O artigo de hoje é especial para as empreendedoras e os empreendedores que estão dando os primeiros passos. Quero trazer para você ideias e estratégias sobre como elaborar um bom modelo de negócios e assim ajudar na construção da sua empresa.
Vou explicar quais são os modelos mais comuns de modelos de negócios, como eles são utilizados e também qual é a forma eficaz para desenvolver o seu próprio.
Apesar do artigo estar concentrado em pessoas que ainda não tenham um modelo de negócios, ele também pode ser especialmente eficaz para quem já possui uma empresa.
Será que você não precisa revisar o modelo de negócios do seu empreendimento atual?
Então, sem mais demora. Vamos falar sobre este tema e trazer resultados para a sua empresa o quanto antes. Fique confortável e aproveite a leitura.
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O que é?
O primeiro modelo de negócios foi desenvolvido por Alex Osterwalder e tinha o objetivo de facilitar a visualização e o entendimento de todas as informações que envolvem um negócio.
Ou seja, é a descrição do empreendimento, de maneira visual e sucinta, para organizar todas as ações da organização como um todo.
De lá para cá as estratégias de modelo de negócios mudaram bastante. Há alternativas menos engessadas, mais dinâmicas, e condizentes com os nossos dias modernos.
Tanto que o nome Modelo de Negócios trocou de nome para Plano de Negócios. E embora pareça pouco, essa palavra define bem a nova postura. Hoje você define um plano de ação, não um molde para utilizar em todas as situações.
Este plano de ação pode ser modificado conforme o mercado sofre transformações. Algo que um “modelo” não permite.
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Modelo de Negócios Canvas
Este é o mais comum, aquele desenvolvido por Alexander. No Canvas você vai colocar de maneira visual muitas informações da empresa. São elas:
- Parcerias chave
- Atividades chave
- Oferta de valor
- Relacionamento
- Segmentos de clientes
- Recursos chave
- Canais
- Estrutura de custos
- Fontes de receitas
O modelo mais usado para organizar essas informações é como mostrado na imagem abaixo. Com ele já é possível dar o start em muitos empreendimentos.
Agora vamos aos tipos de negócios, que são:
- Franquia
- Assinatura
- Freemium
- Isca e Anzol
- Marketplace
- Negócios Sociais
- Economia Colaborativa
Vejamos cada um em detalhes
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Franquia
A franquia é fácil de entender e se trata de um modelo bem tradicional no Brasil. Por outro lado, vale frisar que não existe uma definição unificada para franquia, e temos que reforçar que ela é uma modalidade diferente das chamadas empresas Spin-off.
O modelo de franquia mais comum é aquele chamado “Franquia de Negócio Formatado” . Que podemos explicar da seguinte forma:
Franqueador: é detentor da marca, utiliza um sistema de franquias para expandir o negócio, fornece treinamentos e promove a qualidade do serviço do franqueado. Tem os ganhos com base na concessão dos direitos e transferência de conhecimentos.
Franqueado: Adquire o direito de uso da marca ou da patente. Pode explorar comercialmente o que foi desenvolvido pelo franqueador. Ele recebe sempre orientações, tanto para instalação, quanto para operação da sua franquia. Precisa sempre manter a exigência do padrão definido pelo franqueador.
Há inúmeras empresas neste formato: McDonald’s, Chilli Beans, o Boticário, Havaianas, e muitas e muitas outras.
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Assinatura
Simples e fácil de compreender. O modelo por assinatura é baseado em uma contratação. A empresa oferece serviços ou produtos com base em uma quantia mensal recebida. Lembrando que este valor também pode ser trimestral, semestral ou até anual.
É o modelo que está por trás de diversos serviços como: faculdades, Netflix, Sky, Net, serviços de telefonia.
Boa para quem gosta de ter uma previsibilidade dos ganhos e pode oferecer o mesmo serviço sempre.
Freemium
Um modelo de negócios que ganhou força com a expansão dos aplicativos e dos serviços online. O chamado Freemium surge quando a empresa oferece um serviço gratuito (free), mas que pode ser complementado com uma assinatura (Premium).
As principais empresas que operam no sistema Freemium são: Spotify, Deezer, Youtube, entre tantas outras.
Embora o Youtube tente empurrar o serviço de assinatura, hoje ainda é possível fazer bom uso do que é oferecido gratuitamente (ou seja, de forma free). Entretanto, o aumento no número de comerciais durante os vídeos está fazendo com que as pessoas estudem adotar uma assinatura Premium.
Isca e Anzol
Este é um modelo muito interessante. Trata-se de um produto vendido com uma margem baixíssima de lucro. E sendo assim, com preço muito atraente para os consumidores. Contudo, os complementos deste produto são responsáveis pelos ganhos verdadeiros da empresa.
Pense por exemplo na cafeteira Dolce Gusto. Seu valor é relativamente baixo, mas o modelo de negócios é baseado nas cápsulas de café que são vendidas pela empresa.
Isso também acontece com barbeadores e lâminas, até mesmo com aqueles inseticidas para tomadas. Enfim, há inúmeros produtos no mercado que são considerados Iscas e Anzóis.
Marketplace
Também são novidades dos últimos 4 ou 5 anos. Os Marketplaces ganharam espaço com o avanço dos e-commerces. Tratam-se de sites de impérios do comércio digital como: Mercado Livre, Walmart, Americanas.com, Netshoes, etc. Que agora “alugam” espaço online para que outras lojas também possam vender.
Na prática, você pode anunciar o seu produto no site de uma grande marca do e-commerce e contar com todo o marketing e o tráfego gerados por essa grande empresa.
Há critérios para se cadastrar no Market Place e vale lembrar que a empresa menor é responsável por vender e entregar o produto. Ou seja, a grande corporação coloca o nome dela como uma chancela para aquela venda.
Negócios Sociais
Os Negócios Sociais são empresas que buscam mesclar os objetivos corporativos das organizações, com as pautas sociais do dia a dia, como ambientalismo, etc.
Normalmente, as empresas de Negócios Sociais estão focadas em prestar consultorias para outras empresas maiores, que estão preocupadas com as últimas tendências e também têm preocupações com diversas pautas sociais.
E esses foram os modelos de negócios mais comuns hoje do mercado. Qual vai ser o modelo adotado pela sua empresa??
Espero que o artigo de hoje tenha trazido bons insights. Se quiser saber mais sobre o assunto, deixo um convite para você entrar em contato comigo. Adoraria conversar e trocar experiências.
Agradeço a leitura e até a próxima.