Motivacional 7 estratégias para dar um boost de ânimo nos seus profissionais

Motivacional: 7 estratégias para dar um boost de ânimo nos seus profissionais

A motivação muda tudo. Ela é capaz de melhorar o desempenho das tarefas, aumentar as chances de sucesso de um projeto e traz benefícios até mesmo para a memória de todos os envolvidos. 

Um time motivado é capaz de transformar simples ações do dia a dia em verdadeiras máquinas de resultados positivos.

Entretanto, o seu contrário também é verdadeiro. Sem motivação, até mesmo o projeto mais tranquilo e garantido sofre. Uma equipe desanimada transforma uma venda simples em um martírio.

Hoje eu trouxe uma lista com 7 estratégias incríveis para dar um boost de motivação nos seus colaboradores e manter a energia lá no topo.

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Estabeleça metas depois divida em ações

A primeira coisa que o departamento de gestão precisa fazer é estabelecer metas para os próximos períodos. Mesmo que a empresa observe uma crise se aproximando, o time precisa enxergar uma luz do outro lado.

Imagine que as crises são como a turbulência durante um voo. Todos permanecem tranquilos pois sabem que em algum momento o tremor irá passar e o voo continuará tranquilamente.

Traga essa segurança para o seu time de colaboradores. Dê para eles algo em que acreditar. E o melhor modo de fazer isso é estabelecendo metas.

Agora divida a meta em ações

Metas são ótimas para trazer motivação, mas elas sozinhas não dizem nada. Você precisa garantir que cada objetivo seja dividido em ações menores (e mais fáceis de visualizar).

Veja: Uma meta pode ser algo muito abstrato na cabeça dos colaboradores, dizer “nossa meta é crescer 15% este trimestre” diz muito pouco sobre o caminho necessário até esse resultado. 

Então, o melhor modo de garantir o empenho de todos é certificar-se de que cada objetivo macro está bem representado por diversas ações micro. De preferência, coisas que podem ser feitas diariamente, ou ao longo de uma semana.

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Invista tempo em feedback e foque em acertos

Sua empresa já tem metas, e elas foram divididas em ações? Ótimo. Agora vamos conversar sobre o acompanhamento desses elementos, e para isso nada melhor do que usar o feedback.

Pois, essa é a função de dar um feedback: garantir que os objetivos da empresa estejam sendo cumpridos. 

Um feedback não é uma opinião sobre o trabalho de determinado colaborador. Ele é uma resposta aos trabalhos efetuados por aquele profissional. Então invista tempo em elaborar feedbacks efetivos. Sempre pensando nos objetivos estipulados pela empresa (e nunca em gostos pessoais, ou no ego). 

Feedback deve ser composto primordialmente pelos acertos

Daniel Goleman no livro Foco alerta para a nossa mania em prestar atenção nos erros, e ignorar os acertos. O autor mostra como um time que assiste às partidas apenas focando no que precisa ser mudado tem menores chances de evoluir, do que outra que foca nas partes boas. 

Se o seu feedback for composto apenas de censuras e avisos, seus profissionais vão sofrer mais para desenvolver a naturalidade nas ações do dia a dia. 

Veja: se um colaborador precisa pensar primeiro no que não fazer, antes de avaliar o que precisa ser feito, ele perderá instantes importantes de reação. E ainda vai gastar energia mental.

Por outro lado, se o colaborador se focar apenas no que dá certo, a ação será automática e muito mais natural. Além de tudo, ele utiliza menos energia mental e terá um estoque para utilizar em outras decisões ao longo da jornada de trabalho.

Portanto, use a maior parte dos feedbacks para apontar os acertos. Confie que os erros vão sumir conforme o número de acertos for crescendo.

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Motivacional 7 estratégias para dar um boost de ânimo nos seus profissionais

Comunique-se

Ninguém gosta de trabalhar no escuro. Aquele tipo de gestão cheia de segredos, que guarda as informações cruciais do dia a dia está relegada aos museus. Não há espaço para gestores distantes, frios e impessoais.

O seu time precisa saber das coisas importantes do escritório. Isso serve tanto para as notícias positivas, quanto para as negativas.

Se há uma crise chegando, é seu dever informar. Do meio modo que o piloto avisa a tripulação quando uma turbulência vai começar. Dê para os seus colaboradores a oportunidade de sentar e apertar os cintos. 

Se a sua intenção é garantir que o seu time de profissionais esteja sempre motivado para trabalhar, certifique-se de que eles tenham informações atualizadas sobre as regras do jogo. Esconder uma carta pode parecer benéfico no começo, mas isso sempre vai incorrer em um problema depois. 

Valorize as ações de sucesso

Valorize ações e mostre para as pessoas que toda ação de sucesso importa. 

Há gestores que olham para o crachá de um colaborador, antes de dar valor para uma ação. Como se apenas o time de criativos pudesse trazer uma inovação, ou a equipe de vendas trazer um novo cliente.

Apure o seu olhar para observar as pequenas ações de sucesso do dia a dia que fazem toda a diferença no longo prazo.

O que é uma ação de sucesso? Tudo que seja benéfico para o coletivo e ao mesmo tempo demonstra um esforço extra do profissional. Por exemplo: o atendimento que buscou informações por conta própria e preparou melhor o lead. O vendedor que estudou detalhes técnicos de uma solução antes de solicitar ajuda para a equipe técnica. 

Você saberá o que é uma ação de sucesso quando se deparar com ela. Desde que esteja de olhos atentos em resultados, e não em crachás. 

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Assuma uma postura propositiva e otimista

Toda liderança que preza pela motivação deve ensinar por meio de exemplos. Sendo assim, você deve assumir uma postura propositiva – que enxerga ações, mais do que resultados.

Então, ao se deparar com um dado negativo, observe o que pode ser feito para mudar a situação. Busque alternativas e mantenha um semblante otimista e com disposição.

Atitudes assim vão contagiar todos os colaboradores do seu time e pode ter certeza de que os resultados vão aparecer.

Agora você já sabe como aumentar a motivação dos seus profissionais. 

Espero que o artigo de hoje tenha levantado boas ideias na sua mente.

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Agradeço a leitura e até a próxima. 

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