Tudo o que você precisa saber para despertar a atenção dos seus clientes
Qual é a moeda mais escassa do mundo moderno? Será o dinheiro que está faltando? Ou então são as boas ideias, que custam a aparecer? Errou quem arriscou qualquer uma das duas. O que tem mais valor é a atenção. Dúvida? Faça o teste.
O que todos os comerciais da televisão, todos os vídeos na internet, todos os memes, todos os textos, os sites, as conversas, os prints, os grupos, os e-mails, o que eles estão pedindo constantemente? Estão pedindo a sua atenção.
Ela é valiosa, muito valiosa. E hoje nós vamos conversar sobre como você pode despertar o interesse dos seus clientes. São ideias para chamar atenção deles. E claro, como sabemos que o seu tempo é valioso e a sua atenção disputada, faremos isso em menos de 5 minutos.
Então, sem demora. Vamos lá.
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Faça promoções
Vamos pensar nas questões que fazem os olhos dos clientes saltarem, vejamos. Enumere algumas coisas que você tem certeza de que os clientes amam: brindes, produtos novos, preços baixos, certo? Ou seja, promoções.
Você pode criar ofertas e promoções que envolvam os três itens citados acima. Logo, você é capaz de pegar tudo aquilo que os clientes mais amam e criar uma estratégia que irá despertar o interesse de todos.
Então já sabe, aproveite o lançamento de um produto novo para colocar aquele preço bem atrativo e distribua um belo brinde junto com a venda. Pode apostar, essa estratégia irá fazer com que os consumidores fiquem bem atentos.
Arrase na sua vitrine
Dica voltada principalmente para as lojas de shopping, mas que pode ser considerada para todos os estabelecimentos do varejo, sejam de rua, quiosques, enfim, não há contra indicações para esse tema.
Sua vitrine, como ela está? Quando você olha para a vitrine da loja quais são os principais sentimentos que surgem? Essa pergunta é muito importante, pois, afinal, os sentimentos fazem parte da jornada de compra de qualquer cliente.
Portanto, ao elaborar a organização da sua vitrine lembre-se de manter o foco nos sentimentos que esse design deverá suscitar nos clientes. Apele para as sensações, escolha os itens com base nos desejos que o cliente poderá ter, e aí a vitrine ficará perfeita.
Desenvolva a identidade da marca
E se nós propomos que você faça mais uma lista mental, agora você deve imaginar 10 marcas do varejo que cresceram nos últimos anos. Não importa o tipo da marca, se são roupas e vestuários, se é de alimentação, se é uma loja de brindes.
Pensou nas 10 marcas que cresceram muito? Pois bem, o que todas elas têm em comum? Você já deve saber a resposta. Todas as marcas que se desenvolveram nos últimos anos possuem uma identidade muito bem definida.
Os processos de branding são um tanto complexos para que nós possamos resumir em apenas uma dica, contudo, que você perceba a importância dessa tendência e de como ela está mudando o jogo no varejo. Desenvolva o seu branding e a marca irá despertar a atenção dos clientes.
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Foque na identidade visual
O branding trata de questões conceituais, sobre gestão, estruturação e organização de uma marca. Ele fala sobre como direcionar e tomar decisões. Por outro lado, você deve notar que a identidade visual é tão importante quanto o branding bem desenvolvido. Veja só o motivo.
Os clientes entram em contato por meio da identidade visual da sua marca. Muito antes deles conhecerem a personalidade dela (o branding), eles já sabem como ela é esteticamente. Sendo assim, foco total na identidade visual.
Garanta que o design de interiores das suas lojas seja perfeito, cuide da fachada, atenção redobrada à vitrine, muita concentração na escola do logo e das cores. Enfim, tudo o que for visual deve ser tratado com muito cuidado. A identidade visual será responsável pelas primeiras impressões. E sim, elas ficam nos clientes.
Saiba abrir mão do excesso
O excesso de itens e informações em uma loja está entre os erros mais comuns que os lojistas cometem. Pense com os olhos do cliente, se você entrar em uma loja que está apinhada de produtos, informações, cores, luzes e cheiros, perderá o foco e irá sair sem comprar nada.
Para chamar a atenção dos clientes você deve manter em mente que não é preciso gritar, ou apelar para cores e estratégias absurdas. Clientes odeiam quando as lojas ficam confusas e pedem desesperadamente por atenção.
Nós sabemos que você tem aí na memória as lembranças daquelas lojas com som muito alto e uma pessoa, vestida de palhaço, usando um microfone no volume máximo para despertar o interesse dos outros. Aqui vai uma pergunta, você quer ser essa loja? Não use estratégias assim, acredite, elas não valem o investimento.
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Busque referências
Estamos no final do nosso artigo sobre ideias para chamar a atenção dos clientes. Como dicas finais podemos falar sobre a busca de referências e em como encontrar inspirações poderá fazer bem para a sua loja como um todo.
Inspirar-se não é copiar. Quando falamos sobre buscar referências estamos falando sobre descobrir o que funciona eo que não funciona no mercado, para poder utilizar algumas soluções na sua loja.
Trata-se de desenvolver a sua marca, o seu branding, com base em exemplos de sucesso. Inspiração atua como uma corda que te puxa para cima. A cópia é um atalho, percorrido pelos preguiçosos, e invariavelmente te levará à lugar algum.
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Converse com profissionais
Por fim, se quiser encontrar as melhores soluções sobre como chamar atenção de clientes, além de dicas arrasadoras para desenvolver a sua marca, converse com profissionais do mercado.
Fale com designers, arquitetos, lojistas, especialistas em branding, enfim, troque cartões, busque contatos, aperte algumas mãos, distribua sorrisos. Temos certeza de que com uma ligação você é capaz encontrar uma solução para dobrar as suas vendas.
Gostou das nossas dicas, ficou com dúvidas ou gostaria de saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco.
Somos especialistas em design para varejo. Será um prazer dividir com você tudo o que sabemos sobre o assunto.