A tecnologia está mudando a maneira como nos envolvemos com o esporte e ela mudará como nos envolvemos com o varejo
A primeira experiência com o esporte de muitos foi ouvir partidas pelo rádio. Ou então acompanhar os lances pela televisão, de maneira até rústica. Assistíamos as Copas do Mundo e as Olímpiadas com os olhos grudados no televisor em uma espécie de transe.
Se avançarmos algumas décadas veremos que as coisas já não são assim. Imagine o que mudou e qual é o nosso papel agora enquanto estamos entretidos com um programa esportivo na televisão.
Podemos acompanhar as estatísticas em um aplicativo de telefone, interagir com amigos distantes enquanto o jogo rola e até enviar mensagens para equipe de transmissão em tempo real via mídia social.
Dá até mesmo para tentar sentir a vibração da transmissão usando óculos de Realidade Virtual (VR).
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Como a experiência do cliente está se transformando
À medida que experiências são cada vez mais imersivas, o esporte atrai fãs mais ávidos para experimentá-lo ao vivo. E é essa experiência do cliente que está tornando transformando as regras do jogo. As equipes e os clubes esportivos podem conquistar novos torcedores – e novas fontes de receita – por meio do investimento em conexão com os consumidores.
De fato, o Gartner descobriu que 80% das organizações esperam competir principalmente com base na experiência do cliente nos próximos três anos. O que é válido para o esporte, nesse sentido, também é válido para o varejo.
O novo relatório da Capgemini – Tecnologias emergentes no esporte: repensando a experiência dos fãs (fonte) – investiga esse campo e suas descobertas apontam o caminho para novas experiências para fãs de esportes em todo o mundo.
As organizações esportivas têm uma grande oportunidade de aproveitar as crescentes expectativas dos fãs. Até mesmo, na verdade, dos atletas, os clubes podem criar uma experiência de envolvimento unida e personalizada.
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Quais são os números da pesquisa
Especificamente, a pesquisa constatou que tecnologias emergentes, como realidade virtual, inteligência artificial e realidade aumentada, serão fundamentais para definir o futuro da experiência dos fãs de esportes e como eles se envolvem em tempo real.
Por exemplo, o relatório mostra que 69% dos fãs pensam que o uso dessas tecnologias emergentes aprimorou sua experiência geral de visualização, dentro e fora do estádio. De fato, esse número chega a 89% na a Índia.
Quando um fã tem uma boa experiência com a tecnologia dentro ou fora do estádio, ele tem um efeito positivo em termos de envolvimento geral: 56% dos que gostaram da experiência em tecnologia disseram que realmente iriam a mais partidas físicas em suas competições. o estádio do time como resultado e 60% disseram que transmitiriam mais partidas online.
E a receita não deve ser esquecida: 49% dos fãs costumam aumentar seus gastos com mercadorias da equipe após uma boa experiência com tecnologia. Noventa e dois por cento também disseram que aumentaram seus gastos em assinaturas on-line para assistir a partidas.
Além disso, 73% dos fãs ávidos assistem a mais partidas após uma boa experiência tecnológica, em comparação com 50% do restante, e quase três quartos dos fãs ávidos assistem a uma partida no estádio quando seu time favorito está jogando.
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Como atualizar a sua marca
A tecnologia agora é parte integrante de como os fãs consomem esportes. A digitalização do esporte e a experiência dos fãs podem fortalecer o engajamento, criar valor de marca e impulsionar o crescimento da receita. Para adotar e otimizar tecnologias emergentes no esporte, acreditamos que as organizações devem se concentrar em quatro áreas:
- Tranquilizar os fãs sobre o uso de dados pessoais, buscando consentimento sempre que possível sobre o uso das informações. Garantindo a transparência e a proteção dos dados do consumidor e demonstrando o valor que os consumidores têm para a empresa.
- Identificar as necessidades do usuário antes de investir e implementar tecnologias emergentes.
- Converter mais usuários em fãs. Como? Definindo uma experiência digital e oferecendo experiências personalizadas.
- Criando práticas e recursos na transformação da marca. Investindo em uma cultura digital, assim como em habilidades para os colaboradores e compartilhamento cruzado de informações entre organizações esportivas para promover uma maior inovação.
Tudo o que foi dito para o Esporte serve para o Varejo
Percebeu como as quatro dicas são perfeitamente aplicáveis ao universo do varejo? Apesar das duas áreas serem distintas, ainda há uma resistência grande nas lojas e o desejo de que os consumidores sejam “receptores passivos” do que a merca tem a oferecer.
O que queremos dizer com consumidores passivos?
Bem, se um cliente entra na loja e tem exatamente a mesma experiência que outro cliente, então estamos falando de dois consumidores passivos. As lojas precisam compreender o púbico e oferecer a cada um o modo certo de atender.
Afinal, somos pessoas diferentes, com desejos, sensações, objetivos e interesses diferentes.
Uma loja não pode apenas colocar todos os seus compradores dentro da mesma caixa e oferecer um serviço absolutamente impessoal.
Como trazer inovação e personalidade para o seu varejo? A resposta você já sabe, mas não custa nada repetir. Investindo em estratégias de omnichannel. Sim, ampliando seus canais e trazendo a tecnologia para dentro da sua loja.
Quer saber mais sobre varejo? Escalar, formatar, transformar, criar ou apenas trocar experiências? Entre em contato conosco. Nós vivemos o varejo diariamente e para nós será um prazer marcar uma reunião com você.
Muito obrigada pela leitura, até a próxima publicação.