O mundo VUCA veio se formando nos últimos 20 anos e hoje é mais presente do que nunca na nossa sociedade. Transformando completamente a maneira de fazer negócios e se relacionar com outras pessoas.
Tudo hoje é mais rápido, direto e até um tanto abstrato. Não há tantas certezas e as melhores estratégias são pautadas por tentativa e erro.
Como podemos observar em Growth Hacking, por exemplo.
Entretanto, nem todos conseguem se adaptar ao mundo VUCA com tanta facilidade. Por isso, hoje eu trouxe um artigo recheado de informações e dicas sobre o este novo universo.
Assim você pode saber como ele funciona e tomar as melhores decisões para se incorporar do melhor modo possível ao mundo VUCA.
Então, vem ver de perto como funciona este universo tão incrível e cheio de possibilidades.
Leia também: Saiba tudo sobre Estoque Mínimo e Máximo: conceitos fundamentais para o lojistas
O que é Mundo VUCA
VUCA é um acrônimo para descrever quatro características marcantes do momento em que estamos vivendo: Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade.
Apesar de o termo ter sido incorporado mais recentemente ao vocabulário corporativo, ele surgiu na década de 90 no ambiente militar. O U.S. Army War College utilizou esse conceito para explicar o mundo no contexto pós Guerra Fria.
No entanto, ele também se aplica perfeitamente ao ambiente de negócios atual, o que gera novos desafios tanto para os profissionais quanto para as organizações.
O principal impacto para as empresas é a dificuldade de ter previsibilidade nos planejamentos. É interessante observar que o próprio conceito de estratégia nas empresas também foi inspirado na abordagem militar.
A diferença agora é que mais prudente que projetar cenários de longo prazo é ter agilidade na capacidade de resposta às demandas do ambiente. (fonte)
Mais ainda sobre varejo: Truques de Branding para usar no seu varejo
Volatilidade
O conceito de volatilidade está relacionado à velocidade com a qual as mudanças acontecem. Certamente, você já teve a sensação de que o tempo está “passando cada vez mais rápido”, e esse é um efeito direto da volatilidade do nosso mundo. As coisas mudam tão rapidamente, que muitas vezes sentimos que não há tempo para acompanhar tudo.
Incerteza
Diante dessa agilidade, é também complicado antecipar eventos ou tentar prever no que eles podem resultar. Atualmente, previsões históricas e experiências que já ocorreram não têm a mesma importância — e quase nunca são aplicáveis ao contexto real.
Por isso, existe uma imensa dificuldade em planejar investimentos, tomar decisões e traçar etapas de crescimento, porque esse trajeto é incerto.
Leia também: Como usar o Copywriting no Visual Merchandising da sua loja
Complexidade
Para encarar de fato o que é o Mundo VUCA é preciso entender que cada vez mais fatores são englobados nas discussões, desde questões culturais e locais até a direção que o mercado internacional vai tomando, são levados em conta nas decisões da empresa.
Esse cenário exige que se busque conhecimento externo às estratégias de marketing para vendas, fazendo com que seja necessário:
- Entender tudo sobre o produto ou serviço a ser vendido,
- Seu propósito,
- Proposta de valor,
- Perfil do cliente,
- Movimentos do mercado.
Veja mais: Modelo de Funil de compras para lojas do varejo
Ambiguidade
A maioria das situações em que vivemos aceita diversas possibilidades de caminhos diferentes justamente porque podem assumir diferentes sentidos. São várias possíveis respostas a uma única questão, mas nem todas costumam apresentar as melhores soluções.
Essa característica nos mostra que, muitas vezes, é muito difícil entender a natureza do problema. Pelo fato de existir tantas incertezas e falta de clareza no mundo empresarial, torna- se cada vez mais difícil encontrar uma coerência nos acontecimentos em busca da melhor solução, o que pode gerar más interpretações e falsas respostas.
Não é mais “isso OU aquilo”.
O cenário agora é “isso e aquilo”.
Podemos representar VUCA através de uma matriz que faz a correlação entre o “conhecimento que temos sobre uma determinada situação” e a “previsibilidade dos resultados possíveis de nossas ações”.
