Primavera no Varejo 6 dicas para impulsionar as suas vendas

Primavera no Varejo: 6 dicas para impulsionar as suas vendas

A primavera no varejo chegou e com ela chegam também os períodos onde as vendas aumentam bastante. Ainda mais aqui na região Sudeste, quando as temperaturas vão aumentar e os clientes querem sair de casa para fazer suas compras.

Pensando nisso, nós trouxemos um artigo com as principais dicas para impulsionar as suas vendas neste final de ano. Aproveitando também que é tempo de Black Friday, Copa do Mundo, Halloween, Natal, Ano-Novo. 

Então, podemos dizer que a primavera no varejo tem tudo para conquistar aquela retomada tão sonhada.

Vamos começar! Fique confortável e aproveite a leitura. 

Leia também: O que é Digital Storytelling para varejo e como usar?

Primavera no varejo: o que é preciso saber antes das dicas

Bom, antes de iniciarmos as dicas propriamente ditas, é preciso dizer que a primavera no varejo tem algumas particularidades próprias do mercado. Ou seja, a forma como você vai aproveitar esse período é levemente diferente do e-commerce, por exemplo, ou outros canais de vendas.

Para este ano, o portal PEGN (Pequenas Empresas & Grandes Negócios) estima um aumento nas vendas que pode chegar aos 240% – para itens como ventiladores, entre outros.

Já o site do Cupommania mostra um aumento médio de 130% em diversos setores. Sobretudo o de vestuário.

Sendo assim, para fazer parte deste aumento exponencial é importante que o seu comércio traga a primavera para dentro das portas. E venda não apenas produtos relacionados aos dias mais quentes, mas também tenha promoções e opções especiais.

E assim, nossas 6 dicas são.

Você sabe o que é Marketing Emocional no varejo? Vou explicar

Primavera no Varejo 6 dicas para impulsionar as suas vendas
Primavera no Varejo 6 dicas para impulsionar as suas vendas

Comece mudando seu mix de produtos

Uma nova estação chegou, então novos produtos devem estar nas gôndolas. É simples assim.

Portanto, avalie seu mix de produtos e garanta que novas opções estarão disponíveis para os seus consumidores. 

Prepare-se em termos de investimento

Também é preciso aumentar o investimento, sobretudo em:

  • Publicidade
  • Aquisição de novos produtos
  • Contratações de novos colaboradores
  • Design da Loja (IMPORTANTÍSSIMO)

Aumento nas vendas também representa aumento na produtividade interna da loja. Então, garanta que seu comércio esteja pronto. 

Saiba mais: O que é Rollout e por que você está perdendo $ com projetos?

Alinhe seu atendimento presencial

Via de regra, os meses do final do ano são quentes, realmente bem quentes. Por isso, é importante que seu atendimento presencial seja o mais rápido possível e focado em resultados rápidos.


Fugir dessa regra pode significar enviar os clientes para a concorrência.

Abra portas no digital

As portas do digital servem para que você faça anúncios das suas promoções e dos seus novos produtos. Lembre-se, os clientes não irão até a sua loja por conta própria, é preciso encontrar com eles nas redes sociais e nos mecanismos de pesquisa – como o Google. 

Olho vivo no calendário

Este ano traz um calendário REPLETO de vantagens para o varejo. Desde a Copa do Mundo, passando pela Black Friday, entre tantas outras datas.

Portanto, prepare promoções especiais para cada evento e garanta que as suas redes sociais estejam bombando sobre anúncios destes períodos. 

Romero Lab te explica: o que são espaços instagramáveis?

Atendimento especial para trocas

Essa é uma dica que já salvou a vida de muitas lojas: aumento nas vendas também significa aumento nas trocas. Tem mais, este final do ano será especial para entregas de presentes.


Portanto, tenha um sistema especial na sua loja para acelerar e agilizar as trocas. Acredite, fará toda a diferença para essa primavera no varejo.

Dica extra de primavera no varejo: O design de interiores será seu carro chefe

E claro, não tem como você trazer a primavera para dentro do seu varejo, se a sua decoração estiver incorreta.

Por isso, se você tiver que escolher apenas um lugar para investir, invista na decoração. Os clientes querem  entrar e sentir que a loja está na primavera.  Do contrário, eles podem se interessar mais pela loja da concorrência.


Quer mais dicas de design de varejo para a sua loja? Então, continue acompanhando o Blog. Estamos sempre trazendo dicas, notícias e novidades que fazem a diferença para o comércio.

Agradecemos a leitura e até a próxima! 

Primavera no Varejo 6 dicas para impulsionar as suas vendas

Somos um time de profissionais especializados e apaixonados por impactar pessoas. Desde modelagem e estratégia do negócio, passando pelas criações de design (posicionamento, identidade visual, verbal e espacial, e serviço) até a implementação