Tudo sobre estratégias de vendas para supermercados.
Como estão as suas vendas? Será que você está batendo todas as metas que planejou para o semestre? Hoje nós vamos apresentar uma lista simples e prática de estratégias que você pode adotar para potencializar as suas vendas.
Sabemos que o seu tempo é muito disputado, portanto, vamos iniciar o artigo sem demora. Boa leitura!
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Atente-se ao comportamento do consumidor
Se você deseja desenvolver estratégias de vendas para supermercados então deve saber como se comporta o consumidor nesses locais. Quão são os pontos preferidos dos clientes, os produtos com mais saída, entre muitas análises do tipo.
Quando pedimos para que você mantenha atenção ao comportamento do consumidor, é preciso frisar que se trata de uma atenção direcionada, com objetivos claros e bem estabelecidos.
Converse com os seus colaboradores e peça para que eles descubram informações específicas do comportamento dos consumidores: produtos de maior sucesso, locais em que os consumidores passam mais tempo pensando antes de retirar um produto da prateleira, produtos em que o consumidor compra por impulso, etc.
Com todas essas informações você será capaz de analisar melhor quais medidas precisam da sua atenção.
Transforme o layout da loja
Após analisar o comportamento do consumidor, chegou o momento de reconfigurar o supermercado para que ele acompanhe as soluções encontradas na etapa anterior. Calma, nós vamos explicar em detalhes.
Bem, depois de descobrir quais são os pontos preferidos dos clientes dentro do supermercado, chegou o momento de reconfigurar o layout para valorizar esses pontos, não é mesmo? Considere essa dica como limpar a casa. Deixando tudo organizado para receber as visitas.
Aqui nós não estamos falando de uma transformação completa, nem de reformas, nada disso. Estamos reforçando a importância que um layout bem organizado pode ter para o comportamento de compra de um cliente. Falaremos de arquitetura adiante.
Inove para fidelizar os clientes
Se o seu supermercado fizer exatamente o mesmo que a concorrência, então dificilmente vocês terão qualquer destaque dentro do cenário nacional. Essa é uma das maiores verdades que alguém poderia lhes dizer.
Portanto, vocês desejam crescer, então precisam fazer algo que seja um destaque. Aquele passo extra que ainda não foi dado pela concorrência. Sabe? Encontrar um local em que a sua marca possa se diferenciar de todas as outras.
Sim, sabemos o que você está pensando “falar é fácil, difícil é fazer”. Mas, quem foi que disse que precisaria ser fácil? Sabe como conseguir distanciar-se da concorrência? Lendo, estudando e obtendo as melhores informações do mercado. Neste sentido, você já está fazendo agora mesmo.
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Tenha ofertas exclusivas
Uma ótima forma de atingir a exclusividade de marca apresentada no item anterior é colocar as ofertas dentro da sua loja. Entre as estratégias de vendas para supermercados certamente estão as ofertas exclusivas. Veja só como utilizá-las.
Antes de mais nada, pense em cada oferta não apenas como uma troca entre a sua marca e o cliente. Vá além do valor intrínseco de cada produto, vamos esmiuçar. Não pense que um produto que vale R$ 10, sendo vendido por R$ 7, representa uma perda ao mercado.
Muito pelo contrário, na verdade, trata-se e uma situação completamente diferente. Considere que você está investindo R$ 3 na sua relação com os clientes. Isso mesmo, relação essa que será muito bem aproveitada quando eles (os clientes) falarem bem do seu mercado.
Ofereça somente soluções completas
Veja bem, quem abre aos domingos para vender carne, também precisa vender o sal grosso. Quem vende o sal, também precisa vender carvão. Quem vende o carvão, também deve vender os espetos. E já que estamos vendendo espetos, que também vendamos uma churrasqueira.
Compreendeu o que essa dica quer dizer?
Claro que cada loja e cada supermercado dependerá do tamanho do investimento e da disponibilidade de espaço para a exposição dos produtos. Contudo, tenha sempre em mente que: qualquer solução não entregue completamente pela sua loja, será procurada em outro lugar.
Ofereça as soluções completas e você estará com uma das melhores estratégias de vendas para supermercados.
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Invista em brindes
Quem não ama receber presentes? Todos nós amamos, inclusive, algumas datas durante o ano são desculpas justamente para essa troca de presentes tão agradável. E as lojas e os supermercados precisam participar dessa tendência, ou ficarão para trás.
Seus clientes amam brindes, simples assim. Tenha o cuidado de criar promoções com a distribuição de brindes. Seja por pontos (com a gamificação), ou então sorteios, promoções pontuais de calendário, não importa. O importante é garantir a distribuição de brindes.
Mas, se vale uma opinião extra sobre esse tópico. A gamificação tem funcionado muito bem. Sabe como ela funciona? Seus clientes ganham uma cartela que vão preenchendo conforme compram os produtos da sua loja, após uma certa quantia eles são presenteados com brindes.
Esse modelo de promoção tem dado melhores resultados do que os tipos por sorteio. Já que muitos clientes não entram em sorteios, pois não gostam de jogos de sorte e azar. Por outro lado, na gamificação cria-se uma promoção por merecimento. O jogo muda completamente.
Acredite na arquitetura
Chegamos nela, a arquitetura. Alma de qualquer loja ou supermercado. Sem a arquitetura nada faria sentido, pois, só ela é capaz de compreender os hábitos das pessoas que frequentam o local e, com essas informações, agir para encontrar soluções funcionais.
Lembrando que quando nós falamos de arquitetura estamos na verdade nos referindo à uma porção de termos e disciplinas que fazem parte desse universo. Um exemplo claro está no design de interiores.
Pense nas maiores lojas que você conhece, nos grandes mercados, nas melhores marcas do varejo. Agora considere essas lojas sem um cuidado apurado do design de interiores. Será que elas iriam funcionar?
Será que aquela grande marca de jeans seria a mesma sem um design de interiores tão trabalhado?
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Sendo assim, cuide para que a arquitetura do seu supermercado – e com ela, o design de interiores – seja feito da melhor maneira possível. Aqui está uma das principais estratégias de vendas para supermercados.
Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas.
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