Vamos começar pelo básico, para você como funciona o encantamento no varejo? Há soluções práticas?
Trataremos desse tema no artigo de hoje cuidando de cada detalhe para garantir que você termine a leitura com todas as informações de que necessita. Vamos lá!
Para começar, acompanhe tudo, tenha controle de todas as ações adotadas rumo ao encantamento
Toda ação voltada para a fidelização de clientes pode ser monitorada. O monitoramento permite a otimização constante da estratégia e, a partir dos resultados de cada investida reúne informações relevantes sobre o público-alvo, como preferências de abordagem e necessidades.
Encare esse processo como o ciclo virtuoso: monitorar é o processo de conhece o público e aumentar a capacidade de criar estratégias para fidelizar clientes.
Envolvimento do cliente
Oferecer ao cliente autonomia na hora da compra é a estratégia certa para satisfação. Usando as opções de frete como exemplo, para lojas em que o produto não pode ser levado no mesmo dia, pode-se disponibilizar o menu, pelo qual o comprador define qual alternativa está adequada às necessidades:
- Normal: preço e prazo médios praticados no mercado;
- Urgente: prazos menores, fretes com valor acima;
- Entrega no mesmo dia, o frete com maior valor.
Nesse exemplo, é importante manter a transparência dos processos e garantir para o consumidor envolvimento total da a loja nas atividades. Nos casos de problemas no transporte – como o atraso –, é ideal entrar em contato e informar sobre a mudança no prazo antes do cliente procurar a central para fazer a reclamação.
Para encantar clientes você deve pensar sempre em autonomia
Adotando essa postura, transmite-se maior credibilidade e confiança. Isso faz com as expectativas sejam equilibradas e a satisfação do cliente seja maior.
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Estude o cliente
Para reter clientes é necessário, primeiramente, conhecê-los. Com essa abordagem será possível se comunicar de forma assertiva e atender as reais expectativas.
Conhecer o público-alvo é a etapa básica para o varejo, as características demográficas e socioeconômicas definem como são e onde estão os consumidores da marca.
Veja essa lista de dicas para fidelizar clientes
O bom atendimento passa, primeiramente, pelo bom entendimento das reais necessidades do consumidor.
Existem quatro graus de fidelidade de clientes: os convictos, compram sempre da mesma marca; os divididos, fiéis compradores de duas ou três marcas; os inconstantes, mudam de marca a todo momento; e os infiéis, não tem preferência a marca.
Outro passo importante é traçar o perfil de cliente, aquele que tem a necessidade sanada pelo seu produto.
A persona, representação fictícia desse cliente ideal, servirá para identificá-lo em meio a potenciais compradores, assim como auxiliar na definição da estratégia.
Você também deve fazer analise sincera dos momentos ruins. As empresas não têm o hábito de estudar algo deu errado e como evitar esse erro em situações futuras. Só essa atitude já auxilia no momento de descobrir o certo e como é possível multiplicar os cenários positivos.
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Invista em Treinamentos
Ofereça treinamentos de qualidade para que o atendimento ganhe em valor. Colaboradores com disposição, presteza e sutileza necessárias, exigem treinamentos. Os colaboradores também devem estar bem informados sobre os produtos ofertados e sobre as tendências de moda para orientar os clientes.
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Trabalhe a marca nas redes sociais
As redes sociais são plataformas de comunicação entre a empresa e o consumidor. Por meio delas é possível reunir informações sobre o público e ainda conquistar novos clientes.
A ampliação da presença digital do negócio permitirá à empresa:
- Divulgar conteúdos relevantes para o público-alvo;
- Engajar a audiência;
- Melhorar a interação com o cliente, responder às dúvidas, solucionar conflitos de forma personalizada.
Essas atitudes produzem sentimentos de credibilidade e confiança na marca e serviços oferecidos pela loja.
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Vamos ter uma conversa sincera sobre experiência de compra?
A assimilação do consumidor faz sobre o processo de interação com a loja durante o período da compra, essa é, em resumo, a experiência de compra. Ela envolve elementos físicos e emocionais, causando efeitos nos compradores, se tudo der certo, os esses efeitos serão sempre positivos.
O produto é revestido de atributos essenciais para a decisão do consumidor. A tecnologia tanto funciona como atrativo quanto facilitador nessa jornada. Além disso, ela tem o poder de promover a experiência diferenciada para o cliente.
Além do produto há outros caminhos. O importante é explorar elementos sensoriais e criar momentos cativantes, modificações no próprio ponto de venda (PDV) podem contribuir também para a percepção positiva do cliente sobre a compra.
O segredo está em apurar o olhar
Basta observar o quanto as lojas tradicionais vêm sentindo o impacto do comércio online. Qual seria o propósito dessas perdas? Então, rever o papel das lojas físicas e considerar ações diferenciadas para o PDV fazem todo o sentido, como a integração entre o físico e o e-commerce.
Percebeu? Apurar o olhar. Para encantar o cliente você deve encantar-se a si. Entre na sua loja e pergunte-se “essa loja está realmente encantadora?” Muitas respostas surgirão apenas com esse exercício.
O bom e velho saber vender
Vendedores experientes e bem treinados são decisivos quando falamos em converter a venda de um consumidor envolvido com o produto.
Depois de garantir a confiabilidade e identificação com a marca, a experiência de compra precisa ser simples e intuitiva. Dessa forma, escolher os produtos e suas especificações e fechar o acordo não deve ser complicado. A má experiência nessa etapa pode fazê-lo abandonar a compra quase na linha de chegada.
Feita a compra, começa a experiência da qual dependem a relação do cliente com a marca. Estamos falando do pós-venda.
O bom pós-vendas, eficiente tanto para resolver problemas quanto para propor novas soluções, reforça o relacionamento com a marca e abre espaço para reiniciar a jornada futura.
Conheça realmente as necessidades do cliente
O cliente está na sua loja por alguma razão. Essa razão é importante para direcionar os serviços de acordo com tais necessidades. Tudo deve estar alinhado. Sua loja é uma solucionadora de problemas.
Por exemplo: se o estabelecimento é um restaurante e o cliente deseja almoçar com a família, o restaurante terá o comportamento diferente de quando esse mesmo cliente for ao almoço de negócios, não estamos falando de perfil de marca, falamos de atendimento e adaptação.
Preste atenção aos detalhes
O demônio está nos detalhes. Embora essa frase tenha lá seu ar lúgubre, ela é verdadeira em todos os sentidos. São os detalhes que separam as grandes lojas, as marcas de sucesso e os grandes empreendedores, de meros aventureiros.
Os detalhes fazem diferença na percepção do cliente.
A ajuda da a equipe de atendimento é importante nesta etapa. Reúna-se com suas vendedoras e seus vendedores frente a frente todos os dias e pergunte a eles quais são os pontos a serem aprimorados no respeito aos detalhes. Eles com certeza poderão apresentar boas ideias.
Crie momentos marcantes
Faça o cliente sentir-se especial. Antes de entrar na sua loja este cliente passou por diversas situações, pode ser um dia chuvoso, ou uma tarde quente e desconfortável. Receba o cliente como se estivesse recebendo um amigo. Isso é ter o atendimento mágico
O sorriso tem o poder de mudar o dia. Além da simpatia, a equipe precisa ser eficiente. Rapidez, agilidade e simpatia são os três atributos admirados pelos clientes quando estão em lojas do varejo.
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