A política brasileira é um desafio para todos os mercados. Ela é capaz de transformar as relações das pessoas entre si e gera um efeito que acaba sacudindo as estruturas do comércio. Tanto para o bem, quanto para o mal.
O que talvez você não sabia é que a política também é um excelente vetor para comportamentos positivos. Para reforço de branding e até para crescimento da sua loja.
Hoje nós vamos conversar sobre os impactos da política no varejo. Para que você possa entender como o cenário é desenhado e quais são os passos para não errar neste sentido.
Vamos lá!
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Política no varejo: muito além da esquerda x direita
Antes de mais nada é preciso entender que o papel do varejista não deve se concentrar em escolher um lado. Na realidade, toda loja que deseja prosperar durante 10, 15, 20 anos, precisa estar pronta para se adaptar formalmente ao modelo político vigente.
Ou seja, claro que você pode ter lados e preferências, mas essas preferências não devem estar na frente do seu projeto de branding enquanto marca viva. Já que os políticos mudam, partidos que hoje estão no topo poderão perder espaço, novas legendas surgem, novas ideologias são formadas.
O estudo publicado pela Harvard Business School levou em consideração as posições políticas de grandes lojas americanas durante 3 períodos distintos da política estadunidense:
- começo da guerra ao Iraque
- final da guerra
- começo do governo Trump
Em cada um destes momentos chave, o posicionamento aberto de algumas lojas serviram depois de backlash, ou seja, resposta negativa, quando as coisas tomaram outro rumo.
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Defender uma posição política pode parecer uma boa ideia hoje, mas a causa não viverá para sempre, lembre-se disso
Os pesquisadores observaram que todos os comércios inegavelmente pró eventos sofreram quedas nas vendas quando esses acontecimentos passaram.
Ou seja, todas as marcas que defenderam a guerra ao Iraque perderam público ao final dos conflitos. O mesmo serve para as marcas que fizeram apoio público ao governo Trump.
Por que isso acontece?
A leitura do público muda conforme o desenrolar dos eventos. Um consumidor que poderia estar em favor de uma determinada posição política hoje, pode não ser tão favorável assim amanhã.
Neste sentido, os especialistas em negócios da Harvard Business School alertam para que não seja feita uma construção de branding em cima do acontecimento político.
Em outras palavras, a sua loja pode até manifestar predileção por esse ou aquele espectro da polícia. Mas seria desaconselhável construir uma reputação em cima dessa imagem.
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O tempo irá provar se essa teoria está correta
Aqui no Brasil nós temos grandes redes de varejos que demonstram predileção clara por seus lados políticos. Entretanto, a historiagrafia das vendas também aponta que esse posicionamento poderá ser um elemento negativo no futuro.
Resta saber o que será dessas marcas quando seus preferidos não estiverem mais em posição de poder.
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Finalizo com uma dica
Acredito que a política seja um instrumento valioso de cidadania. Entretanto, ela precisa ser observada com cautela. Sua marca irá durar, espero, por anos e anos. Tempo o bastante para que você experimente todos os espectros políticos no poder.
É loucura descartar todas as qualidades do lado oposto. Convém observar o que é bom e incorporar no seu modo de agir. Entender que os dois lados possuem argumentos válidos é o melhor caminho para quem deseja construir um varejo consistente.
Essas são as dicas deixadas pelos especialistas de Harvard e acredito que sirvam para você também.
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