Então chegamos nessa fase, estamos entrando no último terço do nosso ano de 2019. Aqui já é possível traçar uma linha com os resultados previstos para esse ano. O crescimento planejado já pode ser visto, não visto, os planos deram certo, os planos deram errado, as coisas saíram bem ou não saíram de forma alguma. Fato é, 2019 está contando seus últimos meses e agora já chegou o momento de pensar em 2020.
Sim, pois, o varejo não vai parar e sabemos que você também não. Sua marca, sua loja, seus objetivos, tudo continua.
Vamos começar o planejamento para o próximo ano, chegaremos nele com muito mais força, com determinação, com criatividade e com todas as informações necessárias para garantir que o próximo ano seja ainda melhor que 2019.
Todos os dados apresentados foram pesquisados de informações importantes, ou coletados em palestras e congressos. Infelizmente, nós da Romero Lab ainda não podemos prever o futuro (que pena, não é? já imaginou que delícia seria!), mas, com base em informações sólidas, podemos ter plena certeza do que vem por aí.
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Como é hoje?
O cliente deseja comprar com preço justo, isso sempre foi assim e sempre será. Por outro lado, as expectativas sobre a qualidade dos serviços (produtos, ou entregas) estão cada vez maiores. Está muito mais fácil fazer a comparação entre as empresas, o que jogou a exigência nas alturas.
O que é o varejo onipresente e como ele será definitivo em 2020?
O varejo deixou de funcionar como simples intermediário entre quem fabrica e quem consome. A transformação se dá justamente no momento da compra, hoje quem fabrica tem capacidade para passar mensagens o consumidor.
O que queremos dizer? Que há integração entre as duas partes, quem compra quer sentir confiança e criar conexão com quem fabrica, por outro lado, o varejista é responsável por criar essa conexão.
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Os dispositivos móveis estão revolucionando o varejo
A sociedade é norteada pelos smartphones. As pessoas desejam aumentar o consumo por meio dos dispositivos móveis, pois eles são fáceis de usar e estão acessíveis, simplificando a relação.
Se a sua loja estiver sem interação, sem processos, sem conexão, estará perdida. O varejo precisa estar atento aos hábitos dos consumidores. Mais do que os hábitos de compras, estamos falando dos hábitos de vida, de como esse novo consumidor percebe o cotidiano.
Segundo pesquisas: 64% dos varejistas afirmam ser o pagamento por celular prioridade para o funcionamento do negócio. Outro levantamento realizado mostrou um dado interessantíssimo: 44% dos entrevistados com até 24 anos, quando questionados se preferem a interação com as lojas ao vivo ou por meio das redes sociais responderam que dão preferência para as transações feitas por intermédio das redes ou aplicativos.
Em um cenário com essas características, sua loja precisará estar integrada, pois é possível perceber que a decisão de compra foi feita antes da visita à loja física. O que torna relevante colocar o consumidor no controle da compra.
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O consumidor de 2020 auxiliado por Inteligência Artificial
A inteligência artificial é realidade e a grande verdade é que o concorrente já pode estar utilizando.
As formas comuns de utilização da Inteligência Artificial atualmente estão nos Chatbots, auxiliadores para empresas manterem serviços de atendimento ao cliente.
Existem vantagens em investir nos Chatbots, pois eles são rápidos para responder qualquer tipo de pergunta. Funcionam integrados em websites e aplicativos (como o Facebook Messenger) E são ferramentas poderosas para o marketing digital.
Criando experiências de vendas personalizadas, como irá atuar o varejo em 2020
Para o consumidor do moderno a personalização do serviço é importante, e a tendência é que essa prática continue se tornando a exigência definidora para os clientes
O que é ótimo para o varejista, pois, para ter acesso ao estilo de compra personalizada, os consumidores estão dispostos a compartilhar informações sobre as suas preferências.
Esses dados atuam em conjunto com ferramentas e estratégias que visam transformar as informações dos clientes em planos para desenvolver novas experiências únicas para cada cliente. Cada experiência única gera novas vendas, é um ciclo virtuoso.
O varejo de 2020 irá investir na valorização dos sentimentos
As relações humanas estão se tornando mais importantes à medida que as pessoas estão se sentindo cada vez mais sozinhas. Na busca por preenchimento do vazio existencial, a valorização de sentimentos ganha força.
Nós dissemos no início do artigo que os jovens estão preferindo as interações por aplicativos, mas isso está longe de significar que eles desejam interação sem significado.
Apesar de utilizarem as redes sociais, as pessoas querem ter contato com marcas que expressam e defendem sentimentos reais. Ninguém mais deseja comprar de logotipos frios, sem vida ou sem personalidade, o consumidor deseja criar vínculo com as marcas que ele julgar dignas do seu dinheiro.
Você deve investir em tecnologia sem esquecer das relações humanas
Os varejistas investem em tecnologia de inteligência artificia, experiências digitais, totens para compras, entre muitas outras soluções. Contudo, a importância da conexão humana será é o diferenciador fundamental paras as marcas.
Realidade aumentada, o futuro em ação hoje mesmo
A Internet das Coisas possibilitou a integração dos dispositivos. O que gerou aumento da conexão do varejo com o consumidor. Essa situação abre as portas para o uso da inteligência artificial no aumento das ofertas, melhorando a experiência de compra do consumidor.
Nessa tendência, as lojas têm investido cada vez no oferecimento de experiências de realidade aumentada, para a garantir o fechamento da venda.
São estratégias que vão desde o cliente poder utilizar o celular para ver como ficaria uma pintura na parede, até mesmo projetos com óculos VR, em que o cliente pode, literalmente, andar dentro da cozinha dos sonhos.
Imagine sair para comprar móveis para a sua sala e poder caminhar por todo o apartamento, tendo os móveis substituídos com apenas um clique, trocando sofás, cadeiras, televisores. Essa experiência está além do Show Room comum das lojas de móveis, é o VR e a Realidade Aumentada em ação.
Agora é a sua vez de falar, o que você espera do mercado de varejo em 2020? Contra pra gente. Ficou com dúvidas ou gostaria de obter mais informações? Entre em contato conosco. Somos especialistas em design para varejo, para nós será um prazer dividir com você tudo o que sabemos sobre o assunto.