Clientes modernos Como esse cliente se comporta

Clientes modernos? Como esse cliente se comporta?

Hoje eu quero conversar com você sobre tipos de clientes .Quais são e qual é o comportamento deles no mercado atual. Tudo isso para garantir que você tenha melhores resultados no seu varejo.

Afinal de contas, apesar de falar mais sobre design de varejo, este blog também trata do dia a dia da vida do varejista. E assim, mostrar como são os clientes modernos é uma ótima saída para quem deseja melhorar os resultados da empresa.

Então, vem ver de perto quais são os tipos de clientes e o que são os consumidores antecipadores. Aqueles que estão transformando a forma como fazemos negócios hoje em dia. 

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Conhecer o comportamento do consumidor é importante?

Entender o consumidor e seu comportamento é muito importante para saber como ele se relaciona com sua marca e o que o influencia no momento da compra.

E assim, você consegue intervir no momento certo e mostrar as soluções que você oferece.

Mas não é só isso. Quando você entende o consumidor e o que o motiva, consegue se comunicar de maneira mais personalizada e oferecer aquilo que ele realmente procura.

Esse pequeno detalhe ajuda a aumentar e muito sua satisfação. E você já sabe que clientes satisfeitos são mais fáceis de encantar e fidelizar.

Essa satisfação se reflete em todos os âmbitos do negócio e o valor que o cliente dá para sua marca também aumenta. Dessa forma, os produtos e serviços que você disponibiliza são percebidos como itens de maior qualidade e valor agregado.

Ter uma empresa que entrega valor e é bem-vista pelos consumidores é um grande diferencial competitivo frente aos concorrentes. (fonte)

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Conheça o Cliente Decidido e Antecipador

O cliente decidido está sempre um passo à frente e muitas vezes conhece o produto ou serviço tão bem quanto você.

Na verdade, ele é do tipo que já pesquisou toda a concorrência e fez todas as comparações possíveis entre as ofertas disponíveis no mercado.

Quase sempre, esse cliente se encontra no fundo do funil de vendas, pronto para tomar sua decisão de compra.

Ao abordá-lo, ouça atentamente suas necessidades e fale apenas o necessário, reforçando os atributos técnicos do produto e realizando demonstrações curtas e objetivas.

Seja prestativo e faça com que ele se sinta no controle, deixando a decisão por sua conta.

E claro, não cometa o erro de tentar influenciar sua decisão ou competir em conhecimento. (fonte)

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Já o Cliente Indeciso

Como o próprio nome já diz, muitas vezes, esse perfil de cliente não sabe bem o que quer. 

Isso pode variar desde o produto, até a marca e a loja que ele entrou. Por essa razão, conseguir convencê-lo a ir em direção a finalização da compra costuma ser um desafio.

Felizmente, saber quais argumentos utilizar para esse consumidor pode ser a solução para incentivar a negociação.

Além do mais, os indecisos tendem a precisar de bastante ajuda no atendimento, já que não têm informações o suficiente para tomarem as decisões sozinhos.. (fonte)

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E o Consumidor 5.0

Nessa categoria, estão os consumidores nativos digitais. Eles já nasceram com acesso às tecnologias ou viram de perto a transição do mundo analógico para o digital. Em sua maioria, o consumidor 5.0 é formado por integrantes da geração Y — também conhecidos como “millennials” — e da geração Z.

A mudança mais significativa de comportamento está no tipo de relacionamento que esses clientes querem ter com as marcas: eles privilegiam experiência acima de tudo.

Afinal, não basta adquirir um produto qualquer. Os consumidores querem ter acesso a itens com maior valor agregado, ter a melhor experiência de compra, além de interagir com as marcas de maneira horizontal e instantânea. É a Era da Experiência. (fonte)

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Clientes modernos Como esse cliente se comporta

Conheça Cliente Equilibrista 

O “negociante”, aquele que busca fazer escolhas inteligentes para conseguir consumir tudo o que quer. Esse perfil é predominantemente feminino (67%), das classes C1 e C2 e mais jovem (26 a 45 anos).

Responsável pelas compras da casa, esse perfil foi impactado pela crise, então preocupa-se bastante com o aumento do custo de vida e com a educação. Mesmo com o orçamento apertado, gosta de sair com os amigos e socializar.

Em casa, se diverte assistindo TV e adora interagir nas redes sociais. Propagandas de rua e na internet costumam chamar a sua atenção e, na hora de comprar, gosta de olhar com atenção todos os folhetos e catálogos que recebe, além de não pensar duas vezes antes de mudar de loja para aproveitar uma boa promoção.

Costuma comprar mais que o previsto e paga tudo com o cartão de crédito, mas não faz compras online. A realização profissional é o seu principal objetivo de vida. (fonte)

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Quando o varejo transforma contatos em estratégias: como se comunicar com os clientes

O crescimento do WhatsApp é só uma prova a mais de que, apesar do hábito de usar o canal telefônico como primeira opção para tudo (elogios, informações, reclamações), os consumidores – especialmente aqueles que fazem parte das novas gerações – valorizam a praticidade dos canais digitais. 

Não importa o segmento de atuação, nem o tamanho do negócio: a inteligência cognitiva ganhou espaço nesta busca justamente por proporcionar rapidez, eficiência e escalabilidade.

O fato de se relacionar com empresas disruptivas faz com que esse novo consumidor demande produtos de qualidade superior, serviços diferenciados e uma experiência excepcional, não importa o canal de comunicação.

Apesar disso, apenas 37,7% das empresas avaliadas se mostraram preocupadas em automatizar processos para melhorar seus serviços e ganhar eficiência.

Por outro lado, segundo a consultoria Gartner, até 2020, 85% das interações de um cliente com uma empresa não ocorrerão por meio de um humano.

Tais tendências revelam um novo consumidor, que deseja exercer maior protagonismo na resolução de suas demandas com a menor interação humana possível neste processo.

A tendência, portanto, é que conforme os chatbots forem entendendo a linguagem natural do usuário, suas formas de perguntar e seus sotaques, esse tipo de tecnologia traga para as empresas diversas vantagens, como redução de atendimentos por telefone e email e maiores taxas de resolutividade e engajamento.

A automatização no setor vem, portanto, como uma oportunidade para que empresas e clientes construam um relacionamento mais transparente, resolutivo e duradouro. (fonte)

Invista em experiência 

Uma previsão da Gartner revela que, em apenas mais alguns anos, o principal campo competitivo dos negócios será a experiência do consumidor.

E caso isso não baste para convencer você, o mesmo estudo aponta que 50% dos investimentos em produtos e serviços para consumidores, até o mesmo período, serão direcionados a sua experiência.

Outra discussão importante é sobre o papel que a tecnologia vai desempenhar no atendimento: a Gartner também entende que, até 2020, 85% dos relacionamentos entre empresas e consumidores serão feitos sem qualquer intervenção humana. (fonte)

Espero que o artigo de hoje tenha levantado ótimas ideias na sua mente.

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