Agora chegamos no momento do ano onde os lojistas estão tentando a adivinhar o que passa na cabeça dos clientes, será que estes querem gastar já em outubro, ou vão esperar a Black Friday?
Tem mais, também é preciso entender o que o mercado de consumo em si pensa da Black Friday. Já que este é um período tão aguardado no ano, mas que acabou gerando frustrações, sobretudo em 2018 e 2019.
Pois bem, é sobre estes assuntos que eu quero conversar com você. Vamos avaliar o que podemos esperar da Black Friday 2022 (e das próximas Black Fridays) e também entender o que o cliente pensa de verdade sobre este assunto.
Vem comigo!
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Black Friday não é sinônimo de economia no Brasil
A verdade é que o espírito da Black Friday como deveria ser não está presente na maneira como o mercado brasileiro se comporta nessa data. Se nos EUA o período é utilizado para renovar o estoque, queimar as peças antigas e abrir espaço para o que vem no Natal e no Ano-Novo.
Aqui no Brasil a coisa muda de figura.
A Black Friday ficou conhecida como um período onde já melhores oportunidades para compras. Como descontos mais agressivos em determinados produtos, ou então estoques renovados com preços acessíveis.
Mas ela não é a data da economia em si. Ela é a data que abre oportunidades. Ligadas às oportunidades de financiamento ou melhores condições de pagamento.
É o que diz o estudo publicado pelo portal Meio & Mensagem. Nele, foram avaliadas mais de 50 lojas do grande varejo. O que constatou:
- A flutuação de preços durante a Black Friday é de apenas 25% do valor total
- O grande embalo das compras está muito mais ligado às opções de pagamentos e as facilidades para crédito, comuns no período
- Os clientes fazem compras focadas em eletrônicos e eletrodomésticos. Deixando itens de vestuário, e outros, para as demais épocas do ano.
Um desconto de 25% parece atraente, e sem dúvida é, mas não condiz com o espírito da Black Friday. Nos EUA, algumas lojas trabalham com descontos de até 85%. O valor pode chegar a 100% se considerarmos os cupons e packs promocionais.
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Mas, por que o Brasileiro gosta tanto da Black Friday?
Ok, se os descontos não são o nosso forte, o que traz as pessoas para dentro das lojas? Para responder essa pergunta temos que investigar o comportamento de consumo das pessoas durante as datas especiais.
Fato é: datas especiais geram conexão e interesse nos consumidores. Tem mais, o aumento do fluxo de comerciais, propagandas e conteúdos patrocinados nas redes sociais, faz com que seja criada a mística da Black Friday.
Ou seja, podemos dizer que o consumidor deseja comprar, mesmo que as vantagens sejam modestas.
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Invisto agora ou espero a Black Friday?
Agora vem a dúvida fundamental: será que o lojista precisa investir as suas fichas no Halloween, ou ele pode esperar a Black Friday? E aí a resposta irá depender do perfil de vendas de cada loja. Também do que você tem preparado para a Black.
Vamos lá.
Grandes lojas do varejo possuem planejamentos específicos para a Black Friday que envolvem vantagens palpáveis, como: promoções, lançamentos especiais, renovação dos estoques, oportunidades únicas, etc.
Neste caso, o planejamento em volta da Black Friday garante que o evento seja um sucesso. Por todos os motivos que apontamos anteriormente.
Por outro lado, lojas que não possuem uma estratégia específica para a Black Friday, podem muito bem fazer uso do Halloween e outras datas como impulsionadores. Podem até mesmo antecipar as promoções e fazer um esquenta Black Friday.
Se a palavra de ordem é se distanciar da concorrência, e durante a Black Friday a loja sabe que não terá munição o bastante para vencer as promoções das lojas maiores, investir em uma estratégia prévia pode ser a solução para conquistar os clientes mais ansiosos.
Mas, ele é grande coisa? A resposta é um sonoro: SIM!
O que o brasileiro espera da Black Friday para os próximos anos?
O brasileiro está reticente quanto ao que esperar da Black Friday para os próximos anos. A verdade é que ninguém tem 100% de segurança no cenário econômico do país e o momento é de espera.
Como virar essa chavinha? Trazendo o espírito da Black Friday para dentro do seu varejo.
O consumidor deseja oportunidades. Ele só não sabe onde encontrá-las.
Então, a dica que eu posso te dar é essa: valorize o momento. Tenha um planejamento interessante para ser capaz de oferecer ao seu cliente uma promoção de verdade.
Após romper a barreira da desconfiança, seus consumidores certamente estarão muito mais antenados com o que você tem a oferecer.
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Agradeço a leitura e até a próxima!