Seguindo a minha sequência de artigos com dicas para empreendedores. Hoje eu quero trazer para você as novidades deste ano.
Este artigo é mais do que uma lista de formas de empreender. O que eu quero trazer são insights sobre a visão das pessoas em relação ao mercado.
Isso me inspira. Pois observar como outras empresas estão resolvendo problemas e encontrando formas de negociar com os clientes é uma das coisas que eu mais aprecio no universo empreendedor.
Então, vem comigo nessa jornada para descobrir como as empresas estão atuando ultimamente. Espero que este artigo seja tão inspirador para você ler quanto foi para eu escrever.
Fique confortável e agradeço a leitura.
Leia mais: 8 segredos que vão aumentar a produtividade do seu escritório
Produtos artesanais
A procura por produtos personalizados vem crescendo e se tornando uma tendência, principalmente quando falamos de bolos e estética. Outra tendência que tem surgido dentro desse mercado, é o chamado “círculo de consumo local”. O círculo visa apoiar os pequenos comerciantes e os empreendedores mais próximos à comunidade.
Por conta dos problemas surgidos em 2020, o círculo de consumo local ganhou ainda mais força na vida das pessoas e vem como uma grande tendência para o empreendedorismo de 2021.
Empreendedorismo digital
O comércio online vem crescendo pelo menos quatro vezes mais que o offline. Além dos e-commerces, aplicativos e até mesmo vendas realizadas por grupos e perfis nas redes sociais são tendências.
Outra grande oportunidade digital é a venda de infoprodutos, como cursos online, e-books. entre diversas outras soluções.
Veja também: Aprenda como se comporta o consumidor de 2021
E-commerce de informática
Segundo o relatório Webshoppers nº 42, publicado pela Ebit | Nielsen, o segmento do e-commerce com maior aumento de ticket médio na pandemia foi o de produtos de informática.
As lojas online da categoria tiveram um aumento de 50% no valor médio de compra dos clientes e um crescimento de 101% no faturamento no segundo trimestre de 2020.
Esse tipo de negócio pode ser focado na venda de computadores e notebooks prontos, além de peças e acessórios, ou na montagem de computadores sob encomenda.
As empresas de maior destaque do segmento têm como diferenciais os serviços de montagem, certificados de qualidade, garantias avançadas e produção de conteúdo sobre informática.
Leia também: Use os gatilhos mentais mais eficazes do Design
Home office
Home office é uma das tendências no empreendedorismo em 2021. Uma das grandes tendências do mercado econômico será o home office e o teletrabalho. Aprovados e regulamentados pela Reforma Trabalhista de 2017, essas modalidades já são muito usadas, mas agora as empresas entenderam exatamente como aproveitar ao máximo o recurso.
Assim, é normal ver empresas aproveitando situações de clima complicado (como chuvas, por exemplo) para ter a equipe trabalhando pela Internet, além de poder montar times específicos com colaboradores de diversos espaços do Brasil.
No entanto, é importante ter em mente que essa tendência exige certos cuidados para manter uma boa produtividade da empresa, uma vez que apresenta um contexto diferente do normal.
Clubes de assinatura
Hoje em dia todo mundo faz alguma assinatura, seja de jornal, de televisão, empresas que enviam livros ou de streaming de música e televisão, como Spotify e Netflix. Assinaturas de clubes de vinhos, por exemplo, estão tendo grande sucesso.
Essa tendência de negócios pode trazer bons lucros se tiver alguma ideia interessante. As pessoas tendem a assinar pacotes de algo que lhe atraia porque é mais cômodo e gostam da ideia de receber produtos de surpresa pelos correios.
Quem adere a esses clubes de assinaturas acaba se tornando um cliente fiel. Por isso, saber como encantar clientes é essencial. Você pode criar clubes de assinaturas de tudo: livros, gibis, chocolates, temperos, cervejas artesanais, vinhos e etc.
Não deixe de ver: Como o e-commerce transformou o varejo
Economia Colaborativa
Você pode não perceber, mas a economia colaborativa já faz parte da sua vida.
Os aplicativos de carona, compartilhamento de quartos e financiamento coletivo fazem parte dessa tendência. Até mesmo as wikis mostram como no futuro tudo será realizado em cooperação entre as pessoas.
A base dessa ideia é não desperdiçar. Em vez disso, os gastos são mais inteligentes e economizam recursos como dinheiro, tempo e espaço. Essas soluções movimentarão 335 bilhões de dólares em 2025, de acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria PwC (2016).
Mas a mudança, como você sabe, precisa começar agora. É hora de pensar em inovações de compartilhamento. Acredite: o futuro reside na coletividade.
Diversidade
A discussão da diversidade nos espaços, em todos os seus recortes: raça, etnia, identidade de gênero, orientação sexual, pessoas com deficiência, refugiados, entre outros, estará em alta dentro e fora das empresas.
Se a gente não valorizar a diversidade, a gente não tem inovação e não tem a possibilidade de conseguir outras soluções para resolver os problemas que estamos enfrentando hoje, tanto sociais e ambientais, quanto econômicos.
Será latente também a necessidade de valorizarmos ainda mais o setor de empreendedorismo social e a responsabilidade social das empresas, não só para criar ações comunitárias e ações sociais, como também para influenciar as decisões dos governos.
Estamos iniciando uma revolução econômica, caminhando para um modelo com mais igualdade, fraternidade e sustentabilidade. A parceria entre o setor privado e o Estado, com esse olhar da diversidade e do social, vai ser um grande mote para os próximos anos.
Otimização e gerenciamento de riscos
Com as tensões políticas norte-americanas em alta e uma possível recessão no radar mundial, não é surpresa que o conservadorismo econômico fique em voga. Lee Henderson, Líder dos Mercados de Crescimento da EY Americas, enfatizou a importância de investir com segurança, mesmo que aumentando as apostas.
As empresas precisam olhar para coisas como contratos, fornecedores, custos e operações comerciais, para que haja conforto em eficiência, mas ainda devem procurar áreas para crescer e inovar.
Certamente haverá oportunidades, e você deve estar pronto para capitalizá-las quando chegar a hora.
Segundo os dados da EY, os empreendedores estão mais otimistas sobre essas oportunidades do que outros líderes de negócios: 67% disseram estar concentrados em “buscar novas oportunidades de mercado”, em comparação com apenas 19% dos líderes em grandes empresas.
E essas foram as dicas que eu pesquisei e desenvolvi sobre as novas tendências para 2021. Como eu disse, torço para que este artigo tenha inspirado você e levantado ótimas questões sobre como atuar no mercado moderno.
Como sempre, deixo o convite para que você entre em contato comigo. Adoraria conversar e trocar experiências.
Agradeço a leitura e até a próxima.