O começo do ano é o melhor período para prever mudanças, planejar ações e estipular tarefas e objetivos. Afinal de contas, muitas tendências surgem logo no primeiro trimestre e é dever de todo empreendedor compreender o mercado e atuar.
Sendo assim, hoje nós trouxemos um artigo repleto de tendências esperadas para este ano, e também para os seguintes. Aliás, são mudanças que podem surgir já no primeiro trimestre. Nada de “palpites distantes”, queremos falar de curto prazo.
Então, fique confortável, aproveite a leitura e descubra quais são as principais tendências que vão transformar o mercado já no primeiro trimestre. Esteja um passo à frente da concorrência.
Muito bem, vamos começar.
Veja também: Vantagens de um bom design: como a ergonomia traz produtividade
Principais tendências para o primeiro trimestre: humanos x máquinas
Já não é de hoje que a dicotomia “humanos x máquinas” vem transformando a nossa relação com o trabalho. E as tendências do mercado apontam para cada vez mais uma separação entre estes dois elementos da vida moderna.
Cada vez mais as máquinas farão as operações rotineiras e que não exigem criatividade, ou inventividade. Por exemplo, já é comum que robôs façam pequenas ligações, escrevam até notícias curtas (que não precisam de análise). E também lidam com assuntos rotineiros do dia a dia, gerenciamento de dados, etc.
Por outro lado, as pessoas são insubstituíveis na elaboração de soluções complexas, desenvolvimento de projetos que exigem criatividade e obtenção de resultados com base em interatividade.
Portanto, para o primeiro trimestre, nós podemos esperar que cada vez mais serviços mecanizados sejam feitos por Inteligência Artificial. Enquanto as pessoas fiquem mesmo com funções gerenciais, criativas e de desenvolvimento.
Internet de comportamentos
Também chamada de IoB ou Internet of Behaviors é a tendência de utilizar os dados que as pessoas geram no dia a dia. Ou seja, as organizações têm acesso às informações e podem tomar decisões com base neles.
Mas, alguém pode dizer “isso não é novidade” bem, aí que você se engana.
Acontece que novas maneiras de cruzar os dados já estão sendo implementadas, e a capacidade de formar padrões nunca foi tão eficiente. Tem mais, as tecnologias estão agora se cruzando, isso significa que é possível somar dados gerados pelo celular, com aqueles captados por câmeras de vigilância na rua e também com o GPS do smartwatch.
O resultado? As empresas que investirem em IoB terão informações que mostram, em detalhes, diversas facetas da rotina das pessoas. E isso é ótimo por um lado, e um tanto assustador pelo outro.
Ótimo, pois o aumento nas informações pode ser um fator relevante quando as empresas se unirem em prol de uma causa positiva: por exemplo, a vacinação. Entretanto, ainda temos uma certa barreira para aceitar que muitas informações nossas estarão nas mãos de grandes corporações.
Neste cenário, nós temos que assumir uma postura positiva, aceitar que a revolução digital é imparável e garantir que nossos líderes e governantes sejam escolhidos com base na defesa dos direitos de todos.
E claro, aproveitar as facilidades que uma vida tão moderna proporciona. A tecnologia não é para ser temida, é para ser entendida e utilizada em causas positivas.
Leia mais: É hora de pensar em reformulação: Arquitetura de Varejo para trazer resultados
Experiência total
Permitir uma experiência satisfatória do utilizador, cliente, funcionário … é uma questão com a qual as organizações estão cada vez mais preocupadas. Se no ano passado falou-se da “experiência múltipla” como uma grande tendência tecnológica, em 2021 esta evolui para o conceito de “experiência total”.
Além do mais, as organizações que a conseguirem vão superar seus concorrentes nas principais métricas de satisfação nos próximos três anos. Indubitavelmente.
Os analistas da consultora acreditam que as organizações precisam de uma estratégia de experiência total conforme as interações se tornam mais móveis, virtuais e distribuídas ; uma realidade para a qual a tecnologia também contribui. Destacamos ainda a importância de facilitar experiências cruzadas para alcançar a diferenciação no mercado.
Mais sobre Design: Entenda a importância do Design de Varejo
Cibersegurança
Apesar dos muitos benefícios acarretados, a aceleração da Transformação Digital aumentou a vulnerabilidade das organizações na rede. Em conformidade com dados disponibilizados pela Fortinet, de janeiro a setembro, a América Latina e o Caribe sofreram 20 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos. Dessas investidas, 3,4 bilhões foram somente no Brasil.
Conforme um estudo recente da Forrester Research, as violações de dados provocadas por incidentes internos aumentaram de 25% para 33% em 2021. Tais informações deixaram evidente a necessidade e urgência das empresas investirem em segurança cibernética. Assim, a tendência é que a demanda de cibersegurança aumente nos próximos meses.
Melhoras na criptografia das informações, entre inúmeras outras soluções focadas inteiramente na segurança dos dados.
Aliás, é sempre bom enxergar o mundo moderno como ele é: se antigamente ouro era valioso e as empresas o guardavam em cofres, hoje a informação tem tanto valor quanto. Sendo assim, convém construirmos e investirmos em cofres cada vez melhores para o nosso principal tesouro.
Leia em seguida: Não me faça pensar: Dicas práticas de Design para o PdV
Inovações para o próximo trimestre: o que você achou de tudo isso?
Embora algumas ideias pareçam distantes, saiba que todas elas estão sofrendo atualizações todos os dias. Essa é a verdade.
Todo dia uma nova forma de cruzar informações é testada, todos os dias uma nova criptografia é lançada de forma a dificultar a vida dos hackers, todos os dias há um avanço em todas as Inteligências Artificiais existentes.
A nossa única forma de continuar prosperando em um mundo tão veloz é manter a mente aberta e aprender cada vez mais. Buscar informações em locais de qualidade e prosseguir evoluindo.
Se você gostou do artigo de hoje, continue acompanhando o nosso blog. Estamos sempre trazendo análises sobre os principais lançamentos do mercado e para garantir que você tenha as melhores informações.
Agradecemos a leitura e até a próxima.