A estratégia de notificação por SMS (ou WhatsApp) soa aos ouvidos de muitos empreendedores como uma forma invasiva de comunicação. Já outros sabem da força que essa forma de comunicação tem e usam em seu favor.
Mas o que dizem os clientes? Será que eles gostam das notificações?
Nós buscamos as informações sobre esse assunto e descobrimos dados importantes sobre o comportamento do consumidor para esse segundo semestre de 2020. E é sobre isso que o nosso artigo de hoje irá tratar.
Como criar uma comunicação eficiente com o seu público, sem intervenções exageradas ou alternativas invasivas. Mas que ao mesmo tempo garanta a presença da sua marca no topo da mente do seu cliente.
Bem, esse é um desafio e tanto, contudo, empreender é superar desafios um dia atrás do outro.
Então, fique confortável aproveite a leitura!
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Como funciona a nova jornada de compra dos consumidores
Com o constante crescimento no número de reaberturas das lojas e dos estabelecimentos comerciais impulsionados pela suspensão ou não prorrogação dos decretos de fechamento e distanciamento social, estudos de geolocalização estão sendo implementados para descobrir como se comporta o cliente atualmente.
Esses estudos acompanham toda a jornada de compra do consumidor: do planejamento à aquisição. Também visa mostrar a influência do fluxo de clientes nas lojas físicas e e-commerces respectivamente.
Trata-se de uma sondagem para trazer informações sobre a percepção dos clientes e quão dispostos eles estão para retomar os hábitos de compras.
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Veja os números
Em uma pesquisa realizada entre os dias 08 e 10 de junho, com pessoas de todas as regiões do Brasil. Os entrevistados que estavam perto da faixa dos 30 aos 49 anos (65%), e com maior participação do público feminino (56,7%) mostrou que: embora as medidas de flexibilização adotadas pelos Estados e Municípios estejam em voga, ou seja, a retomada das atividades. A verdade é que 62,6% dos entrevistados acreditam que o retorno à “normalidade” acontecerá somente no ano que vem.
Contudo, se falamos sobre a retomada de uma rotina normal de consumo, esse cliente dá demonstrações de que deseja voltar às lojas e aos centros de compras, mas irá misturar suas estratégias de compras.
O levantamento mostrou que 78% das pessoas gostaria de receber notificações (push) com informações sobre a reabertura de lojas. Esse número também é válido para as ofertas e os preços especiais por ocasião.
Ou seja, os clientes querem receber as notificações em seus smartphones. Quase 80% das pessoas não se importam se essa notificação vier acompanhada de uma propaganda, desde que seja benéfica para ela.
Os números do ano passado jamais chegariam perto dos 80%.
Contudo, 33,5% querem que as lojas estejam completamente adaptadas e sigam as medidas sanitárias. Com grande foco na fiscalização interna do uso de máscaras, e também oferta de álcool em gel e higienização de ambientes.
Esse número também foi irredutível e afirmou que não compraria em um estabelecimento caso a loja estivesse fora dos padrões de segurança recomendados.
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Quais são os produtos que mais fazem falta ao consumidor
Quando questionados sobre os produtos que mais sentem falta de comprar nas lojas físicas, 25% dos entrevistados disseram que são os itens de vestuário. E por essa razão as grandes lojas de departamento como Renner e Riachuelo ficaram entre as cinco mais mencionadas.
Essa tendência também está presente quando foram questionados sobre os desejos em relação às promoções e a abertura para receber notificações por SMS ou mensagem de WhatsApp: os mesmos 25% disseram que adorariam receber mensagens com promoções para vestuário.
E o varejo eletrônico?
Por fim, a pesquisa também avaliou qual é a postura do consumidor diante do varejo eletrônico e se ele deseja abrir mão das soluções online com a retomada das lojas físicas.
Descobriu-se que para 58,3% dos entrevistados não há razões práticas para trocar as compras online pelas lojas físicas, apenas em razão da reabertura.
Para esses consumidores a bola da vez é o preço e a comodidade. Se os valores online continuarem mais atraentes então eles continuarão fazendo as suas compras por meio do e-commerce.
Já os outros 41,7% dos entrevistados disseram que preferem comprar roupas em lojas presenciais, pois gostam de experimentar vários modelos. Entretanto, esses entrevistados se dizem preocupados quanto às estratégias de higienização das peças (já que muitas pessoas provarão as mesmas roupas) e se dizem reticentes quanto ao retorno.
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Nossa conclusão sobre os dados e o uso das notificações
A boa notícia é que os consumidores estão mais receptivos quanto às notificações e as mensagens de WhatsApp. Se em 2019 essas estratégias eram vistas por uma grande parcela do público consumidor como algo impróprio, hoje esse mesmo consumidor recebe de bom grado as novidades.
Contudo, como vimos, os consumidores querem segurança, seriedade no trato com o público e garantias de que a sua presença na loja física não acarretará em risco para a saúde.
No geral, o empreendedor do varejo encontra motivos para se animar, pois há uma retomada e um público carente por soluções. A empresa que for capaz de desenvolver estratégias visando sanar todos esses problemas certamente irá ganhar uma grande parcela dos consumidores.
Leia em seguida: Delivery ou E-commerce? Qual é a melhor estratégia para o seu varejo
Vamos conversar
Por fim, como eu sempre gosto de terminar, quero lembrar para você que isso não é um monólogo e todo este blog é na verdade um primeiro passo para que possamos conversar mais.
Adoraria saber a sua opinião sobre este e muitos outros assuntos. Afinal de contas, estamos enfrentando diversos desafios em comum e sei que você também busca compreender quais são as próximas tendências.
Sendo assim, entre em contato comigo e vamos marcar uma reunião.
Agradeço a sua leitura e até a próxima publicação.