Quando temos uma situação onde conhecemos bastante sobre ela e temos ampla noção da previsibilidade de nossas ações, podemos dizer que estamos em um contexto Volátil, pois, apesar desses dois atributos derem positivos, sabemos que as coisas podem mudar rapidamente e as certezas e conhecimentos podem ficar obsoletos. (fonte)
Dicas incríveis sobre varejo: Veja como Big Data está transformando o varejo moderno
Dicas para lidar com o mundo VUCA
Prepare-se para diferentes cenários
A análise de construção de cenários é uma ação fundamental para lidar com o mundo VUCA. Por meio dela, é possível identificar possíveis ganhos e perdas a partir de diferentes caminhos e, assim, explorar hipóteses para tomar a melhor decisão.
Na prática, essa construção de cenários consiste na criação de planos derivados ao planejamento estratégico primário, alterando variáveis internas e externas do modelo de negócios. Entre elas, novos canais de distribuição, mix de produtos e serviços e redução de custos. (fonte)
Mundo BANI: um desdobramento do mundo VUCA
Surge, então, o conceito de BANI, marcando a passagem de volatilidade para agilidade, da incerteza para ansiedade, da complexidade para a não linearidade e da ambiguidade para a incompreensão.
O acrônimo BANI significa Brittle, Anxious, Nonlinear e Incomprehensible, ou, em português: Frágil, Ansioso, Não linear e Incompreensível. O conceito passou a ser usado especialmente para descrever o panorama pós-pandemia.
Frágil
Se, no mundo VUCA, a volatilidade é predominante, no mundo BANI isso atingiu um grau tão extremo que basicamente tudo é muito frágil e sem solidez. Em outras palavras, a impermanência é marcante neste momento.
Pessoas sentem medo de perder o emprego do dia para a noite, empresas trabalham com planejamentos menos robustos e longos e a maioria das pessoas parece compreender que tudo pode ruir a qualquer instante.
Ansioso
Com certeza, este ano, a ansiedade foi um ponto de atenção para muitas pessoas. Afinal, as incertezas do mundo VUCA se tornaram cada vez mais avassaladoras, gerando um cenário de medo, insegurança e impotência diante das mudanças.
Assim, a ansiedade pelo que “vai acontecer” se tornou latente e predominante para a maioria dos profissionais, fazendo com que muitos se sintam constantemente perdidos.
No mundo BANI, essa ansiedade acarreta em medo de tomadas de decisão, barreiras a iniciativas novas e acaba impactando profundamente a busca por novas soluções.
Não Linear
A complexidade do mundo VUCA se tornou a não linearidade, marcada especialmente pela desconexão entre causa e efeito. A crise do Coronavírus e as mudanças climáticas são dois exemplos deste sistema.
Como aponta um artigo publicado pela MIT Sloan, é o mundo onde pequenas decisões podem trazer grandes resultados, enquanto um enorme esforço colocado numa variável importante pode gerar a total ausência de resposta.
Saiba mais: 9 Dicas para melhorar os seus feedbacks e engajar os seus colaboradores
Incompreensível
Por fim, a ideia de ambiguidade dá lugar a um momento de profunda incompreensão, que surge principalmente pelo excesso de informações. No mundo BANI, as informações correm com tanta frequência e rapidez, que muitos simplesmente não sabem como agir.
A capacidade de analisar os fatos e compreender o que faz ou não sentido, parece estar em crise neste momento. Pessoas e profissionais estão constantemente sem resposta. (fonte)
Agora você já tem as informações de que precisa sobre o mundo VUCA e o novo Mundo BANI.
Assim, pode refletir melhor sobre as ações da sua empresa e conquistar resultados cada vez mais sólidos.
Espero que o artigo de hoje tenha lançado uma luz sobre muitas questões e feito você refletir.
Quer continuar lendo artigos como este? Então continue acompanhando o Blog. Estou sempre trazendo notícias e novidades sobre o universo do empreendedorismo.
Agradeço a leitura e até a próxima.