Mentoria empresarial é a resposta das empresas para aumentar a inovação e manter a competividade. Com ela, uma corporação é capaz de se atualizar sobre as tendências e não ficar de fora dos lançamentos.
Sei que você já sentiu a velocidade alucinante com que as novas tecnologias vão sendo aplicadas. Também, imagino que você também sinta um gostinho da incerteza sobre o futuro.
Pois saiba que essas duas angústias comuns em empreendedores e profissionais de todas as áreas tem uma cura: mentorias. Sim, hoje vou mostrar como essa solução traz luz na vida de muitas empresas, talentos e pessoas.
Leia também: O que é Digital Storytelling para varejo e como usar?
O que é uma mentoria empresarial?
Gosto sempre de começar trazendo a conceituação dos pontos, para depois podermos falar sobre como eles melhoram a nossa vida.
Bom, mentoria empresarial é um formato de mentorias que tem como foco melhorar o desempenho de gestores, empresários e pessoas em posição de liderança.
Na prática, se trata de um executivo de altíssimo escalão dentro da empresa contar com suportes de mentorias.
Você sabe o que é Marketing Emocional no varejo? Vou explicar
Quais são os tipos de mentorias empresariais
Assim como cada mentorando tem necessidades específicas, cada mentoria é feita sob medida. Contudo, há alguns tipos que podem ser citados, já que aparecem nas grandes corporações e são utilizadas diariamente.
Os tipos de mentorias mais comuns, são:
- Coaching
- Peers by Peers
- “de baixo para cima”
- Focada em projetos específicos
- Orientada à Dados
- Direcionada para serviços relacionais.
Vou explicar elas em detlahes.
Saiba mais: O que é Rollout e por que você está perdendo $ com projetos?
Coaching
O coaching é o tipo de mentoria empresarial que cresceu muito nos últimos 15 anos e ganhou notoriedade. Trata-se de um atendimento que pode ser um-a-um, ou em grupos maiores.
Normalmente, o Coach é um profissional que já tem experiência na área e sabe superar os problemas. Por isso, ele é capaz de, literalmente, treinar seus coachees.
Peers by Peers
Essa também é uma mentoria empresarial antiga, mas que ganhou novo fôlego nos últimos 5 anos.
Trata-se de um processo onde todos os profissionais de uma empresa mentoram uns aos outros. Ou seja, as dicas e os treinamentos são dados pelos colegas de trabalho.
Romero Lab te explica: o que são espaços instagramáveis?
“De baixo para cima”
Uso aspas, pois é preciso entender que não se trata de diminuir os profissionais, mas sim de explicar o conceito.
A mentoria de baixo para cima é feita quando profissionais iniciantes, ou juniores, são mentores de seus chefes.
Essa solução é extremamente recente, mas já tem mostrado bons resultados. Estudos publicados pelo Harvard Business School mostram que gestores mentorados por estagiários possuem melhor capacidade comunicativa e diminui o gap geracional no diálogos.
Além de adquirirem conhecimentos básicos sobre processos que, de outra maneira, eles jamais ficariam sabendo.
Esse tipo de mentoria também leva o nome de “mentoria invertida” ou “mentoria inversa”
Focada em projetos específicos
Como o próprio nome fala, esse tipo de mentoria empresarial tem objetivo de treinar o gestor para lidar com uma missão específica. Pode ser fazer uma palestra, entre outros.
Orientada à Dados
A presença da Big Data está cada vez mais sólida nas empresas, o que gera dúvidas. Como muitos gestores ainda possuem pouco conhecimento sobre este ramo, existem as mentorias focadas apenas para ilustrar conhecimentos de tecnologia da informação e Business Intelligence.
Direcionada para serviços relacionais
Essa mentoria também recebe outros nomes, como “mentoria adjacente”, “mentoria relacional”, e diversos outros.
Basta imaginar que se trata de uma aula sobre um assunto que não tem uma relação indireta com o objetivo final de um projeto.
Por exemplo, Roteiristas, Diretores de Cinema, Diretores de Arte, etc. são conhecidos por participar de mentorias de corte e costuma, arqueirismo, cavalgar, etc. Assim, eles conseguem sentir melhor a realidade dos seus personagens de seus projetos.
No mundo do varejo, seria como um vendedor de uma loja de sapatos fazer mentoria sobre produção em couro, ou produção de solas, por exemplo.
Embora não seja um conhecimento que traga resultados diretos para as habilidades com vendas, ele certamente terá mais referências e melhor repertório.
Uma mentoria enriquece o seu repertório
E agora chegamos em um ponto importante, os impactos de uma mentoria.
Como eu disse no início deste artigo, há estudos sólidos dos mais diversos campos que mostram como as mentorias aceleram os resultados de um gestor.
E se melhoram a vida dos gestores, melhoram a da empresa como um todo.
Por isso, deixo o convite para que você conheça o sistema de mentorias da RomeroLab. Tenho certeza de que poderemos conversar mais sobre crescimento empresarial e as melhores estratégias para você alcançar resultados incríveis na sua empresa.
Agradeço a leitura e até a próxima!