Aprenda como usar o Storytelling na sua loja e conquiste o público

Aprenda como usar o Storytelling na sua loja e conquiste o público

Que tal  transformar as histórias da sua empresa em resultados? Por meio do Storytelling é possível utilizar o que a sua loja tem de melhor e atrair mais clientes por meio de uma ferramenta tão simples e poderosa quanto bater um papo.

Nós contamos histórias o dia todo. Cada foto, cada conversa, cada mensagem enviada, cada like, tem por trás uma pequena narrativa. 

O Storytelling faz uso dessas narrativas para transformar em elementos físicos e palpáveis coisas que só estavam “no mundo da imaginação”. 

Hoje nós vamos mostrar como isso acontece. Vem ver de perto. 

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O que é o storytelling

Antes de mais nada, você pode estar se perguntando do que se trata o conceito de storytelling.

O termo se popularizou, já algum tempo, sobretudo entre os profissionais de marketing. Mas o que está por trás dele remonta a séculos e séculos de humanidade.

Storytelling nada mais é do que a arte de contar histórias. Por isso, dissemos que o conceito se estende por boa parte da história da humanidade.

Todos nós somos movidos por histórias. Enquanto seres humanos, gostamos de ouvir histórias. E gostamos de compartilhar as nossas próprias histórias.

Ou seja, o storytelling consiste em aproveitar tal gosto do ser humano para criar estratégias narrativas com o intuito de transmitir mensagens simples e comoventes. (fonte)

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Storytelling é o que a marca é (não o que ela faz)

Imagine uma televisão, se você anunciar ela como: 42” polegadas, 30 mil cores, resolução Full Ultra HD, sistema de som de 5.0, SMART, conexão com a Internet, não há qualquer storytelling. 

Não tem nada com que o cliente possa se apegar aí.

Contudo, ao incluir no seu anúncio coisas como: com ela os filmes ficarão mais intensos, as partidas de futebol serão mais emocionantes, você pode acessar suas séries preferidas, já existe uma conexão.

O mesmo serve para a sua loja. O Storytelling não é uma lista de vantagens que a sua marca tem: entregamos na hora, preço baixo, ótima localização. Mas são histórias que essas características trazem para a vida.

Nossa loja está ao lado do metrô, você consegue chegar nela rapidinho. Com os nossos preços você consegue comprar tudo o que precisa e ainda sobra, nosso produto é entregue no mesmo dia e você pode ver a partida de futebol hoje mesmo.

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Entregue mais do que o esperado

Storytelling também é entregar mais do que o esperado. Afinal de contas, as boas histórias sempre têm um final surpreendente que encanta os espectadores.

E onde você pode entregar mais? Nos detalhes.

Uma embalagem bem desenvolvida, um cuidado extra no design da loja, aquele atendimento especial. Todas essas coisas fazem com que os elementos do storytelling sejam potencializados na sua marca.

Surpreenda o cliente positivamente e você estará, sem dúvida, investindo em Storytelling 

Storytelling no varejo também é conexão

Lembre-se que quando falamos de storytelling estamos falando de conexão. Contar histórias, comunicar ao outro, fazê-lo enxergar pelos seus olhos e também a sua marca enxergar o mundo através dos olhos dos clientes. 

Portanto, não há espaço para atendimento frio e impessoal. 

É preciso ter em mente que ao elaborar estratégias que estejam vinculadas com histórias você precisará mostrar inúmeras faces da sua marca. Como por exemplo: os desafios superados, os objetivos para o futuro, seus principais orgulhos, os erros corrigidos, etc.

Pois ninguém gosta de um protagonista perfeitinho que jamais errou. Então, assuma todas as características que envolvem a construção da sua loja e crie uma história incrível com este material. Temos certeza de que os clientes ficarão encantados. 

Aprenda como usar o Storytelling na sua loja e conquiste o público

Saiba quem é seu público

Nem todas as histórias são para todas as pessoas. Nichar o seu público é uma das melhores estratégias de Storytelling que você pode aplicar. Assim as mensagens ficarão mais potentes e apenas as pessoas ideais entrarão em contato com elas.

Mesmo que a sua loja venda multiprodutos, e assim tenha que lidar com inúmeros públicos, é preciso entender que cada mensagem serve para uma pessoa.

O storytelling usado para vender secadores de cabelo não é o mesmo utilizado para vender brinquedos infantis ou aparelhos de televisão. Que cada setor tenha o seu público alvo definido para se comunicar com eficiência. 

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Tipos de Storytelling 

Agora vamos conversar sobre os tipos mais comuns de Storytelling. 

Inimigo público comum

Ter uma objeção em comum é um fator muito forte na criação de um laço entre pessoas desconhecidas. O foco dessa abordagem é mostrar que existem dois lados e que é possível derrotar o lado oposto se o leitor se juntar à você.

Nos esportes, é aquele momento em que você torce por um time que não é o seu pelo simples fato de ele estar jogando contra seu maior rival.

A jornada do idiota

A jornada do idiota conta a saga de alguém que, mesmo depois de cometer inúmeros erros, alcançou um feito importante.

Esse tipo de narrativa faz com que o espectador se sinta capaz de ter os resultados que precisa, mesmo não se sentindo alguém excepcional. É usado para falar sobre dicas e ferramentas que facilitam o dia a dia.

Do fracasso à fama

Esse tipo de construção de roteiro geralmente começa com uma grande tragédia. Aquele momento em que tudo parece perdido, mas que algo acontece e salva o protagonista da história.

Um exemplo bem simples é: derramou café na camisa branca do empresário que estava a caminho de uma reunião importante e não tem tempo de voltar em casa para trocá-la.

Herói por acidente

O herói por acidente é aquela pessoa que não queria de forma alguma estar nessa posição. Ele não sonhou com aquilo, não se preparou, mas as coisas foram acontecendo e ele se viu obrigado a seguir por esse caminho.

É como aquela dona de buffet, que começou fazendo os doces e salgados das festas da própria família, depois começou a fazer para amigos e vizinhos e quando deu por si, já estava com demanda suficiente para montar um negócio. (fonte)

Este foi o nosso segundo artigo sobre Storytelling.

Esperamos que o conteúdo de hoje tenha levantado ótimas ideias na sua cabeça.

Quer continuar aprendendo sobre varejo? Então acompanhe o nosso blog. Estamos sempre trazendo dicas, conselhos, segredos e novidades sobre este universo incrível do empreendedorismo.

Agradecemos a leitura e até a próxima. 

 

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