grande frase do mercado. Você jamais irá criar algo absolutamente do zero, pois se fizer isso esse algo não terá conexão com as pessoas. Uma loja de roupas de sucesso se conecta com o público e o melhor jeito de se conectar é trazer elementos reconhecíveis.

Então, ao buscar referências você não estará atrás da “cópia”, mas de encontrar elementos reconhecíveis que possam trazer ligação com o seu público. Vamos explicar:

Vamos pensar em dois grandes filmes de aventura e romance: Titanic e Uma Linda Mulher, os dois filmes apresentam a história de um casal afastado socialmente, que enfrenta desafios para ficar juntos, que não fazem parte da mesma realidade, se apaixonam e vivem um romance.

Se você quebrar diversos elementos do filme, separar eles, notará que os dois têm muito em comum, embora sejam filmes absolutamente diferentes.

O mesmo serve para a sua loja. Busque referências, apure o olhar para enxergar os elementos presentes na concorrência que se conectam com o público e depois crie os seus próprios elementos.

Ainda assim não sabe se conectar com o seu público? Então vamos para a próxima dica.

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Defina quem é seu cliente

Tenha uma imagem mental perfeita de quem é o seu comprador ideal, detalhe todos os elementos dessa pessoa sem medo:

  • A idade
  • Os hábitos
  • Se essa pessoa é casada ou solteira
  • Se ela é formada e está atuando, ou se tem empregos temporários
  • Quais são os lugares que esse comprador ideal gosta de frequentar
  • Qual é a maneira que esse comprador ideal se comunica: formal ou informal
  • Como essa pessoa se veste: estilo despojado, clássico, comercial
  • Quais são os desejos e objetivos dessa pessoa

Veja: essa lista de características não serve (vamos reforçar em letras maiúsculas NÃO SERVE) para que a sua loja ou a sua marca crie uma espécie de tratamento especial para clientes com essas características. Ela será apenas para guiar suas ações em busca de estratégias.

Pintores, escritores, diretores de cinema, artistas em geral sabem exatamente qual é o público que irá apreciar a sua obra. E o sucesso das lojas de roupas também segue o mesmo princípio.

Desenvolva essa imagem mental clara e persiga a loja que este ou esta cliente ideal quererá entrar. Mas, é sempre bom frisar, jamais faça isso fechando as portas para outros públicos.

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Decore a loja de roupas com foco no Storytelling

Somos viciados em histórias, é verdade, faça um teste. Quantas histórias você contou ou ouviu hoje? Acha que nenhuma? Bem, então reveja esse seu conceito.

Por exemplo, toda frase que começa com “você não sabe o que me aconteceu hoje” é uma história. Neste caso: a narrativa de uma pessoa contanto o que ela viveu durante o dia.

Mas não só isso, frases mais soltas como “estou com dor de cabeça, acho que preciso de óculos” também conta uma história. Tem um personagem, um problema a ser resolvido e uma causa.

Use histórias para engajar os consumidores dentro da sua loja. O fator de sucesso para lojas de roupas também passa por fazer parte das histórias dos seus clientes.

Como contar histórias com o design? Bem, sabendo que não dá para fazer uso dos recursos presentes nos livros, o melhor modo é sugerir. Deixe roupas com looks sugestivos, garanta que os clientes reconheçam personagens dentro da sua loja.

Os clientes querem viver histórias, eles querem sair da loja pensando no evento ideal para aquela blusinha, ou na comemoração perfeita para a calça nova. Use o poder da sugestão e ajude a imaginação dos seus consumidores.

Invista na atmosfera da loja

O que é atmosfera? Atmosfera é luz, é cheiro, é som, é temperatura, é gosto. Uma atmosfera envolve o cliente, coloca ele dentro de um ambiente agradável, aconchegante, acolhedor, convidativo, especial.

Quando o cliente entrar na sua loja de roupas ele precisa sentir que está exatamente onde desejava estar. E conquistar essa sensação é um desafio na hora de desenvolver o design da loja.

Invista na iluminação, escolha as músicas com carinho, saiba dosar os odores da sua loja (até mesmo falando sobre os perfumes da equipe de vendas), controle o uso das cores, enfim, são inúmeros itens que precisam ser considerados se você deseja conquistar uma atmosfera vencedora na sua loja de roupas.

Resumo dos elementos de sucesso de uma loja de roupas

  • Saber para onde ir
  • Encontrar elementos de conexão
  • Saber qual é o consumidor ideal
  • Contas histórias incríveis
  • Abraçar o cliente em uma atmosfera inigualável

É fácil conquistar esses 5 itens, sem sombra de dúvidas que não. Mas é possível, e plenamente possível.

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Muito obrigada pela leitura, até a próxima publicação.

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