Halloween é comemorado no dia 31 de Outubro, lá nos EUA, entretanto, a data também se tornou importante para o varejo brasileiro. Nos últimos anos, dados apresentados pelo Portal Brasil mostram que este dia vem cada vez mais marcando presença nas compras.
E a pergunta é: por quê?
Será que se trata de um feriado internacionalizado que nós importamos? Assim como acontece com a forma mais tradicional do Natal. Ou será que estamos diante apenas de uma tendência que logo perderá força?
Pois é sobre essa pergunta que nós nos debruçamos e vamos responder no artigo de hoje.
Tem mais, não é exagero dizer que entender o Halloween é entender o consumidor moderno.
Por isso, se você deseja saber como esse feriado dominou o Brasil. Este artigo pode trazer algumas respostas.
Leia também: O que é Digital Storytelling para varejo e como usar?
Como surgiu o Halloween no Brasil?
Para entender como surgiu o Halloween no Brasil primeiro temos que conversar sobre um tipo de influência dos países chamado soft power.
Soft Power (ou “poder soft”, “poder indireto, sensível”) é o nome dado para as estratégias dos países (ou das empresas) que desejam ganhar reconhecimento. Embora não façam uma demonstração clara de poder.
Por exemplo, fazer um desfile militar nas ruas é chamado hard power. O Poder Duro. Quando o país demonstra sua força por meio de uma apresentação direta.
Já o soft power está nas músicas, no cinema, nas produções artísticas.
Você sabe o que é Marketing Emocional no varejo? Vou explicar
EUA é perito em Soft Power
Desde o final da Segunda Guerra Mundial e começo da Guerra Fria, os EUA observaram que a sua influência mundial deveria ir além do puro poder militar. Por isso, o país investiu pesado em produções de filmes, músicas e toda e qualquer espécie de ferramenta de soft power que pudesse contar.
Isso inclui a propaganda e a publicidade.
Resultado? Inúmeros países adotaram a maneira como os Estadunidenses festejavam certos eventos do ano. Influenciados pelos filmes e pelas séries, estes países foram logo absorveram o American way of life.
Daí, nasce o Halloween no Brasil. Um feriado tipicamente Norte Americano que foi internacionalizado graças aos esforços de Soft Power do país. Outro bom exemplo moderno são as novelas Coreanas. Uma estratégia de Soft Power da Coréia do Sul.
Romero Lab te explica: o que são espaços instagramáveis?
Dia do Saci Pererê x Dia do Halloween: datas inimigas?
Entretanto, a data 31 de outubro, no Brasil, já tinha dono: Dia do Saci Pererê. O personagem mais famoso do nosso folclore.
Contudo, por se tratar de uma festividade regional. Fora dos grandes centros urbanos. A data acabou perdendo força para a versão americana do Halloween – é bom reforçar que nem mesmo o Halloween é 100% Norte Americano. Trata-se de uma festividade que tem suas origens em ritos pagãos pré-colonização das Américas.
Aqui no Brasil, os dois dias foram escolhidos por fatias diferentes da população para servirem como reflexo de disputas ideológicas.
Entretanto, cada vez mais o Halloween cai nos gostos da população brasileira e é certo que a data se manterá crescendo pelos próximos anos.
Por que não existe problema em comemorar o Halloween no Brasil?
A Noite do Dia das Bruxas é escolhida como a data para a manifestação e expurgação de todo o mal do mundo. Diz-se que nela, fantasmas e criaturas de outros mundos têm a oportunidade de caminhar sobre a Terra uma vez mais.
Neste sentido, haveria problema em festejar essa data da mesma maneira que qualquer outra. Afinal de contas, pouquíssimos eventos do nosso calendário são 100% nacionais.
Como vivemos em um país fundado por colonizadores. A realidade é que todas as nossas festividades são importadas, seja de um local, ou de outro. Portanto, não há vergonha alguma em adotar o Halloween na sua vida.
Mas, ele é grande coisa? A resposta é um sonoro: SIM!
Dicas de como utilizar as datas comemorativas no seu varejo
Desde a internacionalização das redes sociais, passando pelo crescimento espôntaneo de redes com imagens como o Instagram e o Tik Tok, o Halloween cresceu muito como movimento cultural.
Nos últimos 5 anos, estima-se que a data já seja responsável por aumento nas vendas em todos os setores do varejo. Tem mais, esse número também é positivo para o setor de eventos, viagens e até o setor de motéis e sex shops.
Ou seja, o Halloween é um evento cultural que aquece as vendas e foi bem absorvido pelo cenário nacional.
E para aproveitar a data você não precisa fazer nada de muito especial.
Faça uma decoração incrível, cuide para que o seu varejo esteja com o espírito de Halloween e boas vendas.
Abrace a data, assim como ela se encaixou aos nossos costumes festivos.
Quer ainda mais novidades sobre varejo?
Nós temos uma Newsletter super especial com tudo o que está rolando no varejo. Clique aqui e inscreva-se já.
Agradecemos a leitura e até a próxima!