Dia do Comerciante 10 dados que mostram por que varejo pode se animar neste 2º semestre

Dia do Comerciante: 10 dados que mostram por que varejo pode se animar neste 2º semestre

Quem é do varejo está acostumado a viver em uma verdadeira guerra de más notícias, não é mesmo? Pense bem, nos últimos 10 anos, você ouviu:

  • que o varejo iria acabar
  • que o e-commerce iria atropelar as lojas
  • que os clientes não gostam mais de lojas físicas
  • que a crise iria derrubar o varejo de vez

E sim, eu sei bem, algumas dessas frases podem até fazer um certo sentido, dentro deste ou daquele contexto, afinal de contas. O mundo real bateu forte no varejo. Lojas fecharam, a crise chegou e o e-commerce realmente cresce a cada dia.

Leia também: O que é Digital Storytelling para varejo e como usar?

Mas, está muito enganado quem pensa que o varejo acabou.

O Varejo está entre um dos mercados mais sólidos e antigos do mundo. 

Ele está longe de acabar, mas vai se transformar. Isso sem dúvidas.

Por isso, hoje eu trago 10 dados e algumas dicas que mostram por que o varejo pode se animar neste 2º semestre e nos próximos anos.

Vem comigo! 

Romero Lab te explica: o que são espaços instagramáveis?

Consolidação nas lojas de vestuário

 O resultado das vendas do comércio varejista brasileiro – que trouxe um avanço de 0,9% em abril na comparação com março – é muito positivo para o momento.

A recuperação mais consistente está nas lojas de vestuário, tecidos e calçados, que, em março cresceram 81% em relação ao ano passado e agora tiveram nova alta de 34%.

A melhora do setor varejista se dá por 4 elementos: queda no número de desempregados, crescimento do crédito, saque emergencial do FGTS e a antecipação do 13º salário.

Saiba mais: O que é Rollout e por que você está perdendo $ com projetos?

Tem mais para te dizer

PIB: mercado estima crescimento de 1,2% no primeiro trimestre: De 45 instituições consultadas, 33 estimam um aumento acima de 1% nos primeiros três meses do ano; dados serão divulgados na quinta pelo IBGE

Banco Central vê projeção do mercado para o PIB no ano chegar próximo de 2%: Roberto Campos Neto, presidente do BC, sinalizou ao Planalto que analistas do mercado financeiro caminham para rever suas previsões de crescimento do PIB no ano.

O crescimento das vendas é projetado em 9,3% em agosto deste ano, em relação ao mesmo mês de 2021. Previsão de alta pelo 3º mês consecutivo. A variação nominal, sem descontar a inflação, é indicada pelo IAV (Índice Antecedente de Vendas).

Você sabe o que é Marketing Emocional no varejo? Vou explicar

Dia do Comerciante 10 dados que mostram por que varejo pode se animar neste 2º semestre
Dia do Comerciante 10 dados que mostram por que varejo pode se animar neste 2º semestre

E o que diz o IDV?

As empresas associadas ao Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV) estimam variação positiva de 0,2% em janeiro, queda de 0,3% em fevereiro e aumento de 11,4% em março, na comparação com os mesmos meses do ano anterior.

É o que mostram as projeções do IAV-IDV (Índice Antecedente de Vendas do Instituto para Desenvolvimento do Varejo), elaborado com base nas projeções feitas pelas empresas associadas do Instituto e apurado pela EY.

Em dezembro de 2021, o IAV-IDV fechou em queda de 5,8%, em comparação com dezembro de 2020.

Os principais fatores macroeconômicos que poderão ajudar a impulsionar o varejo neste ano são o aumento da renda, a diminuição do desemprego e a redução nas taxas de juros. 

O aumento da confiança do consumidor e o avanço da vacinação contra a covid-19 também deverão contribuir no crescimento das vendas.

Por meio desta pesquisa mensal, os varejistas possuem dados sobre as projeções de vendas para os próximos meses que os ajudam a balizar os seus investimentos, ações de marketing, operações logísticas, entre outros, pois o IAV-IDV consegue antecipar, nos três meses seguintes, a tendência dos indicadores da PMC (Pesquisa Mensal do Comércio), do IBGE.

Prontinho.

São notícias milagrosas? Longe disso.

Mas é sempre bom afastarmos com dados sólidos as previsões alarmantes das pessoas que desejam o “fim do varejo”.

Gostou deste artigo? Então continue acompanhando as publicações. Estou sempre trazendo dicas, notícias e novidades sobre o universo do varejo.

Agradeço a leitura e até a próxima! 

Somos um time de profissionais especializados e apaixonados por impactar pessoas. Desde modelagem e estratégia do negócio, passando pelas criações de design (posicionamento, identidade visual, verbal e espacial, e serviço) até a implementação