O que é planejamento estratégico

Já se perguntou o que é planejamento estratégico? Você sabe a importância que ele tem para a sua loja?

Muito se fala sobre planejamento e diferenciais estratégicos, não é por menos. Quem entende o que é planejamento consegue traçar planos de ações práticos para impulsionar a empresa.

Hoje vamos conversar em detalhes sobre o que é planejamento estratégico, quais são as três perguntas iniciais mais importantes para se fazer neste tipo de plano e por que você deve adotar este modelo em sua empresa.

O que é planejamento estratégico?

Planejar é criar um caminho para alcançar objetivos. Já a estratégia aponta quais serão os métodos utilizados durante o percurso.

Portanto, o planejamento estratégico se trada do processo de criação e execução de um plano para alcançar objetivos dentro da organização. Começa com a definição das metas, passa por todas tomadas de decisão e organiza recursos para as ações necessárias.

A metodologia faz parte do planejamento, já a estratégia aparece com a parte criativa, de análise e decisão.

Qual é o período médio de um planejamento estratégico?

Pode ser feito mensalmente, anualmente ou até com propostas de longuíssimo prazo – de três a cinco anos. Tudo vai depender do que você deseja alcançar com a sua empresa.

Por exemplo, se você sente que está ficando para trás, que a concorrência tenha atingido patamares além do seu alcance, é hora de reorganizar suas ações. Seja para alavancar as vendas ou se diferenciar com um novo produto.

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Faça as três perguntas fundamentais do planejamento estratégico

São três perguntas simples, mas definidoras, para avaliar quais serão os rumos da empresa. São elas:

  • Onde sua empresa está?
  • Onde quer chegar?
  • Como chegará lá?

“Onde ela está” envolve uma análise eu uma aceitação sincera do mercado, levando em consideração todos os elementos que envolvem este mercado: poder de compra atual dos consumidores, crescimento do país no cenário econômico, etc. Essa parte deve ser embasada pela Visão da empresa.

“Onde quer chegar” fala sobre objetivos reais, que estejam dentro das possibilidades do mercado em que a empresa está inserida. Não é hora de sonhar. Lembrando que o “Onde quer chegar” precisa estar relacionado com a Missão da empresa.

“Como chegará lá” mostra os caminhos, as ferramentas e os recursos que a empresa tem disponíveis para fazer a travessia do “onde está” para o “onde quer chegar”. Mais uma vez, o “como chegar lá” precisa concordar com os Valores da empresa.

Como a Missão, Visão e Valores balizam as decisões no planejamento estratégico

  • A missão da empresa é a razão dela de existir, o que se propõe a fazer;
  • A visão fala sobre as aspirações e o que a empresa pretende atingir;
  • Os valores são os princípios que orientam o comportamento.

Estes três elementos pautam a empresa como entidade dentro do mercado em que ela está inserida. Servem como guia máximo na tomada das decisões. Uma empresa sem Missão, Visão e Valores é apenas um local de troca de serviços e pode ser substituída rapidamente.

Clientes não são apegados aos prédios, às embalagens ou aos produtos. Todas essas coisas estão sobrando no mercado, o cliente que se apegar com ideias, histórias e personalidades. Com referências de comportamento.

E somente com o uso da Missão, da Visão e dos Valores a sua empresa conseguirá atingir esse nível de exigência do consumidor – especialmente quando falamos no longuíssimo prazo.

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Como fazer o planejamento estratégico?

1º Conhece-te a ti mesmo

O ponto de partida do planejamento estratégico precisa ser conhecer o seu posicionamento e identificar os principais problemas do seu negócio. Um bom modo de fazer isso é conversar com clientes e colaboradores, além de analisar o mercado e sua posição dentro dele.

Perguntas internas como:

  • o que fazemos?
  • Por quê?
  • Qual é o nosso lugar no mercado?
  • Qual posição pretendemos atingir?

Funcionam como gatilhos na busca por repostas e esclarecimento de pontos

2º Escolha o caminho

Feita a análise inicial, é hora de planejar quais ações colocar em prática. Priorize seus objetivos, perceba que esta etapa consome muito mais tempo do que todas as outras.

É importante fazer uma boa reflexão sobre as metas e os objetivos da empresa, isso garante que o planejamento estratégico busque por objetivos que farão sentido na história da organização.

3º Conecte todos os colaboradores ao plano de ação

Informe o time sobre as ações que serão tomadas para atingir o objetivo. O planejamento estratégico só acontece quando toda a equipe está engajada nele. É  imprescindível que o planejamento faça sentido e contemple o trabalho de cada uma das pessoas da empresa.

4º Acompanhe a evolução das etapas

Parte sensível do planejamento estratégico que merece muita atenção. Com plano traçado, está na hora de acompanhar o desenvolvimento das metas.

Garantir que as ações propostas estão acontecendo conforme o esperado é peça-chave para um planejamento estratégico bem-sucedido. Somente o acompanhamento irá identificar falhas ou desvios, podendo corrigi-los antes que prejuízos aconteçam.

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Por que fazer um planejamento estratégico na sua loja?

O planejamento estratégico é essencial para ter uma visão clara da empresa, também identidade dessa empresa e objetivos.

Ao colocar tudo no papel você consegue traçar ações seguras. O planejamento também antecipa riscos na tomada de decisões a curto e longo prazo.

O processo participativo propõe alinhamento e engajamento entre as equipes. Aumentando o entrosamento do time e tornando os objetivos conquistas coletivas, fazendo com que os colaboradores se sintam motivados a continuar trabalhando na empresa.

Por fim, quando o assunto é concorrência, você conquista larga vantagem. Pois tem a chance de enxergar o seu negócio em 360º, planejando e executando estratégias que te ofereçam vantagens competitivas.

Essas foram as nossas principais dicas sobre planejamento estratégico, lembrando que nós estamos à disposição para tirar todas as suas dúvidas.

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Muito obrigada pela leitura, até a próxima publicação.

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