Arquétipo do Governante marcas que sabem gerenciar

Arquétipo do Governante: marcas que sabem gerenciar

E na última publicação da minha série abordando os arquétipos, hoje eu quero conversar sobre o Arquétipo do Governante. Aquele utilizado pelas marcas mais poderosas de todo o planeta.

Vou te mostrar como o Arquétipo do Governante se comporta. Quais são seus elementos básicos e como identificar um Governante em ação.

Assim, você será capaz de saber, por conta própria, se este é o arquétipo mais indicado para a sua empresa.

Então, vamos lá. Fique confortável e aproveite a leitura!

Para apelar a um cliente Governante, a marca deve reafirmar o seu senso de poder, controle e respeito.

Veja também: Como atrair clientes e aumentar o fluxo da sua loja

O Arquétipo do Governante em ação

Os Governantes desejam sentir uma sensação de superioridade.

Apelar às massas não chamará a atenção do Governante e provavelmente o afastará.

OGovernante deseja controlar acima de tudo e é uma personalidade dominante.

Eles realizam o trabalho no prazo, dentro do orçamento e acima das expectativas.

Os governantes desejam ter um sentimento de superioridade e fazer parte de um clube V.I.P. Não se trata de apelo de massa, mas de enfatizar sua exclusividade e poder.

Diferente de outros grupos que buscam independência, liberdade e natureza indomada, esse arquétipo enquadra-se no grupo que deseja estabilidade, obtém prazer em lugares que parecem bem construídos: cidades históricas, grandes edifícios, carros fortes, jardins cultivados e parques.

Leia também: 7 dicas para desenvolver a sua criatividade empreendedora

Características do Arquétipo do Governante

Eles orientam-nos sobre como manter a ordem e estabilidade e como acomodar as nossas necessidades de consistência com a transformação.

O arquétipo governante é aquele que acima de tudo quer exercer o poder, que se posiciona como um líder, e sem contar que sempre busca ter estabilidade, status e ser previsível.

Seu carisma se apresenta sempre, mas isso não o impede de ter autoridade e força em seus discursos.

Embora esteja sempre no meio de multidões, se sente confortável e se expressa com facilidade, contando com um vasto poder de persuasão.

Noções do Arquétipo do Governante

O governante está sempre em busca de criar algo em que seja bem sucedido e prospere, porém tem medo de que as coisas fiquem fora de controle.

E então, existem alguns pontos marcantes nas características de personalidade do governante, onde ele sempre procura ter status, poder, glamour e ostentação!

Por fim, temos como nosso último arquétipo aquele que se posiciona como um líder nato. 

Confortável em meio a grandes multidões, tem facilidade de se expressar e conta com grande poder persuasivo.

O carisma é percebido com frequência, mas quando preciso ele não deixa de investir em aspectos como a autoridade e força no discurso.

Arquétipo do Governante marcas que sabem gerenciar

O Arquétipo do Governante atuando com os outros

Com essa capacidade de unir um grupo de pessoas específicas, cria-se uma comunidade em torno do produto ou serviço da marca.

De forma restrita, quem conquista o seu lugar é visto de forma superior aos demais.

Um dos grandes pontos que envolvem o governante é a sensação de status, poder, glamour e ostentação.

Como não pensar na marca de relógios Rolex?

Perceba como o fundo das imagens valoriza o material dos produtos, obviamente algo que agrega muito valor e ressalta o fato dos relógios serem de qualidade excelente.

A marca cria identidade e personifica seu produto ao convidar figuras famosas — sua última ação foi feita com diretores de cinema — sempre posicionados com um ar de requinte e classe.

O arquétipo do governante é ativado em marcas que estão no controle e em posição de liderança.

Elementos essenciais para o Arquétipo do Governante

Essas marcas não chegaram ao topo por acaso, se apresentando como empresas extremamente responsáveis, pioneiras em seus segmentos e que possuem organização, confiabilidade e respeito seja pelos seus clientes, como até pelos seus concorrentes.

As características do Governante repassam aos seus consumidores o status de poder contido na marca, gerando prestígio e características de glória.

Cartões de crédito, instituições financeiras, empresas de tecnologia, são exemplos, mas também, toda e qualquer marca que lidere seu setor, pode se tornar uma marca governante.

Características

  • Líder no seu seguimento
  • Competência
  • Responsabilidade
  • Marcas relacionadas

Marcas

  • Friboi
  • Mercedes
  • Porto Seguro
  • Refisa

Esse arquétipo quer liderança e poder!

Ele pode ser resumido em termos de responsabilidade, competência e soberania e, sendo um tanto mais ambicioso, este seria um arquétipo preocupado com o bem-estar da sociedade e do planeta.

No marketing: os produtos e serviços relacionados ao arquétipo do Governante resguardam e encorajam a administração desses encargos de modo adequado, reafirmando o poder, o prestígio e o status do cliente ou do consumidor.

Cartões de crédito, instituições financeiras, computadores e produtos destinados ao público-alvo classe “A” são alguns exemplos.

O Governante é chegado a uma hierarquia e preza pelo bom comportamento, afinal é um ‘role model’ para a sociedade.

Ele acredita que a vida precisa de regras e cada um deve saber seu lugar mas também estimula as pessoas a se tornarem bem-sucedidas no que fazem.

Leia em seguida: 5 Dicas fantásticas de Merchandising no ponto de venda

Por isso, a imagem que passam precisa exalar prestígio

Não é à toa que boa parte das marcas de luxo simboliza o arquétipo, principalmente quando são facilmente reconhecíveis pelos seus logos.

Pense no monograma da Louis Vuitton, no xadrez da Burberry, no jogador de polo da Ralph Lauren, num terno Armani. 

Você não precisa ser milionário para comprar um desses itens, mas ao usá-los vai se sentir mais confiante e poderoso instantaneamente!

Saiba mais: Como fazer uma boa comunicação visual para sua loja física

Carros como Mercedes-Benz e Volvo, o cartão de crédito da American Express e a caneta Montblanc são outros exemplos de marcas que são puro status do Governante.

Seu branding também pode funcionar em produtos que ajudam os consumidores a se sentirem ou se tornarem mais responsáveis e organizados, o que funciona muito bem em gadgets e apps.

Por outro lado, o Governante também tem uma relação muito próxima com o patriotismo, então marcas que trabalham o ‘country of origin’ devem considerar o arquétipo (pense nas campanhas da Burberry com Londres como cenário, na Louis Vuitton como tradução do bom-gosto e sofisticação franceses e na Ralph Lauren e o sonho WASP americano).

Gostou da publicação de hoje? Então, continue acompanhando as postagens. 

Estou sempre trazendo dicas e novidades sobre o universo das marcas fortes.

Agradeço a leitura e até a próxima!

Somos um time de profissionais especializados e apaixonados por impactar pessoas. Desde modelagem e estratégia do negócio, passando pelas criações de design (posicionamento, identidade visual, verbal e espacial, e serviço) até a implementação