O artigo de hoje é bem direto ao ponto, estou aqui para mostrar como fazer a sua marca ganhar valor aos olhos do cliente, sem precisar investir muito. Hoje nós vamos conversar sobre a importância de percepção de marca. E trazer as novidades neste sentido.
Com certeza você já ouviu falar em Branding. Já deve até ter visto conteúdos sobre diferenciação e neste bojo também aparecia o assunto percepção de marca. Mas tudo isso acaba sempre muito confuso na mente das pessoas.
Portanto, fiz a minha lição de casa, conversei com várias pessoas, pesquisei sobre o assunto e fui buscar nas experiências dos diversos clientes que nós temos as principais dicas para investir em percepção de marca e ganhar destaque no mercado.
São aqueles conselhos certeiros, pesquisados com base na vida dos maiores empreendedores do país.
Então, se você deseja fazer a sua empresa se destacar da concorrência, os próximos 4 minutos de leitura serão um passo importante.
Vamos lá!
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O maior esforço do Branding vem da pesquisa
Alguns especialistas em Branding podem até discordar dessa frase, mas acontece que ela é verdadeira e os resultados estão aí para provar. É como diz o velho ditado chinês: se você quer derrubar a árvore mais rápido, passe o dobro do tempo afiando o machado.
É durante a pesquisa que todas as ações realmente efetivas de Branding e percepção de marca tomam forma. Claro que depois haverão fases de experimentação, amparadas por estratégias de Growth Hacking, por exemplo.
Mas é na pesquisa que os profissionais são capazes de encontrar o solo fértil para a sua marca crescer e prosperar. Ou seja, não faça pouco caso de uma boa Pesquisa de Marca, ela é importantíssima.
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O que é uma pesquisa de Branding?
Há inúmeras maneiras de fazer essa pesquisa, entretanto, os testes mais comuns incluem:
- Avaliação da Lembrança de Marca
- Avaliação da Saúde de Marca
- Teste de Logotipo
- Questionários para clientes
- Teste de Slogan
- Pesquisa de Percepção de Marca
- Pesquisa de rejeição de Marca.
Percebeu? Antes de bater o martelo e levar adiante as estratégias de uma Marca é preciso entender bem como o consumidor está percebendo essa nova empresa.
Quer ver um exemplo prático? Vamos imaginar que em um bairro tradicional um grupo de investidores decidiu abrir uma Barbearia, com cervejaria interna e espaço para tatuagem. O espaço tem aquele ar retrô e todos estão empolgados com o projeto.
Entretanto, ao fazer uma pesquisa de percepção de marca, descobre-se que os potenciais clientes que estão no entorno da barbearia não a veem como retrô. Muito pelo contrário, o Slogan, as luzes, as cores e a fachada passam até um ar chique/moderno.
Notou? Os investidores podem estar pensando em uma coisa, mas se o público estiver percebendo outra, então há uma falha na comunicação.
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Invista em Identidade Visual e Design
Depois da pesquisa de marca é hora de dar um corpo para a personalidade do Branding. E neste sentido, não há investimento mais importante do que aquilo que é visto pelos potenciais clientes.
Você tem que ter toda a Identidade Visual da empresa bem alinhada com o Design Interno dela. Tem mais, lembre-se de que muitas pessoas não vão ler os seus conteúdos e vão apenas bater o olho na cara que tem a sua empresa.
Então, Design é fundamental. Em todos os sentidos.
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Faça uso massivo do Marketing de Conteúdo
Em 2010 um Youtuber de sucesso poderia postar apenas um vídeo por semana, alguns postaram até mesmo por quinzena. Hoje, qualquer produtor de conteúdo que deseja crescer deve fazer postagens diárias, ou no mínimo 3 vezes por semana.
E isso também é verdade para a Percepção de Marca da sua empresa. Se você deseja que os clientes fiquem sabendo da sua existência tem que investir em uma produção de alto volume de Marketing de Conteúdo.
Estou falando de publicações para Blog, postagens nas Redes Sociais e Follow Up das tendências do mercado. Até mesmo responder clientes, ou mandar mensagens para outras empresas (mesmo que concorrentes)
Resumindo: sua empresa tem a obrigação de aparecer com regularidade, caso contrário poderá ser esquecida com muita facilidade pelo público.
Missão Visão Valores são mais do que Banners bonitos
Veja bem, eu sei que você sabe disso. Tenho certeza de que você lê a Missão da sua empresa com os olhos brilhando, de que planeja tudo para atingir a Visão e jamais deixa de lado os Valores.
Mas os seus colaboradores sabem disso? Todos eles?
Missão, Visão e Valores são ferramentas que dão destino para todas as decisões de uma empresa: desde o nascimento. Tais ferramentas são tão importantes que também devem estar presentes no momento da contratação.
E são fundamentais na hora de pensar o plano de cargos dos seus funcionários. Ou seja, um bom profissional é aquele que obtém resultados, um profissional fora do série é aquele que além de trazer os resultados, ainda consegue fazer isso pensando em Missão, Visão e Valores.
Se a sua marca não tiver essas três ferramentas fundamentais para orientar as decisões, o cliente vai notar. Logo, algumas posturas da marca serão contraditórias com aquilo que o consumidor considera correto e todo o seu investimento em Branding se perde.
Mais do que um sonho, mais do que um banner lindo dentro do escritório, Missão, Visão e Valores são essência do Branding. A alma da sua empresa. O guia mestra que leva o time de profissionais até os melhores resultados.
Abrir mão dessas três características é como abrir mão da própria marca.
E essas foram as minhas dicas de hoje para você saber como investir em Percepção de Marca. Sim, eu sei que muito poderia ser dito sobre o assunto, mas acredito que agora você já tem um ótimo ponto de partida.
Quer saber mais sobre Percepção de Marca? Então continue acompanhando o Blog. Estou sempre trazendo novidades e dicas incríveis sobre o universo do empreendedorismo.
Muito obrigada pela leitura e até a próxima.