Copywriting: como transformar palavras em conversões

O Copywriting, muitas vezes traduzido como “redação publicitária”, é uma ferramenta de trabalho de muitos profissionais. Na verdade, eu deveria dizer que se trata de inúmeras ferramentas, com um objetivo principal: aumentar as conversões. 

Simples assim, diferente de outras estratégias de comunicação – como o Storytelling – que têm como objetivo engajar consumidores. O Copywriting só se preocupa com uma coisa: gerar vendas. 

Um copywriter profissional poderá seguir inúmeros caminhos na elaboração do copy – inclusive aplicar estratégias de Storytelling e SEO – mas as principais características são os gatilhos mentais.

No artigo de hoje eu vou explicar para você sobre Copywriting e como ele pode aumentar as vendas na da sua empresa hoje mesmo. 

Fique confortável e aproveite a leitura!

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Copywriting: o que é e qual é a diferença da publicidade comum? 

Em poucas palavras, copywriting é a arte de vender por meio das palavras escritas. Um copywriter trabalha primordialmente com texto. Claro que há “copys” que são imagens, vídeos ou até sons. Entretanto, a essência do copy é o texto. 

Dito assim, muitas pessoas assumem que o Copywriting tem a mesma função que a redação publicitária. Já que as duas estão envolvidas com textos e “servem” para vender.

E aí existe um pequeno engano que precisa ser corrigido. 

As principais diferenças entre copywriting e redação publicitária são as ferramentas e os caminhos utilizados para atingir o objetivo. 

Uma redação publicitária comumente vende por meio de:

  • Memória afetiva
  • Apelo ao sentimento do comprador
  • Reforços psicológicos, ainda mais baseados em compras por impulso

A caixa de ferramentas disponíveis para o copywriting incluem esses três itens, mas um copywriter também faz uso de:

  • Gatilhos mentais
  • Comparações
  • Reforço psicológico baseado em argumentos
  • Perguntas retóricas e reforço positivo, para manter o contexto atraente ao consumidor. 

Desses elementos os gatilhos mentais são, sem dúvidas, os astros em um copy (nome dado ao produto do copywriter)

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O que são gatilhos mentais? 

Agora eu entro com o artigo em um terreno perigoso e escorregadio. Acontece que, se você pesquisar no Google o que são gatilhos mentais, invariavelmente irá cair na armadilha da desinformação.


Claro que existem muitos artigos relevantes e sérios sobre o tema, mas é preciso tomar cuidado. Muitos “gurus” mal intencionados dizem que os gatilhos mentais são “palavras mágicas que fazem qualquer um comprar qualquer coisa”. 

E bem, a verdade não é bem assim. Se qualquer pessoa tivesse realmente o poder de convencer qualquer um de qualquer coisa, essa pessoa teria poderes além da nossa imaginação.

O que são então os gatilhos mentais? 

Se os gatilhos mentais não são “palavras mágicas”, o que eles são? São ferramentas retóricas de indução. O uso correto dos gatilhos mentais pode mesmo fazer um cliente relutante fechar a venda. 

Construídos e aprimorados com muito esforço, os gatilhos mentais são capazes de aumentar o número de conversões. Quando aplicados corretamente, são extremamente poderosos.

De todo modo, é sempre preciso lembrar que as estratégias devem ser usadas com inteligência. Sobrecarregar um texto com muitos gatilhos mentais torna a leitura insuportável e fará com que a estratégia perca toda a força. 

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Quais são os principais gatilhos mentais?

Se você pretende escrever um texto de copywriting, então deve incluir gatilhos mentais para aumentar a eficácia da sua mensagem. Então, vamos avaliar quais são os gatilhos mentais mais eficazes e como fazer bom uso deles.

Os principais gatilhos mentais são:

 

  • Escassez
  • Urgência
  • Autoridade
  • Reciprocidade
  • Prova Social
  • Porque
  • Antecipação
  • Novidade
  • Relação Dor x Prazer

Vejamos brevemente cada uma dessas armas

Escassez

Aquilo que é escasso também é exclusivo, e essas duas palavras são poderosas para a nossa mente. Lembre-se de incluir elementos que apontam para a escassez da sua oferta e você ganhará a atenção do leitor. 

Urgência

Grande conhecida do varejista, as estratégias urgentes forçam uma decisão e fazem com que as conversões aconteçam mais rápido.

Autoridade

Uma das estratégias mais fortes, porém mais complexa de ser aplicada. Para ter autoridade é preciso realmente dominar o assunto e demonstrar isso ao comprador. Empresas com autoridade são líderes no mercado.

Reciprocidade

Também apresentada como “empatia” em algumas literaturas. A reciprocidade traz o leitor para perto, coloca vendedor e comprador do mesmo lado. 

Prova Social

Mostre que a sua solução tem penetração social e traz benefícios, não apenas para quem compra, mas também para o contexto geral da sociedade. 

Porque

O gatilho do “porque” mostra argumentos sólidos e comprovados para aquisição de um produto, ou contratação do serviço. Esse gatilho exige que o vendedor mostre como, quando, onde, como e, claro, porque, aquela venda beneficia o comprador. 

Antecipação

A antecipação apresenta um futuro onde o produto ou serviço tem papel fundamental. Isso gera um pequeno estado de ansiedade no comprador, que deseja fazer parte desse futuro tão incrível.

Novidade

Outra grande conhecida e aliada dos varejistas, a novidade é simples e eficaz. Mostre ao consumidor que o seu produto é diferente, novo, moderno, e incrível. O comprador precisa sentir que ao adquirir o que você oferece estará evoluindo e progredindo. Conquistando algo completamente novo.

Relação de Dor x Prazer

A relação de Dor x Prazer faz parte de um certo jogo psicológico, quando a empresa mostra as dores de não possuir um produto, para depois sanar mostrando o prazer de adquirir. Ela é uma junção da Antecipação com o Porque e Escassez.

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Qual é o formato correto para um copywriting?

Existem inúmeras “fórmulas” e diversos layouts para a criação de um copywriting. Há quem diga que você deva abrir com certo gatilho, evoluir para outro e depois finalizar com um terceiro.

Entretanto, quando vamos para o mercado e observamos copys eficientes, elaborados por verdadeiras lendas do copywriting, descobrimos que não existe uma fórmula. Não há um layout que precise ser seguido.

Sendo assim, convém testar, experimentar, deixar os dedos escreverem, ver como seus clientes reagem à cada tipo de copy e quais são os gatilhos mais eficientes para o seu mercado. 

Só assim você terá certeza de quais ferramentas realmente funcionam. 

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Vamos conversar

Por fim, como eu sempre gosto de terminar, quero lembrar para você que isso não é um monólogo e todo este blog é na verdade um primeiro passo para que possamos conversar mais.

Adoraria saber a sua opinião sobre este e muitos outros assuntos. Afinal de contas, estamos enfrentando diversos desafios em comum e sei que você também busca compreender quais são as próximas tendências.

Sendo assim, entre em contato comigo e vamos marcar uma reunião.

Agradeço a sua leitura e até a próxima publicação.

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