Em uma sociedade cada vez mais volátil
A chave para a permanência no mercado está na adoção de modelos de negócios flexíveis e estruturados. É o que diz Claudia Bittencourt, sócia, fundadora e presidente do Grupo Bittencourt, companhia especializada em franchising.
A executiva foi uma das speakers do segundo e último dia do BConnected, um dos maiores eventos de gestão de negócios e franquias da América Latina, que aconteceu entre os dias 4 e 5 de outubro em São Paulo.
De acordo com ela, empresas que têm sucesso e são capazes de se sustentar ao longo do tempo possuem características comuns, independentemente de seu porte ou segmento. Inseridas em um mundo que encurta os limites entre o físico e o digital a cada inovação, digitalizar os processos da companhia é essencial para se adaptar às mudanças observadas no mercado ou no comportamento do consumidor.
“Com o uso da tecnologia, as empresas podem se utilizar de dados para acompanhar atividades e corrigir rotas em tempo real”, explica.
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Além disso, definir a estrutura organizacional das redes é fundamental para franqueados e franqueadores
Bittencourt conta que, com os processos bem definidos, a relação de interdependência entre os participantes fica mais claro. “Franqueador, cuide da última linha de seu franqueado.
Quando toda a cadeia ganha, estabelece-se uma relação de ganha-ganha na cultura da organização”, conta. (fonte)
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Desempenho do franchising brasileiro
Mesmo em meio a toda desconfiança do mercado nos últimos anos, o franchising continua crescendo a todo vapor no Brasil. Todos os anos o setor tem aumentado seu faturamento, atingindo R$ 186,7 bilhões anuais até o período pré-pandemia. Isso se deve, principalmente, à segurança fornecida pelo modelo de negócio, que possibilita um avanço mesmo em meio à crise.
Para se ter uma ideia, a ABF previa um crescimento de 8% para o setor de franquias no ano de 2020. Isso, é claro, antes dos casos de novo coronavírus explodirem pelo país. Assim, mesmo com o impacto da pandemia, o faturamento do franchising em 2020 passou da casa dos R$ 165 bilhões e já voltou a crescer com o restabelecimento do mercado.
Quanto ao desempenho por segmento, a pandemia acabou afetando alguns setores mais do que os outros. Como a ABF ainda não revelou os números completos do franchising brasileiro no ano de 2022, na tabela abaixo você pode conferir (em bilhões) o faturamento de 2020.
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SEGMENTO FATURAMENTO 2020
- Alimentação 40.898
- Saúde, Beleza e Bem Estar 35.276
- Serviços e Outros Negócios 26.648
- Moda 19.153
- Hotelaria e Turismo 6.673
- Serviços Educacionais 10.934
- Casa e Construção 12.429
- Serviços Automotivos 5.973
- Comunicação, Informática e Eletrônicos 6.063
- Entretenimento e Lazer 1.823
- Limpeza e Conservação 1.317
Como é possível perceber, houve uma notável queda em alguns dos principais setores devido aos efeitos da pandemia causada pelo novo coronavírus. Ainda, muitas estratégias surgiram como forma de mitigar essa perda, algumas devem, inclusive, se manter para o período pós-pandemia.
Por exemplo, o setor de alimentação, um dos maiores prejudicados, poderia ter sofrido ainda mais se não fossem as medidas. Essas adaptações, como a adoção de sistemas como retirada nas lojas e delivery, foram essenciais em um momento onde a presença de clientes em suas unidades físicas era ou proibida ou limitada e demonstraram importância para a já consolidada recuperação do franchising.
Outras ações também auxiliaram as franquias neste ano de turbulência. Por isso, preparamos um conteúdo especialmente sobre esse assunto, onde você pode conferir as principais tendências do mercado de franquias para 2022! (fonte)
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