Dia das Crianças no Varejo 5 dados que traduzem a data!

Dia das Crianças no Varejo: 5 dados que traduzem a data!

O Dia das Crianças no Varejo 2022 tem o maior nível de intenção de compras dos últimos 4 anos. Aliás, dados também mostram que a data vem forte para consolidar mercados que não estão associados, necessariamente, com compras para os pequenos.


Falaremos sobre todos estes dados neste artigo e também vamos mostrar como essa data foi abraçada pelo varejo como uma oportunidade para fazer uma espécie de “pré-BlackFriday”.

Então, se você está lendo isso depois do Dia das Crianças. Continue, pois há dicas aqui que serão importantíssimas para o restante do ano.

Vamos lá, fique confortável e aproveite a leitura!

Leia também: O que é Digital Storytelling para varejo e como usar?

Intenção de compra no Dia das Crianças no Varejo

Dados do portal Meio&Mensagem mostram que o Dia das Crianças vinha perdendo “a sua magia”. Nos últimos 5 anos, observou-se uma queda acentuada nas vendas de brinquedos. E as razões para essa queda são as mais diversas:

  • Crises sanitárias 
  • Crise econômica
  • Aumento do número de dispositivos digitais nas mãos das crianças
  • Diminuição da capacidade de concentração dos pequenos (falaremos sobre isso) e aumento da ansiedade entre os pais (falaremos sobre isso também)
  • Dificuldades de importação
  • Queda do varejo como um todo

Ou seja, os brinquedos estavam dentro de um verdadeiro turbilhão de causas que diminuíram paulatinamente as suas aquisições.

Você sabe o que é Marketing Emocional no varejo? Vou explicar

Crianças digitais e pais ansiosos não compram brinquedos

Estudos publicados pela Universidade de Glasgow mostram que o aumento da ansiedade entre os adultos faz com que as crianças recebam aparelhos digitais cada vez mais cedo.


Isso gera um efeito cascata já provado em outro estudo, da Harvard Business School, apontando como crianças que iniciam sua alfabetização “com telas” (tablets e smartphones) têm, em média, 40% a menos em suas capacidades de se focar em situações de longo prazo. 

Logo, uma criança que começa a brincar com celulares muito cedo, dificilmente terá interesse em brinquedos do dia a dia, como bonecas, jogos de tabuleiro, entre outros.

Romero Lab te explica: o que são espaços instagramáveis?

Por que o Dia das Crianças de 2022 foi diferente e o que aprender para os próximos anos?

Entretanto, o Dia das Crianças de 2022 trouxe 5 dados que explicam o seu carácter fora da curva. Tem mais, ele é excelente para ser utilizado como molde por empresas que desejam aumentar o faturamento nos anos que estão por vir.

As 5 razões, são:

  • Aumento da nostalgia
  • Desejo de se reconectar com “o mundo real”
  • Procura por saúde da mente
  • Aumento da vontade de passar momentos em família
  • Mindfulness em cada ação do dia a dia

Estamos nostálgicos

Segundo publicação do portal UOL e da revista Super Interessante, as crises geram um efeito nostálgico nos adultos. O que aumenta a procura por brinquedos, já que estes pais desejam que seus filhos tenham uma infância “à moda antiga”.

As crises políticas e sociais também trouxeram um sentimento de aversão em relação às redes sociais. O que aumenta o desejo de se reconectar com o que é visto como o mundo real.

No mesmo sentido, os brinquedos também aparecem como uma solução para procura por saúde mental. Já que muitas opções trazem lições e brincadeiras que podem ser feitas em família. O que nos leva ao próximo tópico, houve um aumento de mais de 65% no desejo do público por opções e jogos que possam ser aproveitados por todos.

Por fim, a tendência do Mindfulness (estar presente) também joga a favor dos brinquedos. Em pesquisa feita no Reino Unido, praticantes da meditação afirmaram que preferem jogos e brincadeiras analógicos, com tabuleiros, no lugar dos jogos digitais. 

Dia das Crianças no Varejo 5 dados que traduzem a data!
Dia das Crianças no Varejo 5 dados que traduzem a data!

Será que o Dia das Crianças irá se repetir?

Como sabemos, os movimentos dos mercados são cíclicos. Houve uma digitalização acelerada nos últimos 10 anos, o que fez com que lojas e departamentos inteiros focados no Dia das Crianças tivessem que apertar os cintos.


Agora, tudo indica que iniciaremos um período de renovação, quando brinquedos e brincadeiras voltam a ter papel importante na vida das famílias.

A verdade é que é impossível prever o futuro do Dia das Crianças. Entretanto, o que podemos observar, é que nos próximos anos, convém encontrar soluções que conversem com: nostalgia, desejo de conexão com o mundo real, saúde da mente, momentos em família e mindfulness.


Essas 5 chaves parecem firmes e seguras.

Quer ficar por dentro de ainda mais novidades no universo do varejo? Então, clique aqui e se inscreva na nossa Newsletter. Enviaremos todas as semanas as melhores novidades sobre as tendências do setor para você.

Agradeço a leitura e até a próxima! 

Somos um time de profissionais especializados e apaixonados por impactar pessoas. Desde modelagem e estratégia do negócio, passando pelas criações de design (posicionamento, identidade visual, verbal e espacial, e serviço) até a implementação