Conheça as tendências de design para o primeiro trimestre

O Design está em constante transformação, tanto é verdade que muitas coisas que estão no mercado hoje eram completamente desconhecidas há cerca de 6 meses atrás. Soluções para sites, produtos, campanhas e até mesmo roupas, tudo sempre muda. O tempo todo.

Por essa razão hoje eu decidi trazer para você quais são as principais tendências de design para o primeiro trimestre. Ou seja, aquelas novidades que certamente vão fazer parte da sua vida nos próximos meses.

Seja você um lojista, ou então gerente de uma empresa, ou até mesmo um microempreendedor individual. Essas tendências são importantes para garantir que toda a produção visual da sua empresa esteja atualizada com o mercado.

Então, muito bem, vamos falar sobre as principais tendências de design para o primeiro trimestre. Fique confortável e aproveite a leitura. 

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O que são tendências de design

Tendências de design são soluções desenvolvidas pelos profissionais da área para as mais diversas situações do dia a dia. Elas estão em muitas situações. Em uma loja, essas soluções aparecem principalmente:

  • Nos displays
  • Em toda a comunicação visual da empresa
  • No merchandising
  • Na organização das cores
  • Na escolha do tamanho das fontes
  • Entre tantas outras

Se você perceber, vai notar que surge uma tendência clara em todas as áreas. As lojas são “parecidas” com os aplicativos. Elas possuem a mesma sintonia. E isso se repete também nas redes sociais, enfim, em tudo.

Sendo assim, todas essas soluções levam o nome macro de tendências de design. 

E agora vejamos quais são as principais, dentro de diversos quesitos e o que esperar para os próximos meses. 

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Foco

Foco se tornou uma tendência de design graças ao grande volume de informações. Hoje nós recebemos muitos estímulos o tempo todo, e isso se torna um problema, pois no meio da bagunça é impossível distinguir uma mensagem coesa.

Os designers então investem em criar soluções para diminuir a poluição visual e aumentar o foco. E para tal eles fazem uso de muitos artifícios:

  • Simplificar a mensagem
  • Diminuir o número de estímulos visuais (como as cores)
  • Aumentar a interatividade da solução
  • Enxugar todas as funções e deixar apenas o que é essencial 

Então, um design de foco sempre será pensado para fazer mais, usando menos. Muito embasado pelo minimalismo, o foco vem para quebrar paradigmas nos designs. 

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Produtos que fazem mais

Por mais surreal que possa parecer, para quem já é da área, a identidade visual começou a ganhar ainda mais força em 2019. Dessa forma, ela continuará ganhando força em 2020 e nos próximos anos.

Em primeiro lugar, é preciso entender que, quando falamos em identidade visual, nos referimos em ir além da logo. É pensar em todas as tipografias que devem ser usadas, cores, estilo de fotografia, ilustrações e assim por diante.

A identidade visual, ao contrário do que muitos acreditam, é ainda mais necessária no universo digital. No qual várias pessoas entram em contato com a marca por mais de um canal, é preciso unidade. Ainda mais com algoritmos que cobram autenticidade, como por exemplo:

O Facebook leva em consideração a existência de conteúdos autênticos que sejam capazes de se comunicar verdadeiramente com os usuários na hora de estabelecer os critérios de organização do feed.

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Big Data no Design

Atualmente, o mundo passa pelo maior período de urbanização e mudanças demográficas da história. 

Estima-se que até 2030 mais de 1 bilhão de pessoas chegaram às grandes cidades até 2030.

Assim, cabe aos designers repensar e reinventar as formas como as pessoas experimentam cada aspecto de suas vidas e, assim, tornar-se uma força motriz por trás de cidades resilientes e mais habitáveis. 

Uma dica importante é sempre ter como palavra de ordem a sustentabilidade, que é a única maneira através da qual é possível continuar evoluindo e cuidando do planeta. 

Embora as empresas de produtos e serviços de tecnologia tenham obtido enormes sucessos nos últimos anos, com tanto desenvolvimento tecnológico, a mesma agilidade e investimento escaparam ao ambiente construído.

Com esta velocidade nas transformações que mudaram os hábitos das pessoas nos últimos anos, não se teve tempo hábil de assimilá-las por completo a partir de seu impacto.

Responsividade e adaptação 

As marcas estão criando logos cada vez mais flexíveis, que conseguem se adaptar em diferentes formas e tamanhos, com diferentes cores e composições.

A razão de não criar uma logo estático vem da necessidade de seguir a modernização da comunicação visual atual.

Um logo que se adapta facilmente em qualquer formato tem mais chances de ter sucesso a longo prazo.

Um bom exemplo é os Doodles do Google, onde cada dia a marca é representada de uma forma diferente, mas ainda sim mantém sua personalidade.

Bicromia

O retorno do duotone veio com força. Esse recurso é tradicionalmente usado como um processo de impressão de semitom — halftoning — em que duas cores contrastantes são impressas uma sobre a outra criando uma imagem com dois tons.

No entanto, essa técnica encontrou uma nova função no universo digital. Com a ajuda dos softwares de edição de imagem, o método ficou mais fácil de ser manipulado e levou o conceito adiante, permitindo a incorporação de três ou quatro cores e uma “falsa duotone” — imagens coloridas.

A Spotify marcou a volta da bicromia com o uso da técnica em suas campanhas publicitárias. Não demorou para que os designers começassem a adotá-la em seus projetos, já que ela cai perfeitamente bem com o elegante design “semiflat”. Com seu efeito vibrante e as inúmeras alternativas para aplicação, o duotone parece ter chegado para ficar e por um bom tempo.

Simplicidade e eficiência

Se você prestar atenção, notará que todas as mudanças estão focadas em tentar tornar as coisas mais simples. Ou seja, já se foi o tempo em que a quantidade fazia sentido. Hoje, é preferível investir em poucas mensagens, mas mais poderosas.

Tudo isso se deve ao fato de que a vida ficou, realmente, muito complicada. As novas tendências de design então surgem como uma limpeza. Uma maneira de tentar desmistificar e reconfigurar este novo mundo.

Quer saber mais sobre como usar ao design para aumentar os resultados da sua empresa? Entre em contato comigo. Vamos marcar uma reunião e descobrir tudo o que podemos construir juntos.

Agradeço a leitura e até a próxima!

 

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