Será que a sua marca faz mais o estilo limpo, prático e com poucas estampas? Ou vocês gostam de muitas cores, elementos e estímulos? Hoje eu trouxe um artigo falando sobre duas tendências opostas que dominam o mercado: o minimalismo e o novo maximalismo.
Quero explicar quais são as vantagens de cada um e como a sua marca pode usar uma dessas tendências para obter melhores resultados e conquistar os clientes.
Então vamos lá, vamos ver qual é melhor, se é o minimalismo ou se é o maximalismo. Vem ver de pertinho o que eu tenho para falar sobre este assunto.
Veja também: Como ter um varejo fortalecido mesmo em crise
Vantagens do design minimalista
Famosa nos últimos 10 anos, a tendência minimalista encontrou as suas primeiras aplicações com o arquiteto Mies Van Ver Rohe, inclusive é dele a frase “menos é mais”.
Aliás, se formos pesquisar as origens dessa tendência descobriremos que ela caminhava a passos lentos, até que uma empresa chamada Apple resolveu lançar um produto chamado iPod, depois outro chamado iPhone, e pronto. O minimalismo entrava de vez nos grandes circuitos.
Conhecida por ter linhas retas, designs simplificados e um uso bem medido de cada elemento – um dos mantras do minimalismo diz que cada coisa deve ter a sua função. Ou seja, se algo não tem um objetivo muito claro, deve ser descartado.
Suas principais qualidades são:
- Clareza dos objetivos: como cada coisa tem uma função fica muito mais fácil saber o que é preciso;
- Número baixo de elementos para se preocupar: o minimalismo prega pelo uso limitado de coisas, então, em um design há poucas peças para dar atenção;
- Foco total no que é importante: se por um lado há poucas coisas, por outro cada coisa tem muito valor. Sendo assim, as decisões minimalistas são pensadas em cada detalhe, há um propósito gigante por trás de cada pequeno elemento.
Saiba mais: como conquistar mais seguidores e aumentar os resultados nas redes sociais
Desvantagens do design minimalista
Apesar de ser uma tendência incrível e estar em moda. Aliás, uma ótima ferramenta quando pensamos em designs que têm pouco espaço, ou então quando encontramos situações que têm poucas alternativas. O Minimalismo apresenta sim inúmeras desvantagens.
As principais são:
- Pouca abertura para erros ou testes: como o minimalismo exige que cada elemento tenha uma função, um erro em um design minimalista acaba ficando gritante;
- Limitações em relação às mensagens possíveis: um design minimalista pode ser interpretado de diversas formas, mas ele terá um número menor de estímulos, quando comparado com outros designs, isso significa que a mensagem fica limitada em um objetivo;
- É muito fácil errar no minimalismo e o elemento ficar simples demais: para fazer um verdadeiro design minimalista é preciso contar com a experiência até desenvolver a técnica necessária para atingir o nível certo.
Vantagens do design maximalista
O Maximalismo surgiu nos últimos anos como uma resposta direta ao minimalismo. Lembrando que neste artigo estou tratando apenas da tendência de design maximalista.
As principais características do maximalismo são: riqueza e até excesso de elementos, muitas cores e estampas, exuberância, suntuosidade arquitetônica, e a máxima do “quanto mais, melhor”.
Algumas pessoas dizem que o Maximalismo nasceu inspirado pelos quartos reais e pelos filmes e séries que mostram a vida das cortes Inglesas e Francesas.
Entretanto, há também um maximalismo urbano, que mistura elementos como: histórias em quadrinhos, jogos, filmes, livros, grafite, gerando um design rico e cheio de estímulos.
As principais qualidades do maximalismo, são:
- Riqueza de informações: há estímulos em todos os lugares e um design maximalista é capaz de inundar as pessoas com informações;
- Grande abertura para erros: como o design maximalista trata de muitos elementos ao mesmo tempo, um erro ou uma escolha incorreta pode passar sem que ninguém perceba;
- Testes, testes e mais testes: no maximalismo a graça aparece quando testamos vários e vários elementos, como combinar cores, colocar novos quadros, novos tecidos, novas estampas, etc.
Veja também: dicas de sucesso para o varejo, cresça mais
Desvantagens do design maximalista
Claro que o maximalismo também não é perfeito e essa tendência apresenta desvantagens típicas do seu excesso de elementos. Vejamos as principais:
- Custos elevados: sim, um design maximalista precisa de muito mais peças do que aquele outro minimalista, isso acaba custando mais para os responsáveis;
- Rejeição de alguns públicos: para investir em um design maximalista é preciso entender bem o seu público, pois essa tendência apresenta uma taxa de rejeição maior do que a minimalista. Em alguns mercados a taxa pode ser até impraticável para a empresa – imagine uma corretora de seguros com design maximalista
- Estímulos não são indicados para alguns escritórios: o maximalismo também enfrenta problemas quando aplicado no ambiente corporativo. Alguns cargos pedem que o design do local seja limpo e prático, já o maximalismo pode incluir uma tensão desnecessária para esse ambiente – como uma contabilidade, por exemplo.
Leia também: o que compartilhar nas suas redes sociais e como conquistar mais clientes com as publicações
Veredito: qual é o melhor?
Nessa altura você já deve saber que não há um estilo melhor do que o outro. Tudo vai depender do seu branding e dos objetivos do design.
Na minha vida profissional vejo projetos incríveis das duas tendências, assim como lançamentos que fazem um mix e são vistos como “moderados”.
Espero que o artigo de hoje tenha levantado ótimas ideias na sua cabeça.
Continue acompanhando o nosso blog para obter mais dicas de design para o seu varejo.
Agradeço a leitura e até a próxima!