Talvez você não tenha percebido, mas o Design Europeu vem, nos últimos anos, conquistando cada vez mais espaço nos cenários mundiais. Depois de décadas de total hegemonia dos Estados Unidos, parece que cada vez mais as produções estão tomando novos rumos.
O que é ótimo, já que esse encontro de tendências e estratégias enriquece o cenário como um todo e garante que os designers possam beber de novas fontes. Adquirir conhecimentos práticos melhores e, claro, reforçar suas estratégias e produções.
No artigo de hoje eu vou conversar com você sobre essa tendência do design Europeu e mostrar quais são as melhores cidades para desenvolver as suas habilidades no design.
Então, vem comigo!
Leia também: O que é Digital Storytelling para varejo e como usar?
Design Europeu x Design Americano: entenda
Primeiro temos que contextualizar o que seria o Design Americano. Bem, no pós-Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos ganharam força no imaginário coletivo como o principal representante do sistema político hegemônico chamado Capitalismo. E também como um digno representante da democracia.
Neste sentido, a estética Americana, presente sobretudo nos filmes e nas produções artísticas, também se fez presente no design. Elementos militares e ou com aspecto de fábricas ganharam os gostos do mundo.
Tem mais, também existia um crescimento constante na curiosidade sobre o futuro. Então as casas e as lojas ganharam um rosto de Ficção Científica e houve um apelo pela modernidade.
Até os anos 90, a Europa ainda era vista como uma região empobrecida, antiga e até mesmo desatualizada. Seus Designers estão focados mais em criar elementos de choque, de contra cultura, de quebra de paradigmas.
Você sabe o que é Marketing Emocional no varejo? Vou explicar
Com a globalização da informação causada pela internet, o Design Europeu ganha um novo fôlego
Contudo, nos últimos 20 anos nós temos enxergado uma globalização cultural potencializada pelas redes sociais. E com isso, o Design Europeu, antigamente visto como “retro” ou “vintage”, passa a reconquistar seu espaço no imaginário coletivo.
Nomes como: Stella McCartney, Nicolas Ghesquière, Phoebe Philo, Iris Van Herpen, Simone Rocha, Isabel Marant, Jonathan Anderson, Tomas Maier, Jonny Johansson, estão transformando a moda e também as produções de design em outras áreas.
Romero Lab te explica: o que são espaços instagramáveis?
Alemanha voltou a ser o berço do Design
Se no período entreguerras a Alemanha despontou como uma das potências da modernidade e depois caiu esquecida graças aos seus períodos de totalitarismo. Hoje ela ressurge como o palco do que há de novo no mundo.
E o Euroshop 2023 promete ser o evento que ira mostrar ao mundo como a Europa segue viva. Repleta de palestrantes e expositores renomados. Essa feira tem tudo para modificar para sempre os rumos do design mundial.
Quem estiver presente neste evento, sem dúvida, irá testemunhar a história sendo feita.
Saiba mais: O que é Rollout e por que você está perdendo $ com projetos?
Quer ir para Alemanha + Paris com a RomeroLab?
Clique no botão abaixo e inscreva-se na nossa newsletter, por ela você ficará como faz para fazer parte da viagem à Euroshop + Paris 2023. Será um evento que vai transformar para sempre a sua trajetória profissional.
Clique no botão.