Engajar consumidores é uma tarefa que exige empenho de todos os envolvidos em uma loja. O empreendedor que deseja fazer com que seus clientes tenham posturas ativas, sobretudo nas redes sociais, terá que seguir alguns passos.
Primeiro, nós precisamos conversar sobre o que é, realmente, engajamento.
Se você acredita que engajar é ganhar curtidas e visualizações, pode estar olhando para as métricas de maneira errada. Há muitas empresas que caem nesse erro de comparar “quantos likes o meu post tem em comparação com a concorrência?” e assim passam dias perseguindo objetivos infundados.
Clientes engajados são aqueles que defendem o nome da sua marca. Pode ser por meio de likes nas redes sociais, mas também pode ser por meio de indicações e boas referências para outros clientes.
Publicações ganham likes por inúmeros motivos: uma foto bonita, um pet fofinho, uma imagem inspiradora ou até mesmo um meme engraçado. Contudo, mais do que likes, você quer clientes fiéis.
Hoje vou ensinar como conquistar engajamento sólido para a sua loja. Tudo pode ser feito em 7 passos, acompanhe e boa leitura!
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Conheça o interlocutor
Quer um público verdadeiramente engajado? Então conheça em detalhes com quem você está falando. Isso serve para os atendimentos em todos os canais: online, offline, por e-mail, por telefone.
Conhecer o interlocutor vai além de saber o que ele deseja, ou o que esse cliente deseja comprar. Significa falar a linguagem do seu consumidor, compreender o universo dele, estar inserido na realidade que faz parte da vida dos seus consumidores.
Há uma boa frase que diz: aquilo que está além do meu vocabulário está além dos meus conhecimentos. Portanto, fale a língua do seu consumidor e você estará colocando em prática o passo número 1.
Marque presença nas redes sociais
Essa dica precisa de algumas ressalvas, vamos passo a passo. Tenho certeza que hoje, em 2020, você já sabe que uma rede social para a sua loja é importantíssima, mas, será que ela está sendo usada da maneira correta?
Acontece que eu vejo inúmeros lojistas brigando e investindo energias enormes na obtenção de KPI’s que não fazem sentido para a loja.
O que eu quero dizer? Que marcar presença nas redes sociais não é sinônimo para correr atrás de likes. Antes, busque garantir que o seu cliente olhe para a sua marca com os olhos certos.
Suas redes sociais existem para que a sua loja mostre ao mercado quem ela é. Deixe a corrida atrás de likes para influencers e profissionais que dependam desse KPI.
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Utilize campanhas de e-mail marketing para aumentar o engajamento
E-mail marketing é uma das ferramentas mais eficientes na busca por engajamento dos consumidores. Com ele o seu varejo poderá manter um contato íntimo e direto com os seus consumidores, entregando valor e boas opções de compras.
Falarei disso no próximo item, mas vale mencionar agora brevemente: qual é o conteúdo que você entrega aos seus clientes? Qual é o objetivo?
Acontece que, como mencionei anteriormente, na corrida por curtidas e visualizações, muitos empreendedores entregam conteúdo irrelevante ou completamente sem contexto.
Acredite, há lojas que investem na publicação de memes e conteúdo “engraçado”, pois assim elas trazem o “público jovem” para rede. E aí acontece um problema.
Na corrida por likes sua loja pode ficar descaracterizada, e pior. Fama na internet não representa fama no bolso. Uma loja pode ser seguida por mais de 200 mil pessoas e estar com o caixa em baixa.
Portanto, ao usar campanhas de e-mail marketing coloque em prática a minha próxima dica.
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Poste conteúdo relevante em todos os canais da empresa
Entregue conteúdo relevante. E o que é relevante? Aquilo que faz parte do universo do seu cliente e agrega alguma coisa para o dia dele. Se o seu clientes acessar um conteúdo da sua empresa e não aprender nada, então o conteúdo foi irrelevante.
E não se engane, postar conteúdo com relevância é um grande desafio. É preciso pesquisar, ler, mergulhar no universo da sua marca e na vida da sua persona.
Ou seja, vai muito além de copiar a onda do momento e fazer uma versão própria dos memes e dos vídeos que estão em alta. Conteúdo relevante exige muito suor dos seus idealizadores.
Mas, a recompensa é enorme. Um cliente que encontre a fonte segura de conteúdo relevante irá retribuir com dedicação, engajamento e ótimas referências. A marca cresce, conquista parcerias e ganha uma fatia enorme do mercado.
Tenha mais de um canal de atendimento, mas garanta que eles funcionem
Dica rápida, pois essa é autoexplicativa. Muitas lojas possuem inúmeros canais de atendimento, mas todos eles são extremamente frustrantes para os clientes.
Tenha mais de um canal de atendimento, contudo, garanta que todos eles funcionem bem. Na dúvida entre 5 canais que funcionam mais ou menos e 1 canal perfeito, escolha 1 perfeito.
Fique de olho nas novas tendências e atualize a sua comunicação
Os clientes mudam. Eles absorvem conteúdo online diariamente em doses enormes, sendo assim, aquilo que funciona hoje não irá funcionar no final do ano.
Atualize o vocabulário da sua empresa constantemente. As redes sociais da sua loja devem falar a língua do cliente (primeira dica, lembra?).
Busque essa atualização e mantenha a comunicação.
Aprenda como analisar os dados e tenha paciência
Agora vem uma das tarefas mais complexas, contudo podemos dizer que é a mais relevante. Isso pois são as métricas que mostram quando uma estratégia está no caminho certo, e quando ela se perdeu.
Você precisa aprender a analisar as métricas apresentadas pelas redes sociais e pelas pesquisas nos motores de buscas. Contudo, lembre-se de que alguns números funcionam como ruídos para a sua análise.
Se a sua loja não precisa de likes para sobreviver, procure outras métricas como “cliques no banner”, “compras”, etc.
E, muito importante, tenha paciência. Uma marca de sucesso, que tem alto engajamento nas redes sociais, começou 4, ou 5 anos atrás. Há uma lenda de que as pessoas “estouram” na internet de um dia para o outro.
Aqui finalizo com outra frase que também diz muito: leva muito tempo de trabalho árduo para você ter sorte do dia para a noite.
Continue caminhando e investindo nas suas estratégias, tenho certeza de que os resultados irão aparecer.
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Vamos conversar
Por fim, como eu sempre gosto de terminar, quero lembrar para você que isso não é um monólogo e todo este blog é na verdade um primeiro passo para que possamos conversar mais.
Adoraria saber a sua opinião sobre este e muitos outros assuntos. Afinal de contas, estamos enfrentando diversos desafios em comum e sei que você também busca compreender quais são as próximas tendências.
Sendo assim, entre em contato comigo e vamos marcar uma reunião.
Agradeço a sua leitura e até a próxima publicação.