O Instagram é uma grande ferramenta para fazer negócios. Nele estão lojas, empresários, gestores, clientes, e diversas outras figuras do mercado que são fundamentais para alcançar resultados incríveis com a rede.
Portanto, se você tiver um planejamento de conteúdo bem pensado, certamente terá ótimos resultados.
Mas aí vem a pergunta: o que postar no Instagram? Melhor dizendo, o que postar nas redes sociais? Principalmente para lojas e empresas focadas no varejo.
Hoje eu trouxe ótimas respostas para essa pergunta. Vou dar aqui dicas de o que postar nas suas redes sociais e aumentar os resultados da sua empresa.
Vem ver de perto!
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Produza com regularidade e dê preferência para quantidade
Este é um conselho que serve sobretudo ao Instagram, mas, dependendo do seu nicho, a quantidade pode ser melhor do que a qualidade. Calma que eu já vou explicar.
O algoritmo do Instagram precisa lidar com mais de 53 milhões de usuários diariamente. Então, quando você se pergunta “o que ele vai entregar para o público”, tem que imaginar que ele sempre vai mostrar aquilo que se provou ser mais recente e mais relevante.
E para ganhar relevância você precisa aumentar o seu fluxo de publicações.
Pense na forma como você usa o Instagram, posso apostar que não gasta mais do que 10 ou 15 segundos em uma postagem. E isso é muito sintomático.
Então, não adianta gastar horas e horas produzindo um conteúdo que levará 10 segundos para ser consumido.
Tenha um limite mínimo de qualidade como padrão (algo que não seja tão difícil de fazer, mas que também possa transparecer certo cuidado) e poste sem dó. Quanto mais, melhor.
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Cuidado com a vida pessoal: postagens do tipo Lifestyle podem chamar atenção, mas vendem pouco
Essa dica é especial para quem está começando, tem poucos seguidores, ou pretende iniciar uma jornada no Instagram. Se o seu varejo se enquadra nessas categorias, cuidado com as postagens de vida pessoal.
Pois as publicações chamadas de Lifestyle (estilo de vida) podem atrair curiosos e pessoas que estão interessadas em apenas ver uma rotina diferente da dela. Mas isso não significa que essas pessoas estejam interessadas nos produtos da sua loja.
E, afinal de contas, em um perfil profissional você tem que focar em trazer leads qualificados para o que você vende.
Um pouco de lifestyle sempre é bem-vindo para humanizar a página. Mas faça uma análise do seu feed. Se nos últimas semanas grande parte das suas postagens falam apenas da sua vida pessoal, então você não tem um perfil profissional.
Tome cuidado.
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Viva a realidade da rede social: troque mensagens, interaja, acredite, goste do que você faz
Existe uma analogia que eu gosto muito, vou mostrar: Imagine que a rede social é uma cidade e as outras contas são moradores dessa cidade. Então tem o padeiro, o leiteiro, o carpinteiro, a costureira, a chefe do restaurante, entre tantas e tantas outras.
A sua conta também é uma moradora dessa cidade. Se for uma conta nova, imagina que é uma pessoa que acabou de chegar na região.
Muito bem, seu primeiro passo será conhecer os outros elementos do lugar, concorda? Saber como são as coisas, conversar com outras pessoas, elogiar o trabalho da chef do restaurante, os pães quentinhos na padaria, falar bem do trabalho do alfaiate.
Se você chegar nessa nova cidade gritando, com um megafone, tentando vender todos os dias, ficará sem atenção.
Então, antes de fazer parte de uma comunidade e pedir que essa comunidade compre os seus produtos. Seja um bom membro da comunidade. Troque informações, resolva problemas, mande elogios, consuma o conteúdo de outras contas.
Se você partir para o hard sell desde o primeiro dia, ficará sem ter assunto com todas as outras pessoas.
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Erre de um jeito diferente
Essa é uma frase que sou apaixonada. Um treinador de saltos estava ensinando ao seu aluno como conseguir melhores resultados. Ele demonstrou o movimento e depois deixou que o mais jovem treinasse.
O rapaz tentou uma, duas, três, quatro, dez, vinte, vinte e cinco, cem vezes, e em todas as vezes ele errou. Vendo que o jovem estava empacado, o treinador então disse: “na próxima tentativa tente errar de um jeito diferente.”
Olha que frase incrível: erre de um jeito diferente.
Errar significa que você tem novos dados sobre aquela situação. Ao errar você é capaz de enxergar as coisas que não funcionaram e assim tentar de outra forma na próxima vez.
Quando estamos falando sobre o que o seu varejo precisa postar nas redes sociais é importante que você erre de um jeito diferente. Faça testes, tente coisas novas, e vá errando até que o seu conteúdo fique com a sua cara e atraia a atenção de um público qualificado.
Espero que o artigo de hoje tenha levantado ótimas ideias na sua cabeça.
Se você quiser mais dicas sobre varejo e empreendedorismo, continue acompanhando o Blog. Estou sempre trazendo truques, conselhos e novidades sobre conteúdos de valor e como atingir melhores objetivos na sua empresa.
Agradeço a leitura e até a próxima!