Como vender chocolates em casa durante o período de Páscoa

Nova economia pede novas formas de encontrar entradas. Se a sua loja fechou, ou se os seus recursos estão desaparecendo, então é tempos de mudar. Como? Um caminho é vender chocolates neste período de Páscoa. 

Falarei sobre todas as vantagens no artigo de hoje, mas é sempre bom relembrar que eu estou escrevendo para uma pessoa que trabalha no varejo, independente do cargo. 

O que quero dizer com isso? 

Que você pode dar a volta por cima, pois já tem o DNA de quem sabe vender. Já atua neste setor. É tudo uma questão de transferir os conhecimentos para outras áreas.

Então, vamos lá, vamos conversar um pouco sobre como vender chocolates em casa agora e aproveitar o embalo para continuar lucrando mesmo durante a quarentena. 

Será um artigo de fórmulas mágicas? Claro que não, mas será um artigo com boas ideias e planos de ação. 

Aproveite a leitura!

Veja mais: Novas estratégias de Visual Merchandising

O que é preciso para vender chocolates em casa? 

Bem, há aqui alguns caminhos: 

  • pessoas com vivência na cozinha que gostam de preparar receitas
  • pessoas com pensamento estritamente empresarial que querem uma nova fonte de renda.

Se você se encaixa no primeiro caso então provavelmente este artigo terá valor apenas nas dias para as vendas. Afinal, você pode saber tudo sobre preparar alimentos deliciosos, mas sempre há algo novo a ser aprendido sobre como vender mais. 

Se você está no segundo caso então terá que contar com muito bom gosto e ótimas decisões para conseguir colocar no mercado um produto de qualidade. 

Vamos continuar

Leia em seguida: 7 tendências de Mercado para acompanhar em 2020

Quero vender chocolates caseiros, mas não me vejo cozinhando

Se você não sabe elaborar receitas, a dica é encontrar fornecedores de trufas, bombons e ovos de chocolate menores. Pois, assim, dá para obter um produto de qualidade, por preços acessíveis.

Você também pode optar por fazer cursos rápidos de culinária. Alguns têm duração de um fim de semana ou poucos dias, a preço. 

Muito bem, chegou o momento da análise de mercado 

O primeiro passo para vender chocolates caseiros é fazer uma análise contendo: 

  • o preço da matéria prima
  • o valor do ponto de equilíbrio
  • o estoque mínimo
  • o estoque máximo
  • o cenário das vendas no seu bairro
  • sua forma de entrega principal 

Parece muito trabalho? Bem, infelizmente é. Mas lembre-se de que esse período dá uma impulsão nas vendas. Tem mais, a crise retardou o consumo por algumas semanas. Isso significa que o Boom da venda de chocolates terá um impacto menor, em compensação se espalhará por mais dias. Então, dá tempo de entrar no mercado. 

Como operar no dia a dia para vender chocolates caseiros

  • Tenha uma rotina

O andamento da produção dos chocolates depende de você. Mantenha a disciplina, dedique horas do seu dia para organizar as informações e preparar as receitas. VocÊ também precisa embalar e organizar os produtos, além de garantir a distribuição.

  • Invista em marketing digital

Talvez a dica mais básica e direta possível. Use as redes sociais, converse com seus contatos, comunique, crie publicações. Enfim, avise ao mercado que você entrou no jogo (você até pode colar cartazes dentro do condomínio, caso as regras do prédio permitam, mas evite que essa seja sua única forma de encontrar clientes.)

Outra coisa, referências são ótimas e sempre bem-vindas, mas deixar apenas nas mãos dos amigos e amigas para trazer compradores é outra ideia ineficiente. Dê as caras. 

Leia também: Quais são as novas tendências de consumo

O que é estoque mínimo? Ponto de equilíbrio? 

Bem, lá no topo deste artigo eu falei um pouco sobre as questões técnicas das vendas. Saber qual é o estoque, o que é o ponto de equilíbrio, o fluxo de caixa, etc. 

Pode ser que você não tenha familiaridade com estes termos, e agora que deseja vender chocolates caseiros eles serão fundamentais para o seu dia a dia. Então, vamos lá. Deixa eu falar um pouquinho para você sobre cada um deles.

Fluxo de caixa

É o indicador que faz um diagnóstico da saúde financeira da sua empresa dentro de um determinado período. Ou seja, são os valores de entrada e saída medidos em dias, semanas, meses, anos, etc.

Controlar o fluxo de caixa é importante para garantir que todo o dinheiro circulando pela empresa tenha um destino bem determinado, além de manter os olhos vivos nos recursos que ainda serão recebidos e nas obrigações que serão pagas.

Estoque mínimo

O estoque mínimo nada mais é que o número de unidades de um produto que você precisa ter antes que o fornecedor possa repor as peças. O cálculo é feito com base no número de produtos consumidos ou vendidos por dia (uma média) vezes o número de dias até a entrega do fornecedor. Vou explicar: 

  • você vende em média 5 chocolates por dia, seu fornecedor leva 4 dias para fazer uma entrega de 40 unidades. Então, o seu estoque mínimo é de 20 unidades, já que 5 vezes 4 são 20.

Ponto de equilíbrio 

O ponto de equilíbrio é o indicador que mostra aos investidores quando uma empresa inicia o lucro. No caso de uma loja de chocolates caseiros é provável que você seja a única pessoa investindo. Esse ponto então considera quantas vendas são feitas (ou projetadas) o valor de cada produto e o valor investido.  Projeção das vendas mostra quando a loja “pagou a si mesma” e iniciou a fase dos lucros.

Trocando em termos simples: vamos imaginar que você invista mil reais para começar a sua loja de chocolates caseiros, cada chocolate tem o valor de 5 reais, quanto tempo até que a loja dê lucro? Esse é o valor do ponto de equilíbrio. 

Espero que essas dicas simples e estes termos tenha te ajudado a encontrar novas formas de ganhar dinheiro em casa. Sei que os desafios estão começando e nós temos ainda um longo período de recessão pela frente, mas também sei que temos competência para superar tudo isso.

Muito obrigada pela leitura, ficou com dúvidas ou gostaria de marcar uma reunião online? Entre em contato comigo.

Até a próxima publicação.

Somos um time de profissionais especializados e apaixonados por impactar pessoas. Desde modelagem e estratégia do negócio, passando pelas criações de design (posicionamento, identidade visual, verbal e espacial, e serviço) até a implementação