Lá em 2017 o gênio e empreendedor chinês Jack Ma, fundador da colossal Alibaba, informou aos seus investidores que iniciaria uma campanha para antecipar a tendência que ele chamou de “new retail”: o Novo Varejo.
Ele disse que essa iniciativa desapareceria de uma vez por todas com as fronteiras entre as vendas online e offline. Trazendo uma evolução no e-commerce e nas lojas físicas.
Agora, em 2020, nós podemos ver os empreendedores e empresários brasileiros tornando realidade essa nova forma de vender. O Novo Varejo de Jack Ma vem acompanhado das estratégias que foram chamadas de “Five New” (5 novas). São elas:
- New Finance
- New Manufacturing
- New Technology
- New Energy
- New Retail
Para Jack, essas 5 mudanças serão basilares no mundo. Mudando não somente nossos hábitos de consumo, mas também toda a nossa existência e a forma como nos organizamos como sociedade.
E hoje nós falaremos sobre esse Novo Varejo para os novos tempos.
Fique confortável e aproveite a leitura!
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Novo Varejo: como surge?
Talvez o público brasileiro não saiba, e é até natural não saber, mas Jack Ma é uma das grandes celebridades do empreendedorismo global. Tem seu nome lado a lado com outros astros como Bill Gates, Steve Jobs e Elon Musk.
Ma é fundador do Alibaba, uma empresa chinesa responsável por inúmeras revoluções no mercado. Suas soluções e estratégias são tais que você certamente usa um aplicativo que tem recursos lançados primeiramente pelos produtos da Alibaba.
E se algum dia você puder fazer transferências ou compras direto no WhatsApp, saiba que esse recurso foi lançado inicialmente em um aplicativo da empresa chinesa.
Tudo isso para dizer que: Jack Má é uma dessas forças do mercado que tem poder em suas palavras. Se ele disser que algo está acontecendo, pode acredita que isso realmente vai acontecer.
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Mas como ele viu o Novo Varejo nascer?
É certo que Jack Ma não tinha qualquer noção de que algo da magnitude de uma pandemia pudesse ocorrer, ainda mais em 2017, quando nenhum de nós pensaria nisso. Contudo, o empreendedor viu a guinada que o mundo estava tomando e observou como as lojas físicas se comportavam.
Para ele, e para seus investidores, era mais do que claro que as lojas físicas jamais sobreviveriam sem uma junção orgânica e funcional com suas contrapartes online. E o ano de 2020 mostrou que ele estava certo.
Mesmo o mercadinho do seu bairro que agora aceita pedidos por WhatsApp está utilizando um recurso de e-commerce para as vendas presenciais. É sobre essa junção orgânica que Ma falava e agora toma formas.
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Toda crise também é um ovo que traz novas eras
Há uma crise mundial sem precedentes acontecendo e nós não estamos aqui para desrespeitar de maneira alguma todas as perdas que esses tempos difíceis trouxeram. Nossos corações e nossos sentimentos vão para todos que estão passando por momentos de dificuldade. Isso precisa ser dito.
Entretanto, ao avaliarmos a crise pelo foco sociológico, podemos compará-la com outros momentos de transformação do passado e concluir que a crise também é um ovo: a gestação de um novo tempo.
E nesse novo tempo haverá nossos hábitos, novos consumidores, novas economias e novas maneiras de se conectar. Nesse sentido, as transformações vistas por Ma, que precisariam de mais alguns semestres, foram “forçadas” durante a crise. E agora elas estão à todo vapor.
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Quem se destaca no Novo Varejo
Vamos usar como exemplo mais característico para esse Novo Varejo os shoppings centers. Eles que foram alvo de inúmeras contradições em diversos países. Aqui no Brasil, a rede com mais de 3 mil lojas viu suas vendas presenciais caindo 100%. Chegando até o alarmante número 0.
Mas a empresa não entrou em desespero graças à sua sólida presença online. Seus canais de vendas aumentaram gradativamente, até que ultrapassaram a marca de 500% em suas vendas. Os números foram tais que em um determinado período o canal online chegou a vender 12 vezes mais.
Aí está o Novo Varejo sendo colocado em prática diante dos nossos olhos. Hoje as lojas já podem abrir novamente em diversos Estados brasileiros, sempre claro com restrições focadas na segurança.
Mesmo assim, os estragos foram controlados por uma postura de solidez e transformação diante da nova demanda. É o empreendedorismo que busca meios de garantir a segurança de todos, sem perder de vista também a qualidade financeira.
Parcerias e o crescimento do modelo Market Place
Quando falamos sobre novo varejo, nova economia, nova sociedade, as pessoas podem pensar que essas transformações são versões absolutamente diferentes de tudo o que temos hoje. Que esse “Novo Mundo” será algo que surge da noite para o dia e deixa tudo para trás.
Mas a verdade é que uma plataforma de Market Place já faz parte de um novo varejo e de uma nova economia. São mudanças assim, que estão nos nossos dias, mas que trazem transformações incríveis.
Veja, por exemplo, o WhatsApp. Já percebeu o quanto esse aplicativo mudou a sua forma de se comunicar? Tanto entre contatos pessoais, quanto profissionais. E não se trata de um lançamento “de outro mundo” não é mesmo?
Pois bem, o Novo Varejo existe da mesma forma. Podemos usar inúmeros exemplos: A Magazine Luiza, com a Magalu, já faz parte do Novo Varejo. Os Shoppings que adotaram as compras online com retirada presencial também fazem.
E a sua loja? Como ela se posiciona diante desse Novo Varejo? Quais são as pequenas mudanças que trazem grandes resultados?
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Vamos conversar
Por fim, como eu sempre gosto de terminar, quero lembrar para você que isso não é um monólogo e todo este blog é na verdade um primeiro passo para que possamos conversar mais.
Adoraria saber a sua opinião sobre este e muitos outros assuntos. Afinal de contas, estamos enfrentando diversos desafios em comum e sei que você também busca compreender quais são as próximas tendências.
Sendo assim, entre em contato comigo e vamos marcar uma reunião.
Agradeço a sua leitura e até a próxima publicação.