Se o Branding é a alma da sua marca, o Design é o corpo – sem ele, nada seria possível. Quero começar o artigo de hoje trazendo esta frase que para mim faz todo o sentido. E também chamar atenção para um problema que observo todos os dias no mercado.
Você usa o Branding para crescer ou para procrastinar?
Veja que desafio. Muitas empresas já descobriram o verdadeiro valor do posicionamento e da diferenciação da marca. Contudo, esbarram nas ações. No verdadeiro colocar a mão na massa. E aí o que acontece?
Acontece que a empresa vira uma verdadeira máquina de receber pdf ‘s, e poucas ações concretas. Investe em um manual de Marca, um Manual de Cores, um Manual de Persona, um Manual de Linguagem Escrita, um Manual de Tom de Voz, e mais e mais Manuais…
Mas e as ações?
Hoje eu quero conversar com você sobre o Branding e como fazer para que todas as suas estratégias tenham ações concretas atreladas à elas. Tudo isso usando um carinha muito especial chamado Design.
Ficou com curiosidade? Então vamos começar.
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Comece pela melhora de Posicionamento da Marca
O primeiro passo que você deve dar é procurar um profissional de Design para auxiliar na melhora do posicionamento da Marca. Falando especialmente da comunicação visual e das impressões que as pessoas terão da sua empresa.
Trocando em palavras mais fáceis: mande tudo o que você tem hoje para um Designer e diga “o que essa produção está gerando nos meus clientes?”
Isso vai dar o primeiro norte na sua compreensão sobre o seu Branding. Tem mais, aqui já é possível ter uma ideia das ações que não estão dando certo. Ou da possível poluição visual que a sua marca pode ter.
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Agora coloque em prática o que é preciso para melhorar a imagem da marca
Um profissional de design exerce um papel crucial na valorização da marca. Ele também é capaz de atuar na construção de uma imagem corporativa séria e competitiva. Tem mais, a perfeita organização do espaço interno também aumenta a produtividade e passa uma mensagem positiva aos colaboradores.
Pois é, design é muito mais do que “escolher cores ou móveis”, ele lida com o todo. E a atuação do Design Thinking é orientada aos resultados.
Não tem nada teórico, ou incompreensível por trás de uma boa estratégia de Design. Existe um problema, o designer desenha a solução e coloca em prática, ajusta o que precisar ser ajustado e segue para o próximo problema.
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Possibilita um diferencial competitivo
São vários os fatores que explicam o sucesso de uma empresa. O design surge como um dos diferenciais essenciais e determinantes no contexto do desenvolvimento e do fortalecimento da marca.
Por conta da grande competitividade, um bom design pode ser primordial em relação à tomada de decisão do cliente, uma vez que agrega valores emocionais e estéticos aos produtos e serviços.
Em sua ausência, as marcas que oferecem produtos e serviços parecidos correm o sério risco de se tornarem irrelevantes no mercado. Ou então elas podem ser vistas como apenas mais uma empresa entre tantas existentes por aí. Afinal de contas, não transmitirão diferencial algo que gere valor para a empresa.
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Vantagens do Design aliado ao branding
Agora vamos conversar um pouco sobre as principais vantagens que o investimento em Design traz para quem deseja reforçar as ações de branding.
As principais são:
- Agregar valor
- Transmitir credibilidade
- Gerar inovação
- Garantir a qualidade
Vamos falar sobre todas elas em mais detalhes.
Agregar valor
Existe uma tendência clara do consumidor confiar mais em marcas e empresas que ele veja valor. Olha só essa lição:
- Preço – é combinado
- Custo – é calculado
- Valor – é percebido
Então, é por meio do Design que você consegue colocar em prática estratégias de comunicação e aumentar a percepção de valor do cliente em relação à sua marca.
Sem um bom Design há somente preço e custo, e sem o valor você nunca poderá sair da mesmice.
Transmitir credibilidade
Quer maior credibilidade do que uma marca que claramente se preocupa com a mensagem que ela está passando? Você já entrou em uma loja e teve a impressão de que ela está “abandonada”? Pois é. Esse é o efeito de um design sem credibilidade.
Por outro lado, mesmo locais simples e minimalistas ainda são capazes de transmitir enorme credibilidade aos clientes, desde que cada escolha estética e de design demonstre propósito.
E chegamos até a palavra mais importante para uma marca que deseja crescer: propósito.
Mesmo o design mais simples terá muito mais poder, se for imbuído de propósito.
Espero que o artigo de hoje tenha suscitado boas reflexões.
Quer saber mais sobre como o Design pode auxiliar na construção do seu Branding? Marque uma reunião comigo. Adoraria conversar e trocar experiências.
Agradeço a leitura e até a próxima!