Growth Hacking Estratégia de sucesso que pode ser usada por lojistas

Growth Hacking: Estratégia de sucesso que pode ser usada por lojistas

Hoje eu trouxe para você uma novidade do mercado empreendedor que pode ser usada por todos que desejam crescer e expandir: estou falando do Growth Hacking. Essa forma de pensar é responsável por uma verdadeira revolução e eu vou explicar as razões. E também como utilizá-la.

Então, já que estamos falando de crescimento acelerado. Vamos direto para o artigo. As lições que vou apresentar hoje mudaram a minha vida profissional e tenho certeza de que mudarão a sua também.

Vem ver de perto!

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O que é Growth Hacking e como pode ser usado no varejo?

Para começar, Growth Hacking é visto erroneamente como uma metodologia, ou uma grande ideia inovadora. Na verdade, ele se trata de uma maneira de pensar. Exatamente como o Design Thinking.

Ou seja, embora algumas práticas estejam associadas ao modo do Growth Hacker (profissional que trabalha com Growth Hacking), não significa que exista um manual. Apenas orientações para tomar decisões focadas em objetivos claros. 

Sua aplicação no varejo serve para mostrar como as lojas podem se adaptar aos novos tempos e continuar crescendo. Muito por conta da velocidade com que o Growth Hacking resolve problemas. 

No próximo item você vai entender exatamente do que eu estou falando. 

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Qual é a forma de pensar do Growth Hacking?

Então, se essa tendência não é uma metodologia, como ela funciona? Basicamente, incorporando no dia a dia a maneira de pensar Growth. Orientada por 5 estratégias:

  • Focar os esforços no principal problema da empresa
  • Pensar em melhorias para esse problema priorizando as melhores ideias
  • Fazer um teste o mais rápido possível para validar ou descartar uma solução
  • Registrar os sucessos e os insucessos para garantir o aprendizado
  • Iniciar um novo processo com base nos dados coletados no último teste

Vamos pensar em um exemplo prático:

A sua loja teve uma queda nas vendas das calças jeans, e hoje ninguém sabe dizer as razões. Os preços estão os mesmos, a organização da loja permanece igual. Nada mudou, as vendas apenas caíram. Vamos aplicar o pensamento Growth Hacker agora:

  • Problema: queda das vendas nas calças;
  • Melhorias: oferecer descontos, mudar o design da loja, substituir as peças por outras mais baratas para atrair clientes, abrir mão das calças jenas e investir em produtos que estão em alta… Todas essas ideias são produzidas durante um Brainstorm, uma delas precisa ser selecionada.;
  • O mais rápido possível você vai colocar a mais viável em prática: oferecer descontos; 
  • Depois é hora de quantificar os resultados obtidos com a solução: as vendas aumentaram em 2%, ainda é pouco
  • No último passo, o que deu certo com a estratégia anterior será mantido e uma nova ideia será testada, agora junto com os descontos nós também vamos mudar o layout da loja para deixar as calças mais atrativas…

E assim o ciclo segue.

Nota importantíssima: é de extrema importância que você seja capaz de quantificar o impacto causado por cada ação. Por esse motivo o Growth Hacking atua com métricas e dados precisos. 

Você não está dando tiros no escuro, mas buscando a maneira mais eficaz de resolver um problema. Sempre de maneira prática, dinâmica e orientada à resultados. 

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Growth Hacking Estratégia de sucesso que pode ser usada por lojistas

3 premissas do Growth Hacking

Por ser uma maneira de pensar o Growth pode ser utilizado de diferentes maneiras, contudo, ele é orientado sempre por três premissas, para garantir que as estratégias elaboradas estejam dentro de um parâmetro. 

As premissas são:

  • Crescer
  • Métrica norte
  • Experimentos

Agora deixa eu conversar sobre elas em detalhes com você.

Crescer

É o objetivo principal do Growth Hacking, sem o desejo por crescimento não há razões para colocar em prática as outras duas. Perceba que crescer abre novas possibilidades para fazer ainda mais testes e desenvolver ainda mais soluções. 

Então, o foco em crescimento vem em primeiro lugar. Mas crescer em qual direção? Por isso vou mostrar a segunda premissa. 

Métrica norte

Crescer por si só não significa nada. Uma loja pode aumentar o número de clientes infinitamente, mas se ela não tiver meios para suprir essa demanda será um crescimento ilusório. 

Por essa razão, o Growth também conta com a métrica norte. Você precisa saber qual é a direção desejada do crescimento. 

Isso pode mudar ao longo do tempo, contanto que sempre exista outra métrica norte para orientar as ações. No nosso exemplo a métrica norte era simplesmente “vender mais calças jeans”. 

Lembre-se: sem uma métrica norte jamais vai existir o crescimento. 

Experimentos

Terceira premissa do Growth Hacking e também aquela que encontra maior resistência nas empresas: experimentar. 

Nada no Growth Hacking é permanente e todas as coisas têm o objetivo de trazer crescimento são orientadas pela métrica norte. Portanto, não existe “o velho jeito de fazer as coisas”.

Um site lindo e bonito, mas que não converte mas tantos clientes, deve ser substituído por outro. Um roteiro de vendas por telefone que já funcionou maravilhosamente um dia terá que ser substituído por uma versão mais moderna e eficiente.

Mais uma vez é bom dizer: nada é permanente no Growth Hacking. Mudanças são necessárias e serão feitas.

Mas não se assuste. Todas as mudanças são orientadas pelos resultados. Ou seja, o que está funcionando bem continuará no seu lugar. A mentalidade Growth se livra apenas do peso morto – ações e processos que já não fazem sentido e estão interferindo nos resultados.

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Agora é a sua vez de crescer Varejista

Muito bem, agora que você já sabe o que é Growth Hacking, que tal colocar essa estratégia em prática no seu varejo? Tenho certeza de que os processos ficarão muito mais ágeis e orientados a resultados.

Espero que o artigo de hoje tenha levantado boas ideias na sua mente.

Se você quiser conhecer mais tendências sobre empreendedorismo continue acompanhando o Blog. Estou sempre trazendo dicas e novidades de grande impacto para meus leitores.

Agradeço a sua companhia e até a próxima!

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