Arquétipo do Herói para varejo! Vamos conversar sobre isso

Arquétipo do Herói para varejo! Vamos conversar sobre isso

Continuando a minha sequência de artigos focados nos arquétipos, hoje eu quero conversar com você sobre o arquétipo do herói para varejo. 


A minha ideia é mostrar como este arquétipo gera resultados para muitas lojas. Quero te explicar quais são as marcas heróis, como os heróis são expressados no nosso dia a dia e qual é o papel do herói no cenário nacional.

Então, muito bem, vamos lá. Se você quer que a sua marca seja um herói ou uma heroína, este é o seu artigo. 

Vamos começar! 

Veja também: Como atrair clientes e aumentar o fluxo da sua loja

Quem é o Arquétipo do Herói?

Marcas que moldam-se a partir do arquétipo do Herói vendem-se aos clientes como quem vai resgatá-los dos seus infortúnios. Ex.: Gatorade, Nike, Duracell, Ariel.

O herói deseja parar ou mudar estruturas rígidas e fracas. É entusiasta, enérgico, bravo, ambicioso, apaixonado e determinado. É contra a realidade limitadora, confinante ou perigosa. O desejo básico é agir e demonstrar poder. O seu medo fundamental é ser visto como covarde ou apenas como alguém que apenas vê a sua vida passar.

Leia em seguida: 5 Dicas fantásticas de Merchandising no ponto de venda

Por que o Arquétipo do Herói encontra tantos seguidores?

As reflexões de Campbell exemplificam com perfeição por que o arquétipo do Herói faz tanto sucesso. Veja:

“Não precisamos correr sozinhos o risco da aventura, pois os heróis de todos os tempos a enfrentaram antes de nós. Temos apenas que seguir a trilha do herói, e lá, onde temíamos encontrar algo abominável, encontraremos um deus. E lá, onde esperávamos matar alguém, mataremos a nós mesmos. Onde imaginávamos viajar para longe, iremos ter ao centro da nossa própria existência. E lá, onde pensávamos estar sós, estaremos na companhia do mundo todo. (p. 131).”

Saiba mais: Como fazer uma boa comunicação visual para sua loja física

A Jornada do Herói é a jornada de todos nós

Quando tudo parece perdido, o herói vem cavalgando pela colina e salva o dia.

Existem diversas variações desse mesmo enredo, mas a essência é a mesma: o triunfo sobre o Mal, sobre as adversidades ou sobre grandes desafios.

Ele serve de grande inspiração para todos nós.

A jornada do herói é uma das mais tradicionais estruturas de storytelling que conhecemos. Pense em Harry Potter, James Bond, Ethan e sua equipe em Missão Impossível, o Resgate do Soldado Ryan, Guerra nas Estrelas.

Todos os super-heróis – Batman, Super-Homem, X-Men, Mulher Maravilha  – também se encaixam aqui. E seus adversários, os vilões, encarnam o arquétipo do Fora-da-Lei. 

Não se precipite, no entanto, em julgar mal o Arquétipo do Fora-da-Lei como inadequado para ser usado por marcas.

Grandes marcas de sucesso – como Apple – se apropriaram com maestria desse arquétipo, que vamos examinar com mais detalhes a seguir.

Leia também: 7 dicas para desenvolver a sua criatividade empreendedora

Marcas que estão associadas com o Herói

As Olimpíadas, a Nike, a maioria dos videogames, os Marines americanos são bons exemplos de marcas que usam o Arquétipo do Herói.

Existe uma certa Antifragilidade presente nas marcas do Herói, uma vez que o Herói se fortalece com o desafio, se sente ultrajado pela injustiça e responde decisivamente às crises.

Heróis são capazes de fazer escolhas árduas. Encaram as crises de frente. E sentem orgulho disso.

São protetores das pessoas ou causas que vêm como frágeis ou incapazes (o antifrágil que protege o que é frágil).

A Nike é um excelente exemplo de marca do Arquétipo do Herói. A empresa nasceu com a meta de criar um tênis que melhorasse o desempenho das pessoas na corrida e que tivesse preços acessíveis. 

Quer uma frase mais heróica do que “JUST DO IT” ?

Prontinho, este foi o artigo sobre os heróis do nosso mercado.


Gostou da publicação de hoje? Então continue acompanhando as postagens.

Estou sempre trazendo dicas, notícias e novidades sobre o universo do varejo e das marcas fortes. Agradeço a leitura e até a próxima! 

Somos um time de profissionais especializados e apaixonados por impactar pessoas. Desde modelagem e estratégia do negócio, passando pelas criações de design (posicionamento, identidade visual, verbal e espacial, e serviço) até a implementação