Como melhorar a sua criatividade em 5 dicas!

Como melhorar a sua criatividade em 5 dicas!

Essas 5 dicas de como melhorar a sua criatividade nasceram de uma conversa que tive com outros profissionais da área. Nós nos questionamos: qual seria a habilidade mais necessária para um profissional de design moderno? E a resposta foi: criatividade.

Com o aumento das soluções automáticas, inteligência artificial, etc. Torna-se claro que os pensamentos mecanizados, automáticos, serão substituídos por robôs. 

Para os humanos ficarão os trabalhos relacionados com a criatividade. 

E os reflexos dessas questões nós já podemos observar. Por isso, trago essa 5 dicas para garantir que você tenha tudo o que precisa para ser uma pessoa mais criativa.

Vamos lá!

Leia também: O que é Digital Storytelling para varejo e como usar?

É possível aprender como melhorar a sua criatividade? 

Sempre que eu trago este assunto as pessoas me perguntam se é possível desenvolver uma habilidade tão complexa quanto a criatividade. 

Alguns até se questionam se é possível melhorar essa skill. Se ela pode ser aprendida.

E a resposta é sim. Claro que você pode se tornar uma pessoa mais criativa. Há estudos e estudos comprovando essa afirmação. No site da Harvard Business School você encontra inúmeros artigos sobre o tema.

Foi de lá que eu trouxe 5 insights que vão te ajudar muito nessa jornada.

Você sabe o que é Marketing Emocional no varejo? Vou explicar

1- mude a sua dieta de conteúdos!

Essa é a primeira dica e talvez a mais importante. Se você deseja ter ideias criativas, então você precisa mudar a sua ingestão de conteúdos. Músicas, séries, vídeos, perfis que segue, livros, etc. 

Veja, a criatividade é um processo neurológico que surge quando nossa mente faz a conexão entre ideias incomuns. Basta reparar, toda ideia criativa é uma grande sacada sobre a ligação de coisas que não pareciam se encaixar.

E o que você consome molda o seu cérebro. Por isso, mude sua dieta de conteúdos e você estará transformando também as ideias que surgem na sua mente.

2- Cuide da saúde

Essa dica parece um tanto esquisita, talvez óbvia demais, mas ela tem uma razão. 

Muitas pessoas acreditam que a criatividade é uma dádiva dos gênios e que apenas pessoas incomuns são criativas. Pior, algumas acreditam que para ter ideias interessantes você precisará se dopar, ou consumir algum tipo de estimulante.

E todas essas coisas são besteiras.

Profissionais das mais diversas áreas trabalham todos os dias e precisam gerar ideias criativas a todo instante. Seria impossível manter uma rotina de estimulantes.

Tem mais, estudos publicados pela HBS apontam a qualidade do sono como um dos fatores predominantes para a geração de boas ideias e a saúde do cérebro. Por isso, se cuide!

3- Cometa bons erros

Todo processo criativo passar por um ciclo: premissa, execução, análise, nova premissa.

A premissa é a primeira ideia, aquilo que você acha que pode acontecer: se eu fizer tal coisa, terei tal resultado.

Então vem a execução, o momento de trazer a premissa para o mundo real.


Daí vem a análise, quando se observa o que se tornou real. O que deu certo?

Por fim, é gerada uma nova premissa. Com base no primeiro teste, estipula-se um novo objetivo pronto para ir para a execução.

Logo, bons erros são erros que consideram o último teste e tenta fazer diferente. Erros ruins são erros todos iguais. Que não mudam em nada a execução, e ficam apenas que exista um resultado diferente. 

4- melhore as suas perguntas

Criatividade é a arte de fazer boas perguntas para o mundo. Veja exemplos:

  • e se fizermos uma animação sobre bonecos que ganham vida e conversam? (toystory)
  • e se fizermos um computador menor ainda, que possa ser levado para todos os lugares? (invenção do notebook)
  • e se nossos dispositivos de mp3 e mp4 também tirarem fotos? (iPod).

Preste atenção nas suas perguntas. São perguntas que propões alguma coisa? Ou são apenas perguntas de sim ou não?

Veja, as boas perguntas são aquelas que contém uma ideia em si. São aquelas de respostas múltiplas e algumas vezes até sem resposta certa.

5- Ataque, recue, ataque

Essa última dica fala do ato de ser criativo em si. Como ter criatividade quando nenhuma ideia boa surge? Como sentar em frente ao notebook e escrever aquela palestra? Como ligar e desligar a criatividade?

Use a estratégia ataque, recue, ataque.

É muito simples, vamos imaginar que você precise escrever uma palestra e não sabe por onde começar. Então, você irá criar qualquer coisa. Digite a sua palestra. Não pare para refletir se está boa ou não, apenas digite – ataque.


Terminou a palestra inteira? Agora recue. É hora de revisar, ver o que ficou bom, entender o que precisa ser desenvolvido. Ideias que possam ser lapidadas, etc.

Feito isso, é hora de novo ataque. Mais uma vez, você tem que produzir sem deixar seu crítico interior atrapalhar. Use o que aprendeu no último recuo e ataque sem dó. 

Espero que essas dicas tenha dado aquele impulso na sua criatividade.

Quer desenvolver ainda mais a sua criatividade? Estão abertas as inscrições para as minhas próximas mentorias. Clique no botão abaixo, inscreva-se e fique sabendo de tudo.

Agradeço a leitura e até a próxima!

5 vantagens indiscutíveis de contratar uma mentoria
https://lp.romerolab.com.br/mentoria5 vantagens indiscutíveis de contratar uma mentoria

Somos um time de profissionais especializados e apaixonados por impactar pessoas. Desde modelagem e estratégia do negócio, passando pelas criações de design (posicionamento, identidade visual, verbal e espacial, e serviço) até a implementação