Olá, hoje nós trouxemos um artigo falando sobre este ser chamado o consumidor do futuro. O que ele deseja do varejo? Como garantir uma boa entrega para este consumidor e quais são os caminhos de crescimento das lojas modernas?
Com base nos estudos da WGSN e também inúmeras outras referências. Hoje trouxemos aquele artigo completinho com diversas ideias interessantíssimas para você entender quem é o consumidor do futuro e quais são as tarefas que a sua loja terá que colocar em prática.
Tudo isso para garantir que você seja capaz de evoluir junto com os clientes e manter a sua marca competitiva no mercado.
Muito bem, vamos começar!
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O consumidor do futuro é guiado por sentimentos
Você certamente já sabe que toda compra é feita com base em sentimentos, isso nunca foi segredo para ninguém. Entretanto, os consumidores estão cada vez mais adicionando outros elementos na troca entre o que eles desejam e o que as empresas podem oferecer.
Se antes um cliente queria exclusividade, luxo, preços baixos, hoje são outros sentimentos que estão dando as cartas nas relações de compra e venda. E isso está deixando muitos lojistas completamente perdidos.
Veja, os principais sentimentos relacionados com os consumidores do futuro são:
- Ansiedade e antecipação
- Sentimentos de amor e romance
- Inconformismo
- Desejo de liderança e condução
Esses 4 drives estão presentes nas relações entre clientes e empresas modernas. Vamos falar sobre cada uma delas em detalhes nos próximos tópicos.
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Ansiedade e antecipação do consumidor do futuro
Vivemos um universo de incertezas, ninguém mais pode ter certeza de nada e a verdade é que se tornou muito dificil saber como será o dia de amanhã. Um lançamento hoje pode ser completamente obtuso em menos de 2 anos.
Toda essa gama de incertezas deixa o consumidor com ansiedade .Ele deseja se antecipar. Hoje um cliente quer garantir que os seus investimentos sejam duradouros, sólidos, permanentes.
Ao mesmo tempo, este consumidor também corre atrás de inovações e quer cada vez mais algo que esteja “além do seu tempo”. Uma dualidade complexa de resolver pelas lojas.
Neste sentido, sua marca precisa entregar tranquilidade e segurança para este grupo.
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Os Novos Românticos se tornam compradores
O romantismo é um movimento artístico caracterizado, entre outras coisas, pelo idealismo. De tal maneira que existe na nossa sociedade expressões que dizem “não romantize tal coisa”. Ou seja, não idealize.
Entretanto, os românticos voltaram para o mercado comprador. E hoje há inúmeros clientes que são verdadeiros idealistas.
Já que o chamado “mundo real” é cada vez mais complexo, e as seguidas crises minaram as energias das pessoas, existe um movimento claro em direção ao Ideal, com I maiúsculo.
Esse Ideal pode estar presente em produtos, pessoas, serviços, produções artísticas, o que for. Normalmente ele remete ao passado (por isso o vintage cresceu tanto).
Para esse grupo você precisa investir em soluções focadas no relacionamento interpessoal. Já que essas pessoas buscam o conforto de outros românticos.
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Inconformismo também tomou às lojas
Convulsões sociais são movimentos de grande impacto no dia a dia das pessoas. Por meio delas, grandes movimentos são feitos e as estruturas mudam completamente.
Vivemos em uma época borbulhante, onde convulsões sociais acontecem a cada 3 meses e está sempre mais difícil compreender quais são as novas estruturas.
Há uma corrente enorme de inconformismo, como resposta às convulsões sociais do passado. Ou seja, criamos um sistema que se retroalimenta.
Um grupo de pessoas exige uma mudança, essa mudança é feita, outro grupo se sente prejudicado e exige mudança, que também é feita. Camada sobre camada de inconformismo.
Uma marca que deseja investir em soluções para inconformistas deve apostar na inspiração. É preciso liderar este grupo, mostrar que a sua empresa tem muito o que oferecer e também se posicionar.
Se a marca não se posiciona, ela não faz parte. E para o inconformista, quem não faz parte, também é o problema.
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Condutores, os clientes com desejo de liderança
De todos os chamados consumidores do futuro, talvez estes sejam aqueles mais propositivos e menos reativos – ou seja, são consumidores que tomam as rédeas da situação e agem.
Um condutor pode assumir os outros sentimentos, ou seja, ele pode ser um romântico, um inconformado e até mesmo um antecipador. Sua marca principal está em exigir.
Condutores são clientes que desejam opções customizadas dos produtos ou serviços. Aquele cliente que pede para misturar diversos sabores de sorvete, que quer uma roupa com cortes diferentes, que solicita o acréscimo ou a retirada de ingredientes.
Para lidar com os condutores a sua marca deverá investir em experiências. Mais do que vender apenas produtos, os condutores querem sentir novas coisas, querem vivenciar, eles querem ir além de apenas adquirir uma coisa nova para guardar em casa.
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As 4 faces do consumidor do futuro: como isso funciona?
Claro que este artigo mostrou cada um dos sentimentos que guiam as ações dos consumidores do futuro de maneira bem simplificada. Pois, as coisas não são assim tão simples quando nós falamos sobre o comportamento humano.
Haverão clientes que têm 3 destes sentimentos bem fracos e um latente, marcado. Já outras pessoas podem apresentar apenas 2, ou 1.
Tem mais, há clientes também que não demonstram qualquer um desses 4 drives, já que estão influenciados por outras circunstâncias.
Tudo isso para dizer que não existe uma fórmula mágica de como lidar com o cliente do futuro. É preciso observar e aprender cada vez mais. Só assim seremos capazes de oferecer o melhor atendimento e os melhores produtos.
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Agradecemos a leitura e até a próxima!