Marcas de perfume, lojas de lingerie, até mesmo marcas de pijamas sensuais e mesmo empresas produtoras de chocolate. Todas elas encontram no arquétipo do Amante uma forma de se conectar melhor com os consumidores e as consumidoras.
Chegou a hora de conversar com você sobre essa figura tão instigante, tão atraente, tão sedutora, essa figura que prende as consumidoras, que faz os consumidores ficarem vidrados.
A figura que transforma o bom moço em fora-da-lei. Que faz um simples gesto ser algo completamente sedutor e agradável. É uma figura que promete prazer, mas que entrega muitas outras coisas.
É hora de falarmos do arquétipo do Amante e da Amante. Vem comigo que você vai entender!
Veja também: Como atrair clientes e aumentar o fluxo da sua loja
O poder do arquétipo do Amante
O Arquétipo do Amante rege todos os tipos de amor humano, desde o amor parental e a amizade, até o amor espiritual.
Mas tem maior importância no amor romântico.
Pense nos antigos deuses romanos do amor – Cupido e Vênus – e em todos os ídolos clássicos do cinema, como Angelina Jolie, George Clooney, Scarlet Johansonn e Brad Pitt.
O Arquétipo do Amante também inspira o gênero da literatura e cinema românticos.
Todos sabemos que o enredo dos romances segue uma estrutura bem definida: A bela e jovem heroína encontra o príncipe encantado, mas alguma circunstância ou mal-entendido os mantém separados até que, após grandes provações, a verdade é restabelecida e eles vivem felizes para sempre.
Leia também: 7 dicas para desenvolver a sua criatividade empreendedora
Por que o arquétipo do Amante faz tanto sucesso?
Por que tantas pessoas lêem livros e assistem filmes com esse mesmo enredo, ano após ano? Porque eles despertam um profundo anseio humano pela experiência arquetípica do verdadeiro amor.
Apesar de mais mulheres do que homens consumam os filmes e romances do arquétipo do Amante, muitos homens também são atraídos por esse conteúdo.
Na literatura voltada para o público masculino, geralmente a aventura ocupa o primeiro lugar, com a história de amor em segundo plano.
De qualquer forma, o herói nunca será verdadeiramente herói se não conseguir ficar com a mocinha no final.
O arquétipo do Amante nos dias de hoje – em que 1 em cada 2 casamentos termina em divórcio – está presente não apenas nos jovens, mas em todas as faixas etárias.
Ele está presente tanto no desejo em manter o amor do parceiro atual (que pode ir embora) quanto na busca por um novo amor.
Leia em seguida: 5 Dicas fantásticas de Merchandising no ponto de venda
Se o arquétipo do Amante fosse uma pessoa, como ela seria?
Pensando nas maneiras como esse arquétipo se manifesta. Podemos dizer que o Arquétipo do amante torna as marcas (e as pessoas) da seguinte maneira:
- Amorosas, carinhosas;
- Estão sempre apaixonadas;
- Buscam a felicidade na união com ou outro;
- Entusiasmadas;
- Procuram fazer sempre aquilo o que amam;
- Formam vínculos facilmente;
- Se aceitam incondicionalmente;
- Têm empatia;
- São simpáticas e extremamente sociáveis;
- Alegram os lugares por onde passam;
- Cuidam e nutrem as pessoas que amam;
- Tendem a escolher o que é melhor para o outro;
- A felicidade do outro está acima da sua própria.
Saiba mais: Como fazer uma boa comunicação visual para sua loja física
Como ele pode ser utilizado?
Se sua marca usa o Arquétipo Amante, provavelmente os instintos humanos de afeto, beleza, proximidade e colaboração serão o seu foco.
O Arquétipo Amante precisa ser desejado.
Ele apela às conexões humanas que podem ser encontradas no amor romântico, no amor dos pais, na amizade e nas crenças espirituais.
A comunicação para esse cliente deve alavancar o seu desejo por prazer sensual por meio da visão, do som, do olfato ou do toque.
O vermelho é especialmente atraente para o amante.
O Amante deseja pertencer.
Em vez de se preocupar em ter um impacto no mundo, explorar ou fornecer estrutura para os outros, esse arquétipo pode muitas vezes fazer as seguintes perguntas:
- Sou atraente?
- Bonito?
- Divertido?
- As pessoas vão gostar de mim?
- Posso fazer parte de um determinado grupo e ainda ser eu?
- Como posso obter amor puro?
- O que preciso mudar para aproveitar melhor a minha vida?
Percebeu? O Arquétipo do Amante é uma força que, quando bem controlada, pode gera efeitos fantásticos nas pessoas. Entretanto, quanto perde-se o controle, ele pode ser o oposto e gerar consequências negativas, em todos – spoiler, assim como quase todos os arquétipos, quando falando do lado SOMBRA, ou seja, o lado negativo do Arquétipo, sempre existe uma perda.
Está gostando das postagens sobre arquétipos? Então, continue acompanhando as publicações. Estou sempre falando sobre design e marcas fortes.
Agradeço a leitura e até a próxima!