Como escolher uma rede social para sua loja

Nós temos uma postagem falando sobre os benefícios das redes sociais e de como a comunicação e o uso correto delas pode mudar os rumos da sua loja. Hoje vamos nos aprofundar no assunto e mostrar como escolher uma rede social para o seu varejo.

Já de início queremos deixar bem claro que a escolha de uma rede social não é algo fixo. Você não precisa “se casar” com a sua escolha e investir todas as fichas nela – na verdade, as melhores estratégias estão espalhadas por diversas redes.

Mas, é bem verdade que lojas menores, com equipes enxutas, terão que escolher uma rede principal. Pois, assim como não há tempo para desenvolver uma comunicação por todos os canais, também não haverá tempo para criar estratégias em todas as redes.

Então, se você está em um desses casos, em que será preciso escolher apenas uma rede. Ou se você deseja saber como expandir o seu número de seguidores, vamos conversar agora mesmo.

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Conheça os números das redes sociais antes de saber qual escolher para sua loja

Bem, vamos aos dados coletados pela pesquisa apresentada por Social Media Trends. Os números das redes sociais são:

  • Das empresas brasileiras, 92,1% estão presentes nas redes sociais
  • Um conteúdo visualizado tem cerca de 40 vezes mais probabilidade de ser compartilhado nas redes sociais do que em qualquer outro local
  • Perto de 56% dos adultos que utilizam a internet estão conectados em uma ou mais redes sociais
  • As postagens em blog e redes sociais são as táticas mais utilizadas pelas empresas: são 85% para as redes e 66% para as postagens de blog.
  • O uso das mídias sociais em dispositivos móveis aumentou mais 30% desde 2016.

Nas opiniões das empresas, os principais benefícios das redes sociais são:

  • Divulgar a marca
  • Engajar a audiência
  • Aumentar o tráfego no site (ou blog)
  • Ampliar as vendas
  • Aumentar o número de clientes fixos

O custo das redes sociais é relativamente baixo, o valor investido chega na faixa de até 5% de todo o valor destinado ao marketing digital como um todo.

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Quais são as principais redes sociais para o varejista

Vamos começar falando do Facebook:

 

  • Utilizado por 97% das empresas brasileiras. Está na frente do Instagram, que tem 63%.
  • Quase 64% das empresas que utilizam o Facebook investem também em mídias pagas dentro da plataforma
  • As postagens no Facebook convertem entre 2 e 3 vezes mais quando são feitas com imagens
  • 73% dos usuários do Facebook afirmam que o uso da rede social está aliado a contatos profissionais
  • O conteúdo postado no Facebook cresceu mais de 57% nos últimos anos

E o Instagram:

 

  • A rede social tem mais de 500 milhões de usuários mensais ativos
  • Os números das empresas presentes no Instagram cresceram 32%
  • Para empresas com foco nos jovens, uma dica: 32% dos adolescentes (entre 16 e 26 anos) presentes no Instagram dizem que a rede social é a mais importante em seu dia a dia
  • As mulheres são 38% mais ativas no Instagram do que o público masculino
  • O Instagram tem 58x mais engajamento por seguidor do que todas as outras redes sociais. Inclusive o Facebook

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E o LinkedIn

 

  • O consumo de conteúdo cresceu muito no LinkedIn, perto dos 20% nos últimos anos
  • 81% dos negócios fechados no LinkedIn são no setor B2B – sobretudo no lançamento de produtos
  • 35% dos usuários acessam a rede social todos os dias (um número baixo, quando comparado com os mais de 70% do Instagram)
  • 91% do conteúdo compartilhado no LinkedIn é de conteúdo voltado para interesses comerciais
  • O usuário do LinkedIn médio gasta apenas 17 minutos por mês no site
  • No site, 98% das postagens rebem mais comentários se possuírem imagens. Já as postagens com links recebem 200% mais engajamentos

E o que falar sobre o Youtube

 

  • Mais de 50% das visualizações do Youtube são de dispositivos móveis
  • Mais de 30% dos usuários procuram o Youtube para acessar conteúdo voltado ao aprendizado – como tutoriais e “How To’s”
  • 94% dos usuários do Youtube têm entre 18 a 35 anos
  • Quase 90% dos usuários gostam do fato de que a rede social é uma plataforma para o consumo de praticamente qualquer tipo de conteúdo
  • Quase 60% dos usuários preferem o Youtube à qualquer outra rede social, quando o assunto é buscar informação – dando ênfase ao fato de que absorver os dados apresentados em vídeos é palatável para grande parte dos usuários

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Depois de tantos dados, qual é o resumo?

Após avaliar os números apresentados sobre as redes sociais, você descobrirá que as opções de estratégias são variadas. Por exemplo:

  • O LinkedIn é notadamente a rede social em que os usuários são mais desapaixonados. Ela também é a rede menos frequentada. Mas isso abre duas oportunidades: os usuários que acessarem levarão o conteúdo à sério e as postagens ganharão a atenção do público.
  • Já o Instagram é uma rede completamente tomada pelo publico jovem. Sim, há espaço para debates sérios e conteúdo mais “rígido” lá, só que é fato que as melhores estratégias conversam com esse público adolescente e possuem um vocabulário mais solto.
  • O Facebook ainda é a rede social mais acessada, o que abre as portas para muitas estratégias e para que a sua loja possa ser conhecida por diversos usuários.
  • O Youtube é uma rede social excelente se a loja estiver interessada em criar vídeos de tutoriais ou ensinar coisas aos seguidores.

Em outras palavras, não há uma rede social certa para a sua loja. Se trata de saber quais são os objetivos, definir estratégias para atingi-los e descobrir onde está o público pretendido.

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Muito obrigada pela leitura, até a próxima publicação.

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