Preço, aquele fator quase místico que envolve muitos produtos. Apesar de parecer algo tão comum e corriqueiro, na verdade o valor que você cobra faz toda a diferença na mente do consumidor.
E é até mesmo possível tornar a sua marca tão forte que o preço seja quase irrelevante.
Veja as maiores empresas do mercado, aquelas colossais, que vendem produtos por preços que, para todos, são caros, mas que seus fiéis seguidores não abrem mão. Relógios, carros, smartphones, e infinitos outros produtos.
Enquanto outras marcas competem em uma disputa acirrada para ver “quem cobra mais barato” e nessa mantém uma competitividade que parece não ter fim.
Por trás de tudo isso está o design. E é deste assunto que nós vamos falar hoje. Como tornar o preço dos seus produtos ou serviços irrelevante e continuar conquistando os clientes.
Tudo isso usando o design.
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Visão do Design: Oceano vermelho x azul e a briga por preços
Você já deve conhecer a metáfora do oceano vermelho, um local infestado de predadores, onde cada pequeno palmo de mar é disputado. Por outro lado, temos o oceano azul, de águas claras e límpidas, onde você pode navegar e reinar tranquilamente como único tubarão da região.
Nesta metáfora fica claro que para uma empresa prosperar de verdade e não se preocupar com a concorrência, ela deve fundar o próprio mercado. Ou então encontrar estratégias que tornem o seu produto único.
Mas, você sabia que dá para navegar em um oceano azul vendendo e resolvendo os mesmos problemas da concorrência, no mesmo mercado? Tudo que você tem que fazer é investir em posicionamento.
E daí, podemos fazer um gancho e falarmos mais sobre o Design de produtos ou serviços.
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Posicionamento: seu melhor ticket para o oceano azul
Tenhamos sinceridade agora: é muito difícil encontrar um novo nicho de mercado. Descobrir aquele espaço vazio onde existe uma necessidade latente do consumidor, e uma falta de oferta das empresas.
Por outro lado, é muito mais fácil resolver as mesmas dores que a concorrência resolve, e se posicionar tranquilamente em um mercado já bem desenvolvido. Entretanto, a concorrência também cresce e a disputa por preços acaba invariavelmente comprometendo a entrega.
Na solução: posicionar-se de maneira diferente. Foi isso o que pensou a primeira barbearia retrô que abriu na cidade. Ainda é cortar cabelo, mas há outro posicionamento. O mesmo serve para diversos outros produtos e serviços que são moldados diariamente.
Ou seja, mais do que descobrir um novo mercado. Que tal apenas apresentar-se diferente no mercado que já existe? Como? Investindo em design de produtos ou serviços.
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Design de Produtos e Serviços: o branding tomando forma
Branding é a personalidade da sua marca, e portanto, intangível. Também conhecido como Gestão de Marca, nele estão todas as informações relevantes para que a sua marca seja quem ela é.
Portanto, escolher uma ou outra cor é branding? Não. As escolhas das cores, tom de voz, logo, ou qualquer outra questão, são chamadas de ações. O branding é o planejamento e as ações são as partes tangíveis ou observáveis.
E aí nós temos o Design, que amparado por um bom trabalho de Branding é capaz de transformar a sua empresa em algo completamente diferente da concorrência. E se você entendeu bem o artigo até aqui, destacar-se da concorrência significa navegar no oceano azul.
Por fim, vencendo a tão famigerada briga dos preços.
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Moral da história: invista em Branding e use ele para pautar seus Designs
Se você puder sair desta leitura com um pensamento, ele tem que ser: o preço não é seu aliado, seu amigo, seu companheiro, nem a sua sina. Preço é apenas mais um dos elementos do branding. Ou seja, ele também é uma ação.
Preço é como a cor. Ele existe, está lá, faz parte e é importante. Mas não pode ser o definidor da sua empresa.
O que define, mesmo, a sua marca, as suas conquistas, e tudo aquilo que você chama de “minha empresa” precisa ser a alma.
Garanta que a tua empresa tenha alma e você vai ver como o preço desaparece no meio de tantas outras qualidades.
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De toda maneira, eu agradeço muito a sua leitura e a sua companhia. Se quiser ler mais conteúdos interessantes sobre Design, varejo e o universo das marcas, continue acompanhando o blog.
Estou sempre trazendo novidades e dicas incríveis para você melhorar os resultados da sua empresa.
Até mais.