Quer inovar no seu varejo? Veja como.
Comece pela abordagem
Ninguém gosta de atendimento ruim. A maneira como a sua loja aborda os consumidores é o que faz eles se tornarem clientes fiéis. Lembre-se que estamos na era da comunicação, seu cliente é uma influencia aos amigos, tanto para elogiar, quanto para criticar.
Inovar na abordagem irá trazer benefícios para a sua loja. Veja bem, estamos falando de coisas simples como:
- Educação;
- Empatia;
- Respeito;
São todas questões imprescindíveis para o sucesso no varejo. A dica está em estudar e desenvolver diferentes (e modernas) técnicas de abordagem, depois implementá-las na sua loja.
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Saiba o que está vindo pela frente
Antecipe tendências. Busque referências, estude novas características de consumo. Leia muito, sobretudo conteúdo que trate da psicologia dos consumidores, converse com outros varejistas sobre o que pode estar vindo e sobre o que já não é tão interessante.
Enfim, interesse-se pelo assunto. A loja precisa ser um organismo vivo, algo que é alimentado constantemente com informações e conhecimento. Apenas abrir as portas e ficar atrás do balcão não faz de ninguém um varejista de sucesso. É preciso correr muito atrás da informação.
Invista nas novas tecnologias
A tecnologia é uma aliada do varejo, e tem mais, investir em avanços tecnológicos deixou de ser luxo, esse investimento, na verdade, é a diferença entre chegar lá e não chegar.
Um novo display, uma nova maneira de disponibilizar os produtos, um atendimento automatizado diferenciado, um totem em sua loja para autoatendimento, e pronto, a mágica acontece.
Dica extra: não fique esperando para que o mercado abrace essa ou aquela tecnologia, antes de testar em sua loja. Inicie você uma inovação. Seja a primeira loja a implementar a solução.
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Sempre, sempre, sempre, estude o mercado
Mais do que se informar, também é preciso ter conhecimento sobre o que será feito com a informação.
Estude o seu setor, faça uma análise cuidadosa da concorrência, descubra quase são as novas modalidades de consumo.
São lições de casa para todos que estão inseridos no mercado de varejo.
Tenha relevância para o cliente
Nós já demos essa dica em outros artigos, mas é sempre bom reforça-la. Os clientes desejam comprar de quem eles se identificam. Identificação é um passo além da confiança.
Antes, o cliente compraria tranquilamente de uma loja em que ele soubesse que o produto tem qualidade, hoje esse cliente também quer saber como a loja se apresenta.
Quais são as posturas da loja, as crenças da marca, quem a loja defende, no que a marca acredita. Passe essa confiança ao cliente por meio do produto de qualidade e passe essa relevância por meio do seu posicionamento de branding. Busque a relevância.
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Invista em canais de contato
Otimizar a maneira como a loja se comunica com o cliente é uma ótima maneira de inovar seu varejo. Tenha em mente que o cliente é o objetivo máximo, portanto, ele quer atenção.
Essa atenção deve vir antes e depois da compra, uma vez que nós estamos falando sobre criar vínculos de confiança. E tem mais, abrir a comunicação dá espaço para que o cliente opine e o feedback é importante na evolução da sua loja.
Como entender a inovação no varejo e o novo consumidor
O consumidor tem uma perspectiva avançada sobre os valores morais, as ideologias e as causas que as empresas apoiam. Pois, esse consumidor se sente um financiador dessas ideias e ideologias (o que é verdade).
Uma jovem que seja contra a exploração animal não irá comprar roupas de lojas com couro genuíno. Quer ver um exemplo menos óbvio: conhecemos sorveterias que estão perdendo clientes pois o atendimento ríspido e impessoal não condiz com o clima colorido do ambiente.
O cliente entra esperando um certo mood e saí de lá com outra sensação.
Alinhar a expectativa do cliente com o tratamento recebido e o posicionamento da loja são formas de entender a inovação no varejo e garantir que esse novo consumidor seja sempre muito bem atendido.
Aplique o Omnichannel
Termo que trata da integração entre as lojas online e off-line. Perceba que para os clientes modernos não há mais diferenças entre os canais (loja física, site, aplicativos).
Esse cliente quer experiências consistentes, independentemente de onde ele entre em contato com a sua marca.
O crescimento do mobile proporcionou aos clientes o acesso aos produtos e as lojas concorrentes em qualquer momento. Ou seja, um cliente pode estar dentro da sua loja e pesquisar o preço da loja vizinha.
Se a sua marca não conseguir captar as especificidades do Omnichannel e usar com competência, estará perdendo oportunidades de conexão com os clientes. E no varejo moderno, conexão é tudo.
Para inovar no varejo siga o mantra: conexão é tudo
Inovar é buscar conexão, é encontrar o outro, é acessar o que o cliente mais deseja e compreender como fazer para tornar esse desejo algo real.
Uma marca que pretende inovar no varejo precisa, hoje mesmo, começar um trabalho sério de conexão com os seus clientes. Saber quem eles são, como eles se comportam, qual é a atuação deles dentro das redes sociais e qual é o comportamento deles nas lojas físicas.
Muitas pessoas pensam que o design e a arquitetura são disciplinas puramente estéticas, feitas para agradar ao olhar. Não é nada disso. O Design de interiores existe para pensar no homem ocupando o espaço físico e em como tornar esse espaço um local que transmita as sensações desejadas.
O mesmo vale para a arquitetura
Quer inovar no varejo, então coloque o design na sua lista
Tudo o que nós dissemos pode ser encapsulado nessa disciplina mágica do design, com ela é possível conectar-se com os clientes, trazer modernidade para a loja, aumentar a relevância da marca e ainda reforçar a comunicação com os consumidores.
Essa é a nossa última dica de hoje para você que deseja inovar no varejo, invista, também, no design.
Esperamos que essas dicas tenham sido úteis para você e para a sua loja. Ficou com dúvidas ou gostaria de saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco. Somos especialistas em design para varejo, para nós será um prazer conversar com você.