Seus colaboradores merecem um ambiente organizacional saudável, seja ele no dentro do escritório ou remoto. Pois, quando falamos sobre ambiente organizacional estamos falando sobre a relação entre empresa e profissional.
No artigo de hoje nós vamos conversar sobre a importância do ambiente organizacional saudável. Queremos mostrar como é possível nutrir um clima perfeito para o pleno trabalho de todos os colaboradores.
Afinal de contas, para que a empresa possa nutrir talentos ela precisará de um ambiente saudável. Ninguém consegue dar tudo de si em um contexto tóxico e pouco funcional.
Quer saber como garantir que o clima da sua empresa esteja sempre positivo? Então fique conosco até o final do artigo.
Leia também: Novo semestre: como proteger o seu varejo da crise
O que um ambiente organizacional saudável NÃO é
Quando são apresentados ao conceito de ambiente organizacional saudável muitos empreendedores ficam inseguros. Alguns deles acreditam que esse termo serve para englobar equipes pouco produtivas, ou de áreas que não sofrem pressão.
Já ouvimos muitas vezes a seguinte frase: “meu mercado exige raciocínio rápido e grande resiliência. É claro que eu me preocupo com a saúde dos meus profissionais, mas para trabalhar na minha empresa é preciso ter alta resistência, pois é isso que o mercado exige.”
Sendo assim, convém começar o artigo explicando o que um ambiente organizacional saudável não é. Desmistificando muitas premissas:
- Um ambiente saudável não é um lugar onde os trabalhadores ficam apenas jogando sinuca, fliperama e jogos eletrônicos, na verdade, mesmo empresas de grande pressão possuem ambientes saudáveis.
- Um ambiente saudável não é um local sem críticas. Na verdade, a crítica bem feita e bem direcionada é um dos principais elementos de um local de trabalho eficiente.
- Um ambiente saudável não um lugar que “parece a casa do profissional”, onde ele pode deixar de lado a postura profissional e assumir um comportamento doméstico (tanto nas roupas, quanto na maneira de falar). Ambientes saudáveis também são formais, está no cerne do ambiente saudável que o colaborador saiba separar a vida pessoal da vida profissional.
Muito bem, agora que nós já desmistificamos o que um ambiente organizacional saudável não é, podemos partir finalmente para o que ele é.
Veja mais: Varejo pós-pandemia: Lojas mais tecnológicas e pessoas mais humanas
O que é um ambiente organizacional saudável
A definição de ambiente organizacional saudável é: “local onde os responsáveis invistam em ações contínuas para proteger e promover a saúde, a segurança e o bem-estar de todos os trabalhadores. Além da sustentabilidade do local de trabalho”.
Ou seja, podemos dizer que todo ambiente organizacional capaz de se manter em plena atividade, sem desgaste de recursos tanto materiais quanto humanos, é um ambiente saudável.
Mas, para atingir esse status de ambiente saudável muitas empresas se confundem e acabam caindo nas armadilhas citadas no tópico anterior. Elas falham em organizar o escritório, falham na elaboração de feedbacks e falham quando for preciso chamar a atenção de um colaborador.
Sendo assim, vamos falar como nutrir um ambiente saudável para toda a equipe.
Como nutrir um ambiente saudável para os colaboradores
Os passos para nutrir um ambiente organizacional saudável são bem diretos. Tem mais, seguir essas dicas fará com que todos os colaboradores desenvolvam gosto instintivo por manter o ambiente assim, criando uma cultura saudável, que permanecerá mesmo que figuras importantes tenham que deixar o time.
As principais tarefas são:
- Oferecer materiais seguros e espaços físicos adequados para a realização do trabalho, investindo em soluções ergonômicas para a empresa – quando remoto, garantir que o profissional tenha todos os equipamentos;
- Investir em estratégias de boa cultura organizacional, sempre adereçando problemas assim que eles surgirem;
- Investir em ações de endomarketing para promover ações em conjunto, como a prática esportiva, boa alimentação e cuidados com a saúde;
- Proporcionar espaços para que os colaboradores possam ser ouvidos, independentemente do cargo. Isso garante que o profissional assuma parte atuante nas decisões, mais do que apenas siga ordens;
- Ofereça cursos e Workshops para que os profissionais possam se especializar em suas funções;
- Faça pesquisas periódicas sobre os desejos profissionais dos colaboradores. Sempre buscando alinhar a empresa aos objetivos do trabalhador, e vice-versa (muitas vezes, um profissional de setores manuais pode ter o sonho e fazer parte da equipe técnica, mostre para esse colaborador qual é o caminho até lá)
- Ofereça planos de saúde ou benefícios voltados para o bom acompanhamento médico dos colaboradores;
- Treine sua capacidade de gerar feedbacks de valor. E garanta que todos os gestores também sejam capazes de oferecer críticas construtivas. Um ambiente organizacional realmente saudável surge quando o colaborador entende que todas as críticas são feitas para que o time cresça como um todo. Esse entendimento só acontece quando o gestor responsável pela crítica é capaz de comunicar com calma e eficiência.
Aprofunde-se no assunto: 8 transformações fundamentais para os próximos meses
Quais são as vantagens do ambiente organizacional saudável
Como você pode perceber, um ambiente organizacional saudável está bem longe de ser um local “repleto de jogos, com brincadeiras e pouca pressão”. Se trata, na verdade, de nutrir um local onde o trabalho tenha meios para existir.
Inclusive, muitos ambientes ditos saudáveis são completamente tóxicos, pois o excesso de distrações, a falta de postura profissional dos líderes e até mesmo as “brincadeiras” limitam a capacidade produtiva. E fazem com que o colaborador tenha que investir mais horas para alcançar os mesmos resultados que conseguiria em um ambiente organizado.
E sobre as farmácias? Tendências fundamentais para a sobrevivência das farmácias
Palavras finais sobre um ambiente organizacional saudável
É bem verdade que cada empresa terá que compreender e adaptar as nuances de um ambiente organizacional saudável para a sua realidade. Uma agência de marketing pede que os profissionais tenham uma interação muito mais leve do que uma agência bancária, por exemplo.
Entretanto, os itens apresentados no artigo se hoje são unânimes, especialmente o primeiro. Todo trabalhador precisa contar com soluções ergonômicas adequadas para desempenhar bem a sua função. Caso contrário o trabalho será prejudicado.
Leia em seguida: Delivery ou E-commerce? Qual é a melhor estratégia para o seu varejo
Vamos conversar
Por fim, como eu sempre gosto de terminar, quero lembrar para você que isso não é um monólogo e todo este blog é na verdade um primeiro passo para que possamos conversar mais.
Adoraria saber a sua opinião sobre este e muitos outros assuntos. Afinal de contas, estamos enfrentando diversos desafios em comum e sei que você também busca compreender quais são as próximas tendências.
Sendo assim, entre em contato comigo e vamos marcar uma reunião.
Agradeço a sua leitura e até a próxima publicação.