Entenda a cabeça da Geração Z 5 dicas para arrasar

Entenda a cabeça da Geração Z: 5 dicas para arrasar

Vamos lá para uma novidade nem tão nova assim, pessoas nascidas no ano 2000 agora já estão economicamente ativas e são consumidoras vorazes de diversos produtos e verdadeiras construtoras de tendências. Então, como entender a cabeça da Geração Z e arrasar?

É isso o que este artigo se propõe a ensinar.

Todas essas dicas que eu vou colocar aqui foram pesquisadas e descobertas em diversos estudos feitos com a geração Z. Tem mais, também são fruto da minha experiência e da experiência de muitos clientes no varejo (e no e-commerce).

Então, vem comigo. Que temos muito o que falar sobre a Gen.Z.

Leia também: O que é Digital Storytelling para varejo e como usar?

Quer vender para geração Z? Comece aqui!

Primeiramente, entenda que a Geração Z preza pela valorização da individualidade.

Querem conversas personalizadas e sentir que um conteúdo foi feito especialmente para eles. Prezam a Comunidade e almejam se sentir partes de grupos.

A experiência que sua marca está oferecendo precisa criar esses dois ambientes: o da valorização do indivíduo e o da valorização do grupo em que este indivíduo está inserido.

Outro ponto importante são os valores da sua marca.

A Geração Z quer entendê-los e, mais importante do que isso, quer se identificar com eles e partilhar dos mesmos valores.

Estamos falando de uma geração que nunca esteve tão envolvida com movimentos sociais e com o conteúdo digital.

Esteja onde eles estão. Isso vale para redes sociais, eventos, plataformas… você precisa criar experiências e estar presente na rotina dessa pessoa.

Seu conteúdo precisa ser interessante o suficiente para que ele compartilhe com outros amigos.

Conte uma boa história, genuína, mostre que sua empresa é muito mais que apenas um produto, ele representa um estilo de vida.

Entenda quem é o que eles consomem e use isso a seu favor

Se um influencer tem um grande alcance dentro do nicho que interessa a sua empresa, por exemplo, por que não pensar sobre uma parceria paga com essa pessoa?

A Geração Z é uma geração que vê influencers como amigos — e confia no que essa pessoa está consumindo e indicando.

Esteja nos sites que eles acessam, contribua com influencers que conversem com eles. É essencial falar a mesma língua da Geração Z se você quer vender para ela.

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Entenda a cabeça da Geração Z 5 dicas para arrasar
Entenda a cabeça da Geração Z 5 dicas para arrasar

A Gen Z é formada por influenciadores

Um outro estudo da IBM mostra que 93% das pessoas da Geração Z influenciam as decisões de compra da família, principalmente quando se trata de produtos como bebida, comida, mobiliário e itens para a casa.

São esses mesmos jovens que vão cancelar uma marca e incentivar familiares e amigos a deixarem de usar um produto caso a empresa esteja envolvida em alguma polêmica ou deixe de apoiar importantes causas de desenvolvimento sustentável e social.

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Pautas sociais são ponto chave nas vendas

Quer vender para a geração Z?

Então não abra mão do conceito de sustentabilidade, que é um dos mais apreciados por esses jovens consumidores.

Atentos ao discurso sobre o impacto da ação humana no ambiente, eles entendem que as empresas devem assumir a responsabilidade e agir eticamente em qualquer circunstância.

A geração Z também quer que as marcas se relacionem com ela de forma transparente, sem subterfúgios ou táticas enganosas.

A comunicação precisa ser simples e honesta, mantendo portas abertas para o diálogo e as sugestões.

Os nativos digitais também preferem atendimento via mensagens de texto, chats e redes sociais, ao invés do telefone.

Gostam de resolver dúvidas e problemas rapidamente e, se possível, por conta própria (via tutorial em vídeo, por exemplo).

Romero Lab te explica: o que são espaços instagramáveis?

Geração não é idade? Não mesmo, entenda! 

É simples: as gerações são marcadas por acontecimentos históricos. No caso da geração Z, trata-se de um grupo de pessoas que nasceram entre a época em que o uso de computadores com acesso à internet foi popularizado até o início do advento dos smartphones.

E esses marcos são claros indicadores de hábitos.

Entender como essa geração enxerga o mundo é essencial para manter uma boa relação com o público e buscar atender suas demandas da melhor forma possível.

Assim, quem consome sai satisfeito e quem vende também.

Crie comunidades

Apesar de ainda ser um público adolescente, ele tem grande poder de influência nas decisões de compra dos pais, além das próprias escolhas.

São exigentes e inquietos e relacionam consumo também com o propósito das marcas.

Ou seja, o que é engajado em sustentabilidade e transparência de marca ganha mais repercussão nesta geração.

Por serem acostumados a fazer múltiplas tarefas, eles também não são tão fiéis a marcas específicas, gostam de conhecer novas possibilidades e estão sempre buscando novidades.

Conforme pesquisa da revista Exame, o que a geração Z mais consome são artigos relacionados à moda e a tecnologia.

Incentive seus clientes a compartilhar sua experiência online para gerar mais repercussão positiva. Quanto mais focada a comunicação, mais atingirá esse público visual e que acredita na confiança da indicada.

Essas foram as primeiras dicas para você aprender como entender e começar a vender para a geração Z.

Mas, este é apenas o primeiro de três artigos focados exclusivamente nessa geração. Então, se você quiser saber mais, acompanhe as publicações do nosso Blog.


Agradeço a leitura e até a próxima! 

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