Ser capaz de analisar friamente a própria empresa é uma das principais qualidades dos grandes líderes. E neste sentido, fazer uma autoavaliação periódica é fundamental para obter os melhores resultados.
Veja, sei que o termo pode soar confuso, afinal de contas. Estamos falando de nos auto avaliarmos, ou avaliarmos a empresa?
Entretanto, este termo é uma tradução livre do original em inglês. Por isso, aqui no Brasil ficou conhecido como autoavaliação da empresa.
Neste artigo você vai aprender como fazer e todos os passos para colocar em prática. Fique confortável e aproveite a leitura!
Leia também: O que é Digital Storytelling para varejo e como usar?
O que é uma autoavaliação na sua empresa?
A autoavaliação da sua empresa é uma análise técnica que parte de dentro. Para o seu desenvolvimento, ela não precisa ser pautada somente em metas, ou objetivos, mas sim em uma visão fria de crescimento e expansão.
Ou seja, ao iniciar o processo de autoavaliação da empresa, todos os responsáveis devem considerar os números frios.
Uma autoavaliação funciona desta maneira, pois assim é possível enxergar com clareza a evolução empresarial de um negócio. Se toda avaliação fosse feita com base em objetivos. E esse objetivos não estivessem sendo alcançados, então daria-se ea impressão de que a empresa não evoluiu.
Quando, na realidade, o oposto pode estar acontecendo.
Você sabe o que é Marketing Emocional no varejo? Vou explicar
Como é feita uma autoavaliação para empresas?
Uma autoavaliação empresarial é feita em camadas, normalmente, acontece assim:
- Avaliação dos gestores para a equipe;
- Avaliação dos gestores para si mesmos;
- Avaliação de cada profissional para si;
- Avaliação da empresa como um todo.
Autoavaliação dos gestores para a equipe
Essa é quando os gestores fazem a sua análise sobre o desempenho das equipes. Essa também é chamada de “avaliação de cima para baixo.”
Autoavaliação dos gestores para si
Neste modelo de avaliação os gestores julgam seus papéis dentro da empresa. O intuito é que eles enxerguem oportunidades de crescimento nas suas próprias gestões.
Saiba mais: O que é Rollout e por que você está perdendo $ com projetos?
Autoavaliação de cada profissional para si
Essa é uma avaliação muito eficaz, sobretudo em empresas de grande porte. Trata-se de convocar cada colaborador para fazer uma autoavaliação do próprio trabalho.
É importante que ela seja feita sem julgamentos e sem punições.
Essa avaliação tem como objetivo encontrar gargalos e oportunidades de crescimento. Jamais descobrir culpados por erros do passado, ou para punir os colaboradores por motivos diversos.
Avaliação da empresa como um todo
O tipo de autoavaliação mais comum é quando a empresa, como um todo, se reúne e faz um balanço de todas as metas atingidas. Embora essa avaliação abrangente tenha suas qualidades – traz o time todo para o mesmo objetivo – ela costuma ser menos focada e acaba descobrindo apenas erros gerais.
Romero Lab te explica: o que são espaços instagramáveis?
Por onde começar a autoavaliação na sua empresa?
Muito bem, mas agora resta a dúvida: como iniciar um processo de autoavaliação na sua empresa? Bem, essa pergunta não possui resposta única.
Contudo, se você deseja saber o melhor lugar para começar, então comece fazendo perguntas.
Toda boa autoavaliação nasce quando questionamos coisas, como:
- Será que existe um modo de atingir resultados melhores?
- Nós podemos produzir mais no mesmo espaço de tempo?
- Nosso fluxo de produção é sustentável no longo prazo, ou vai gerar estresse?
- Estamos cuidando do bem estar de todos?
As perguntas certas te direcionam para o caminho desejado de uma avaliação fria e direta sobre a sua empresa.
Gostou do conteúdo de hoje e gostaria de receber ainda mais dicas no seu e-mail? Então, assine a nossa newsletter.
Nela nós enviamos dicas especiais sobre o universo do varejo, do design e do empreendedorismo.
Clique no botão abaixo e assine agora!