Que tal aumentar o número de conversões? Este é o objetivo central do artigo de hoje: atrair e fidelizar clientes.
Todas as dicas presentes aqui foram moldadas com anos de experiência, observações atentas do mercado e muitos estudos.
Este será um artigo bem direto, do tipo que se parece com uma conversa entre amigos.
Então, vamos lá, vamos falar sobre como atrair e fidelizar clientes.
Fique confortável e aproveite a leitura!
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Entenda o seu cliente: construa SIM! a Persona
Nos últimos meses surgiu uma tendência maluca de que a Persona não é interessante para uma marca. Na verdade, há toda uma corrente de empreendedores que acreditam, sinceramente, que se o produto for bom o bastante os clientes vão chegar.
Mas a pergunta que derruba essa teoria é a seguinte: o que é um bom produto? Bom para quem?
Claro que você pode e deve investir os seus esforços no desenvolvimento de uma marca que esteja alinhada com as suas crenças e os seus valores. Contudo, todo empreendedor já nasce sabendo que é um resolvedor de problemas.
Um empreendimento só existe para sanar problemas do mundo. Problemas de quem? Da persona.
Quem diz que não precisa da persona pode sofrer de três problemas: ou nunca teve uma persona bem desenhada, ou não sabe realmente o que é essa persona.
Uma persona não é um personagem fictício criado com base em imaginação. Na realidade, se trata de uma importante ferramenta de conhecimento do público, criada sobre inúmeras informações e dados relevantes.
Quanto mais informações você tiver sobre o seu público, mais poderosas serão as suas estratégias de vendas. Olhar só para si pode ser um erro que custa muito caro.
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Tenha um cadastro bem organizado
E já que nós estamos falando sobre informações, que tal se você tiver um cadastro na sua loja? Isso é importante para catalogar os principais perfis dos seus consumidores.
Com um cadastro extenso em mãos você pode até mesmo melhorar as informações da persona e tornar ela o mais próximo possível do seu real comprador.
Faça promoções, invista em marketing de conteúdo, ou busque outras maneiras de coletar os dados dos seus consumidores, de modo que você tenha uma maneira de organizar e visualizar essas informações sempre que possível.
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Solicite feedbacks para coletar dados
Uma boa maneira de coletar dados é pedir para que os consumidores criem feedbacks sobre os produtos e serviços ofertados pela sua empresa.
Essa prática traz dois benefícios:
- Melhora a sua comunicação com o seu público, estreitando as relações e fazendo com que os consumidores se sintam importantes diante da sua marca;
- Mostra problemas e pontos de estresse na relação entre o público e a marca, o que lhe dá a oportunidade de cuidar de situações específicas.
Pedir feedbacks para os consumidores é uma das maneiras mais eficazes para obter dados valiosos nas suas tomadas de decisão.
Afine o atendimento
O atendimento da sua empresa é como um instrumento musical. Embora a analogia pareça romântica em excesso, acredite, ela é importante. Diversas vezes eu vejo clientes entrando em lojas incríveis, com preços excelentes e produtos maravilhosos…
Tudo isso apenas para receber um atendimento que parece totalmente descompassado com as outras características da marca.
Você já viveu essa experiência? Quando uma empresa tem um projeto incrível de branding, um produto maravilhoso, um merchandising impecável, ótimas soluções de design, mas aquele atendimento desanimador?
Pois é. O atendimento é o som da sua marca que toca nos ouvidos dos clientes. Se ele não estiver afinado, tudo cairá por terra.
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Alinhe o Marketing Digital com as práticas presenciais
Investir em marketing digital é uma obrigação de todas as empresas modernas. Disso tenho certeza que você já sabe. Por outro lado, apenas criar conteúdos e campanhas online pode não funcionar, se o atendimento presencial estiver desalinhado.
Por exemplo: é bem comum que uma empresa use de linguagens divertidas e amigáveis no universo online, mas tenha um atendimento frio e austero em suas lojas. Isso é péssimo para o branding e a percepção de marca dos clientes.
Então, tenha certeza de que todos os colaboradores do ponto físico estejam bem alinhados com os discursos gerados no universo virtual. Tem mais, seus preços também não podem ser tão discrepantes, é um absurdo o cliente pagar 50%, 60% a mais por um produto que online, na mesma empresa, do mesmo modelo, custaria bem menos.
Conte com parcerias
Nenhum homem é uma ilha, nenhuma empresa também o é. Temos certeza que a sua marca pode contar com inúmeras parcerias em busca de atrair e fidelizar clientes.
Busque marcas que estejam alinhadas com os seus valores, converse com seus consumidores sobre os outros produtos que eles estão comprando, observe o marcado para saber se há algum novo player que pode ser um aliado de valor.
O papel do empreendedor moderno é observar com olhar atento tanto as oportunidades, quanto os riscos. Contar com parcerias é ter a certeza de que há mais pessoas torcendo pelo sucesso da sua marca.
E isso diz muito.
Invista em Design
Por fim, vamos trazer ao ponto algo que merece atenção plena das empresas, o design. Ele vem antes de todos os outros elementos responsáveis por atrair e fidelizar os clientes. E por um motivo muito importante: será a primeira coisa que o seu cliente vai ver.
Antes mesmo de testar o seu produto, fazer uso do serviço, conversar com o atendimento ou consumir o seu conteúdo, o cliente vai olhar para o design da sua loja e em uma fração de segundos decidir se quer entrar, ou se vai apenas passar direto.
Não tem jeito.
Sendo assim, se a sua loja deseja realmente atrair clientes, você deve investir em um design moderno, persuasivo, e feito especialmente para a sua marca.
Do contrário, pode ser que todas as outras estratégias apontadas neste artigo sequer façam a diferença.
Espero que o artigo de hoje tenha gerado ótimas ideias para você.
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Agradecemos a leitura e até a próxima.