Vamos lá para uma novidade nem tão nova assim, pessoas nascidas no ano 2000 agora já estão economicamente ativas e são consumidoras vorazes de diversos produtos e verdadeiras construtoras de tendências. Então, como entender a cabeça da Geração Z e arrasar?
É isso o que este artigo se propõe a ensinar.
Todas essas dicas que eu vou colocar aqui foram pesquisadas e descobertas em diversos estudos feitos com a geração Z. Tem mais, também são fruto da minha experiência e da experiência de muitos clientes no varejo (e no e-commerce).
Então, vem comigo. Que temos muito o que falar sobre a Gen.Z.
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Quer vender para geração Z? Comece aqui!
Primeiramente, entenda que a Geração Z preza pela valorização da individualidade.
Querem conversas personalizadas e sentir que um conteúdo foi feito especialmente para eles. Prezam a Comunidade e almejam se sentir partes de grupos.
A experiência que sua marca está oferecendo precisa criar esses dois ambientes: o da valorização do indivíduo e o da valorização do grupo em que este indivíduo está inserido.
Outro ponto importante são os valores da sua marca.
A Geração Z quer entendê-los e, mais importante do que isso, quer se identificar com eles e partilhar dos mesmos valores.
Estamos falando de uma geração que nunca esteve tão envolvida com movimentos sociais e com o conteúdo digital.
Esteja onde eles estão. Isso vale para redes sociais, eventos, plataformas… você precisa criar experiências e estar presente na rotina dessa pessoa.
Seu conteúdo precisa ser interessante o suficiente para que ele compartilhe com outros amigos.
Conte uma boa história, genuína, mostre que sua empresa é muito mais que apenas um produto, ele representa um estilo de vida.
Entenda quem é o que eles consomem e use isso a seu favor
Se um influencer tem um grande alcance dentro do nicho que interessa a sua empresa, por exemplo, por que não pensar sobre uma parceria paga com essa pessoa?
A Geração Z é uma geração que vê influencers como amigos — e confia no que essa pessoa está consumindo e indicando.
Esteja nos sites que eles acessam, contribua com influencers que conversem com eles. É essencial falar a mesma língua da Geração Z se você quer vender para ela.
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A Gen Z é formada por influenciadores
Um outro estudo da IBM mostra que 93% das pessoas da Geração Z influenciam as decisões de compra da família, principalmente quando se trata de produtos como bebida, comida, mobiliário e itens para a casa.
São esses mesmos jovens que vão cancelar uma marca e incentivar familiares e amigos a deixarem de usar um produto caso a empresa esteja envolvida em alguma polêmica ou deixe de apoiar importantes causas de desenvolvimento sustentável e social.
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Pautas sociais são ponto chave nas vendas
Quer vender para a geração Z?
Então não abra mão do conceito de sustentabilidade, que é um dos mais apreciados por esses jovens consumidores.
Atentos ao discurso sobre o impacto da ação humana no ambiente, eles entendem que as empresas devem assumir a responsabilidade e agir eticamente em qualquer circunstância.
A geração Z também quer que as marcas se relacionem com ela de forma transparente, sem subterfúgios ou táticas enganosas.
A comunicação precisa ser simples e honesta, mantendo portas abertas para o diálogo e as sugestões.
Os nativos digitais também preferem atendimento via mensagens de texto, chats e redes sociais, ao invés do telefone.
Gostam de resolver dúvidas e problemas rapidamente e, se possível, por conta própria (via tutorial em vídeo, por exemplo).
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Geração não é idade? Não mesmo, entenda!
É simples: as gerações são marcadas por acontecimentos históricos. No caso da geração Z, trata-se de um grupo de pessoas que nasceram entre a época em que o uso de computadores com acesso à internet foi popularizado até o início do advento dos smartphones.
E esses marcos são claros indicadores de hábitos.
Entender como essa geração enxerga o mundo é essencial para manter uma boa relação com o público e buscar atender suas demandas da melhor forma possível.
Assim, quem consome sai satisfeito e quem vende também.
Crie comunidades
Apesar de ainda ser um público adolescente, ele tem grande poder de influência nas decisões de compra dos pais, além das próprias escolhas.
São exigentes e inquietos e relacionam consumo também com o propósito das marcas.
Ou seja, o que é engajado em sustentabilidade e transparência de marca ganha mais repercussão nesta geração.
Por serem acostumados a fazer múltiplas tarefas, eles também não são tão fiéis a marcas específicas, gostam de conhecer novas possibilidades e estão sempre buscando novidades.
Conforme pesquisa da revista Exame, o que a geração Z mais consome são artigos relacionados à moda e a tecnologia.
Incentive seus clientes a compartilhar sua experiência online para gerar mais repercussão positiva. Quanto mais focada a comunicação, mais atingirá esse público visual e que acredita na confiança da indicada.
Essas foram as primeiras dicas para você aprender como entender e começar a vender para a geração Z.
Mas, este é apenas o primeiro de três artigos focados exclusivamente nessa geração. Então, se você quiser saber mais, acompanhe as publicações do nosso Blog.
Agradeço a leitura e até a próxima!